A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÁSCOA... Páscoa... Passagem... Ressurreição... Vida nova... A Páscoa nos convida a uma vida melhor... nos convida a viver a paz...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÁSCOA... Páscoa... Passagem... Ressurreição... Vida nova... A Páscoa nos convida a uma vida melhor... nos convida a viver a paz..."— Transcrição da apresentação:

1

2 PÁSCOA...

3 Páscoa... Passagem... Ressurreição... Vida nova... A Páscoa nos convida a uma vida melhor... nos convida a viver a paz...

4 Uma data essencialmente cristã, a Páscoa comemora o renascimento e ascenção de Jesus Cristo aos céus. A palavra Páscoa vem do hebraico pessach, que significa ressurreição, vida nova. Os antigos hebreus foram os primeiros a comemorar a Páscoa, que possui diversos significados.

5 Em termos históricos, ela celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito e a passagem através do Mar Vermelho. Livres, eles passaram a formar um povo com uma religião e um destino comuns. É com o sentido de libertação que, até hoje, os judeus celebram esta festa.

6 Os cristãos também comemoram a Páscoa. No entanto, o significado da festividade é diferente no cristianismo. Nela, celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo, que, segundo a bíblia, teria ocorrido três dias depois da sua crucificação. Ela é a principal festa do ano litúrgico cristão e, provavelmente, uma das mais antigas, pois surgiu nos primeiros anos do cristianismo.

7 Ainda que todos os domingos do ano sejam destinados pelas igrejas cristãs de todo o mundo à celebração da ressurreição de Cristo (o que é feito por meio da eucaristia), no domingo de Páscoa esse acontecimento ganha destaque, já que se festeja uma espécie de aniversário da ressurreição.

8 Vamos conhecer os Símbolos da Páscoa???

9 O PÃO E O VINHO - O trigo e a uva - Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para demonstrar o seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. É o maior milagre que Jesus fez na noite de sua Paixão! Do vinho fez o seu sangue. No seu corpo muda o pão... “ Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos para a remissão dos pecados ”. (Mat 26,28)

10 O PÃO E O VINHO - O trigo e a uva – O trigo e a uva são belos símbolos, lembram a total doação de Jesus. O trigo mesmo depois de quebrado, e as uvas, mesmo depois de pisoteadas, não são destruídos.

11 O PÃO E O VINHO - O trigo e a uva - Pelo contrário, são transformados em pão e vinho, os dois alimentos mais importantes para a vida dos judeus no tempo de Jesus. Jesus também, como nos diz o profeta Isaías, foi “ quebrado ” e “ moído ”, mas continua a ser a força do seu povo.

12 SINO Aleluia! Aleluia toca o sino! Canto de glória e louvor! Aleluia em nossa vida, É a Páscoa do Senhor!

13 PEIXE O peixe era apontado, no início da cristandade como símbolo de Cristo, sinal da fraternidade. É o mais antigo símbolo da era cristã. As letras que formam a palavras “ peixe ” em grego são as iniciais de uma afirmação muito importante para os cristãos de todas as épocas: “ Jesus Cristo, Filho de Deus é nosso Senhor ”.

14 PEIXE O peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. Quando Jesus já não vivia mais entre os seus discípulos, o Império Romano e outras religiões queriam acabar com o cristianismo.

15 PEIXE Mas os seguidores de Jesus não cederam às ameaças e continuaram reunindo-se, ensinando e vivendo o que Jesus havia dito. O peixe era também usado como senha. Por meio da figura os cristãos se identificavam nos tempos difíceis de perseguição pelos quais passou a Igreja.

16 PEIXE Essas pessoas resistiram à perseguição e criaram um símbolo que identificasse a sua fé: o peixe. Esta foi uma das maneiras que aqueles cristãos utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando a fé em Jesus e resistindo às perseguições.

17 PEIXE Mas por que se costuma comer peixe na Sexta-feira Santa? É apenas um costume, não é uma ordem de Cristo. O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo em nosso favor. Aliado a isso está o fato do peixe ter sido o alimento dado pelo próprio Cristo ao povo faminto.

18 OVOS DE PÁSCOA A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. Além disso, o ovo de Páscoa é um símbolo da Ressurreição. Aparentemente morto, o ovo contém uma vida.

19 CÍRIO PASCAL É a grande vela que se acende na Aleluia quer dizer: " Cristo, a luz dos povos ". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: " Deus é o princípio e o fim de tudo ". O Círio Pascal se ascende na Vigília Pascal, também conhecida como sábado da aleluia. Disse Nosso Senhor: “ Eu sou a luz do mundo ”.

20 CORDEIRO PASCAL Jesus Cristo foi o sacrifício máximo, que foi dado em favor dos homens. “ Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo ”. (Jo 1,29) O cordeirinho pascal representa a mansidão que devemos ter na vida para ter a paz no coração.

21 COELHO DA PÁSCOA Na Europa, quando a neve começa a derreter, o coelho é o primeiro animal que sai de sua toca. O coelho surge anunciando que a vida surge novamente. Desta forma, o coelho simboliza a ressurreição de Jesus; ele representa a Igreja.

22 COELHO DA PÁSCOA Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de multiplicar-se espalhando novos discípulos de Cristo Então, assim como o coelhinho, o cristão deve espalhar os seus filhos pelo mundo para Deus sempre amar.

23 Outros símbolos...

24 Outros símbolos pouco conhecidos! a) BRANCO : O mais antigo símbolo de Páscoa é a cor branca, que simboliza realeza, autoridade e paz. b) PELICANO : Simboliza o sacrifício de Cristo na Cruz. Conta-se que ele fere o próprio peito para alimentar os filhotes com seu sangue. c) GIRASSOL : como sua corola se volta para o sol, nós devemos nos voltar para o Cristo ressuscitado. Simboliza o ouro da realeza de Cristo e a paz por ele conquistada. d) FLOR : Significa vitória. Após a ressurreição de Cristo, os cristãos passaram a colocar flores nos cemitérios. e) BORBOLETA : Surge depois que a lagarta se transforma e rompe o casulo. Essa transformação nos ajuda a transmitir a mensagem da ressurreição.

25 Outros símbolos pouco conhecidos! f) A CRUZ E O TÚMULO VAZIOS : Simbolizam a morte sacrificial de Jesus e sua vitória na ressurreição. O sepulcro vazio é a mais bíblica maneira de representar a Ressurreição, a Páscoa. Todas as religiões e ideologias têm seu símbolo visual que exemplifica um aspecto importante de sua história ou crença. O cristianismo adotou como símbolo visual um dos símbolos da época da Paixão e páscoa: a cruz.

26 Outros símbolos pouco conhecidos! Já a partir do segundo século, os cristãos desenhavam, pintavam e gravavam a cruz como símbolo visual de sua fé e também faziam o sinal da cruz em si e nas outras pessoas que criam em Jesus. A escolha da cruz como símbolo é surpreendente quando lembramos do horror com que era vista a crucificação no mundo antigo.

27 Outros símbolos pouco conhecidos! É o sinal claro e visível do amor de Deus pela sua criação, por cada um de nós. Através do sofrimento e morte de Jesus Cristo na cruz é que nós fomos resgatados por Deus das garras do pecado e da morte. A cruz traduz o sofrimento de Cristo, porém na Páscoa, ela fica vazia, sinal da ressurreição.

28 VAMOS CANTAR!!!... Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim... Coelhinho da Páscoa que cor eles têm? Azul, amarelo, vermelho também.

29 Formatação: Geana Gayer


Carregar ppt "PÁSCOA... Páscoa... Passagem... Ressurreição... Vida nova... A Páscoa nos convida a uma vida melhor... nos convida a viver a paz..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google