A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D. Afonso III Quinto rei de Portugal. Segundo filho de D. Afonso III.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D. Afonso III Quinto rei de Portugal. Segundo filho de D. Afonso III."— Transcrição da apresentação:

1 D. Afonso III Quinto rei de Portugal. Segundo filho de D. Afonso III.

2 D. Afonso III Realiza-se no seu reinado a conquista definitiva do Algarve. As discórdias com Castela quanto ao domínio algarvio só findaram com o tratado de Badajoz em 1267 no qual ficou estipulado que o Guadiana, desde a confluência com o Caia até ao mar constituiria a fronteira luso-castelhana.

3 D. Afonso III D. Afonso III foi notável administrador, fundou povoações restaurou, repovoou a cultivou lugares arruinados e concedeu numerosos forais.

4 D. Afonso III Reuniu as Cortes em Leiria em 1254, as primeiras em que participaram representantes dos concelhos. Em 1261, nas Cortes de Coimbra foi-lhe reconhecido o direito de cunhar moeda fraca. Também procedeu a inquirições que revelaram muitos abusos praticados pelas classes privilegiadas, tendo promulgado várias leis tendentes a reprimi-los.

5 D. Afonso III No entanto, aquele que terá sido o facto mais marcante do seu reinado foi o fim da reconquista com a tomada da cidade de Faro, em 1249, e o estabelecimento do Rio Guadiana como limite da fronteira com Castela, através do Tratado de Badajoz, assinado em 1267. D. Afonso III morre em 1279 e sucede-lhe D. Dinis.

6 D. Afonso III Nome: D. Afonso III Reinou: 1223-1248 Filho de: D. Afonso II e D. Urraca Casou com: D. Matilde (1238) e D. Beatriz (1253)‏ Nasceu: 5 de Maio de 1210, em Coimbra Morreu: 16 de Fevereiro de 1279, em Lisboa Sepultado: Mosteiro de Alcobaça Cognome: O Bolonhês

7 FIM Trabalho elaborado por: Tiago – 4.º A


Carregar ppt "D. Afonso III Quinto rei de Portugal. Segundo filho de D. Afonso III."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google