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Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Rio Claro. Instituto de Biociências - Departamento de.

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1 Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Rio Claro. Instituto de Biociências - Departamento de Educação e-mail: regiane@rc.unesp.br

2 REFLEXÃO O QUE É PESQUISA? PARA QUE SERVE A PESQUISA?

3 O que é PESQUISA? Pesquisa (espanhol/latim) “procurar, buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir, perguntar; indagar bem; aprofundar na busca” BUSCA FEITA COM CUIDADO E PROFUNDIDADE

4 Qual a importância da PESQUISA? A principal é o aperfeiçoamento do conhecimento em todas as áreas para tornar a existência humana mais significativa. MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

5 A PESQUISA esta presente... no cotidiano; no desenvolvimento da ciência; no avanço tecnológico; no progresso intelectual de um indivíduo. FUNDAMENTAL NO PROCESSO EDUCATIVO

6 Evolução da PESQUISA em EDUCAÇÃO  Avançar o conceito de pesquisa no cotidiano escolar;  Desmistificar o conceito de pesquisa como privilégio de seres dotados de capacidade especiais (sem subestimar ou reconhecer as exigências necessárias para a pesquisa)‏ APROXIMAR A PESQUISA DO TRABALHO DO PROFESSOR POTENCIALIZAR E ENRIQUECER O TRABALHO PEDAGÓGICO

7 A PESQUISA em EDUCAÇÃO O estudo dos fenômenos educacionais sofre influencia das Ciências humanas e sociais. Historicamente superação do paradigma positivista de pesquisa X insatisfação com os métodos de pesquisa que não correspondiam a complexidade dos fenômenos educacionais.

8 Quais os tipos de abordagens de PESQUISA? (Referente à natureza dos dados) QUANTITATIVA Legitimam seus conhecimentos por meio de processos quantificavéis, mensuração dos dados coletados. QUALITATIVA Compreendem o significado que os acontecimentos e interações tem para as pessoas, em situações particulares. É o estudo do fenômeno no seu acontecer natural.

9 Visão Comparativa das Abordagens INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO QUANTITATIVA Questionários, escalas de medida, testes práticos. Instrumentos válidos, objetivos e precisos. Uso do computador QUALITATIVA Pesquisados como instrumento, usando guias de observação, entrevistas abertas, participação direta, documentos. Uso do computador

10 Visão Comparativa das Abordagens MODO DE ANÁLISE QUANTITATIVA Métodos estatísticos variados. Uso apenas do que foi coletado e de computador. Repertório de dados preestabelecidos QUALITATIVA Conteúdo simbólico, estrutural,etnográfico narrativo, semântico, histórico, perceptual e reflexivo. Diversidade e flexibilidade para adequar o contexto e os propósitos da pesquisa.

11 Visão Comparativa das Abordagens QUANTITATIVA Maior a concordância entre os investigadores sobre os procedimentos. Investigadores de números QUALITATIVA Menor a concordância entre os investigadores sobre os procedimentos e pressupostos teóricos. Contempladores de umbigo

12 Abordagem Qualitativa na Educação Abordagem Qualitativa na Educação PQ popularizou-se nos anos 80 no Brasil; muitas discussões, artigos, pesquisas, mas o conceito necessita de fundamentação PQ é a pesquisa fenomenológica (Martins e Bicudo 1989) PQ é sinônimo de etnográfico(Trivinos 1987) PQ é um termo tipo guarda-chuva incluindo muitos tipos de estudos (Bodgan e Biklen)/pesquisa histórica, descrtitiva, pesquisa-ação, estudos clinicos, etc. PQ popularizou-se como aquela que não usa números/ não- quantitativo CUIDADO! AMBIGUIDADE DE CONCEITUAÇÕES X FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTMOLÓGICOS.

13 Abordagem Quali-Quantitativa na Educação (ou métodos mistos?) Superação da dicotomia dos paradigmas (Santos Filho & Gamboa, 2002) Modelos para utilização de métodos mistos (Creswell, 2007)

14 Alguns requisitos para o pesquisar... A existência de uma pergunta que se deseja responder; A elaboração (e sua descrição) de um conjunto de passos que permitam obter a informação necessária para respondê-la; A indicação do grau de confiabilidade da resposta obtida. ELABORAR UMA PROPOSTA/PROJETO DE PESQUISA

15 “A pesquisa é talvez a arte de se criar dificuldades fecundas e de criá-las para os outros. Nos lugares onde havia coisas simples, faz-se aparecer problemas.” Pierre Bourdieu QUE PESQUISAS PODEMOS REALIZAR NAS/COM AS ESCOLAS?

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRÉ, M. E.D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo:Loyola, 2005. BOGDAN, R., BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. FAZENDA, I.C.A. (Org) Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989. LUDKE, M., ANDRÉ, M. E. C. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. SANTOS FILHO, J. C. dos e GAMBOA, S. S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2002.

17 Tipos de Pesquisa Científica OBJETIVONATUREZA DOS DADOS PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS OU ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO? FONTES DE INFORMAÇÃO Exploratória Descritiva Experimental Explicativa Quantitativa Qualitativa Experimento Levantamento Bibliográfica Documental Estudo de caso Pesquisa-ação Etnográfica Fenomenologica Narrativa Teoria embasada na realidade Campo Laboratório Bibliográfica Documental


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