A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÃO POR DEUS Ricardo Oxente 5º7ª nº22. Em Portugal, especialmente na Zona Centro e Estremadura, no 1º de novembro, ou dia de Todos-os- Santos, as crianças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÃO POR DEUS Ricardo Oxente 5º7ª nº22. Em Portugal, especialmente na Zona Centro e Estremadura, no 1º de novembro, ou dia de Todos-os- Santos, as crianças."— Transcrição da apresentação:

1 PÃO POR DEUS Ricardo Oxente 5º7ª nº22

2 Em Portugal, especialmente na Zona Centro e Estremadura, no 1º de novembro, ou dia de Todos-os- Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta.

3 As crianças recitam versos e recebem, como oferendas: pão, broas, bolos, romãs, frutos secos, nozes, tremoços, amêndoas, ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro.

4 Esta atividade também se realiza nos arredores de Lisboa, relembrando o que aconteceu no dia 1 de novembro de 1755, aquando do terramoto de Lisboa. Quando as pessoas viram todos os seus bens serem destruídos na catástrofe, tiveram que pedir Pão-por-Deus" nas localidades que não tinham sofrido danos. Hoje em dia são as crianças que vão de porta em porta. Podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates.


Carregar ppt "PÃO POR DEUS Ricardo Oxente 5º7ª nº22. Em Portugal, especialmente na Zona Centro e Estremadura, no 1º de novembro, ou dia de Todos-os- Santos, as crianças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google