A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03."— Transcrição da apresentação:

1 Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03

2 Começando pelo que ficou da Aula passada...
A 1ª Chuva foi o Dilúvio? É possível, mas não certo. Gênesis 2: 5-6 fala sobre o fato de ainda não ter chovido no início da Criação e como a terra era regada, mas não podemos afirmar que fora assim até o Dilúvio, o contrário é o mais provável: chovia.

3 LEVÍTICO No hebraico: “E chamou” – as primeiras palavras do livro quando o Senhor chama a Moisés para lhe dar a Lei diante do Monte Sinai Importante - No grego: “Leis dos levitas”: por se tratar de um livro relacionado aos deveres sacerdotais, rituais. Porém, não há apenas ensinamentos e princípios de uso sacerdotal, mas há princípios de santificação moral, cerimonial e espiritual. O tema mais abordado em Levítico é a Santidade (relação do hebraico “E chamou” com o grego “kadosh – separado”) Palavras mais usadas: Disse o Senhor a Moisés (56 x); Expiação (51 x); Sangue e Santo (93 x cada).

4   A Divisão de Levítico: Sacrifício – caps. 1 a 7 Sacerdócio – caps 8 a 10 Saúde – caps 11 ao 15 Separação: caps 16 ao 22 Solenidades: caps 23 ao 27 Resumo de Levítico: O livro de Êxodo termina com a construção do Tabernáculo, como Israel iria utilizá-lo? As respostas estão em Levítico dadas por Deus a Moisés em 50 dias entre a inauguração do Tabernáculo e a partida do povo do Sinai.

5 As 5 Ofertas em Levítico: As festas em Levítico (capítulo 23):
Em grupos pela apostila: expliquem como era a oferta feita/dada em geral e qual o objetivo/simbolismo delas Ofertas: Holocausto, Manjares ou Cereais, Pacífica, Pecados e Culpa As festas em Levítico (capítulo 23): Shabath (semanal): objetivo/simbolismo - descanso, celebração da criação, obra completa em Cristo, vida familiar e espiritual. Lua Nova ou Trombetas (mensal): objetivo/simbolismo - reunião do povo de Israel em comunhão

6 As festas em Levítico (continuação):
Páscoa e Pães Asmos: comemorava a última praga do Egito e o livramento de Israel da escravidão, símbolos/elementos: Cordeiro Pascal: sacrificado para asperção do sangue nas portas e livramento da morte Pão Ázimo: sem fermento, para representar a pressa na saída do Egito. Ervas Amargas: para lembrar a época de escravidão dura no Egito. Páscoa significa “passagem”, pois o anjo da morte passou sobre o Egito naquela noite levando juízo as casas sem o sangue do cordeiro nos umbrais

7 As festas em Levítico (continuação):
Pentecostes: (Festa da Colheita ou das Primícias) – celebrada após a colheita do trigo, passou a se chamar Pentecostes por ser comemorada 50 dias após a oferta do primeiro feixe de cevada. Sentido: consagração, oferecer-se a Deus (primícias) Festa dos Tabernáculos: última festa do ano judaico. Durava 7 dias (após o Yom Kippur). Lembrava o período de peregrinação no deserto e que neste mundo somos também peregrinos. Yom Kippur: Dia do Perdão – única festa essencialmente espiritual, não ligada a eventos históricos ou naturais.

8 Únicos textos históricos de Levítico: 8:10; 24: 10-23 e capítulo 10.
  CURIOSIDADES: No calendário judaico há a cada 3 anos um 13º mês, o Adar II, pois o ano judaico segue o calendário lunar e só possue 353 dias/ano. Únicos textos históricos de Levítico: 8:10; 24: e capítulo 10. REFLEXÃO: Há hoje em dia diversas Igrejas que estão celebrando estas festas judaicas aqui estudadas, o que você acha disto? É certo? Devemos celebrá-las?


Carregar ppt "Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google