A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Páscoa Seu Significado. História Pessach (do hebraico passagem), também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacrifício executado em 14 de Nissan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Páscoa Seu Significado. História Pessach (do hebraico passagem), também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacrifício executado em 14 de Nissan."— Transcrição da apresentação:

1 Páscoa Seu Significado

2 História

3 Pessach (do hebraico passagem), também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacrifício executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Shemot (Êxodo)

4 História Após 210 anos de total escravidão, um grupo de pessoas, que até então estavam unidas pela fé em um mesmo deus, toma sobre si a responsabilidade de guiar seus próprios passos. Essa festa tem como objetivo transmitir às gerações futuras a idéia de liberdade.

5 História É uma data importantíssima para os judeus, tanto que diz-se: Um judeu que esquece de Pessach esquece suas origens, seu povo, sua história, a Torá, sua liberdade e Israel.

6 História Para a maioria dos cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Cristo e a vida eterna que dará a quem crê nele.

7 História Para a maioria dos cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Cristo e a vida eterna que dará a quem crê nele. A data da Páscoa cristã só foi escolhida 325 anos após a morte de Cristo.

8 Símbolos

9 É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

10 Símbolos Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.

11 Símbolos Coelho: significa a fertilidade; Ovo: é o símbolo mais antigo a representar a vida; Pão: representa a vida, por saciar a fome; Trigo: é dele que se faz o pão. Também é símbolo de vida;

12 Simbologia

13 Apesar de não ser celebrada por todos os cristãos, a festa da Páscoa não é inválida: basta que a encaremos em seu simbolismo.

14 Simbologia A Páscoa Judaica pode ser interpretada como a nossa libertação da ignorância, das mazelas humanas, para o conhecimento, o comportamento ético- moral.

15 Simbologia A Páscoa Judaica pode ser interpretada como a nossa libertação da ignorância, das mazelas humanas, para o conhecimento, o comportamento ético- moral. A travessia do Mar Vermelho representa as dificuldades para a transformação.

16 Simbologia A Páscoa Cristão representa a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor.

17 Simbologia A Páscoa Cristão representa a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor. Jesus demonstrou que pode-se executar homens, mas não se consegue matar as grandes idéias renovadoras.

18 Simbologia Jesus não morreu para nos salvar: Jesus viveu para nos mostrar o caminho da salvação. Salvação vale por reparação, restauração, refazimento.


Carregar ppt "Páscoa Seu Significado. História Pessach (do hebraico passagem), também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacrifício executado em 14 de Nissan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google