A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CÂNCER BUCAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CÂNCER BUCAL."— Transcrição da apresentação:

1 O CÂNCER BUCAL

2 Câncer Bucal INTRODUÇÃO Câncer (neoplasia ou tumor maligno) é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células anormais. Estas células apresentam comportamento agressivo e incontrolável, determinando a formação de tumores. Elas invadem os tecidos e órgãos, podendo disseminar (metástase) para outras regiões do corpo.

3 Lábio

4 Câncer Bucal INTRODUÇÃO O câncer é a segunda maior causa de morte nos Estados Unidos, e espera-se que no século 21 ele já seja a principal. Estima-se que cerca 7% da população mundial seja acometida pelo câncer de boca. O Brasil ocupa o 4º lugar em incidência no mundo e cerca de 10% dos tumores malignos do corpo humano em brasileiros, estão localizados na boca.

5 Lábio

6 Câncer Bucal INTRODUÇÃO Verificou-se que nos últimos 30 anos, a incidência do câncer de boca no Brasil tem aumentado. Muitos desses casos são diagnosticados numa fase muito tardia, levando o paciente a morte ou a cirurgias complicadíssimas e mutilações que provocam deformidade, impedindo o paciente de levar uma vida normal.

7 Língua

8 A organização Mundial da Saúde registra mais de 60 mil pesquisas comprovando a relação causal entre o uso do cigarro e doenças graves como câncer de pulmão (90%), enfisema pulmonar (80%), infarto do miocárdio (25%) e derrame cerebral (40%).

9 Há mais de 200 anos atrás havia a suspeita da relação existente entre o câncer bucal e o tabagismo (tabaco fumado e mascado).

10 Gengiva

11 O hábito de fumar cigarros, charutos, cachimbos e cigarros de palha constituem a principal causa do câncer de pulmão, laringe e cavidade bucal. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabaco é a maior causa isolada de doenças e mortes no mundo.

12 Assoalho bucal

13 PRESTE ATENÇÃO NO QUE ESTÁ CONSUMINDO
SE VOCÊ FUMA, PRESTE ATENÇÃO NO QUE ESTÁ CONSUMINDO No cigarro existem 4720 substâncias, sendo que 60 delas são cancerígenas Entre elas estão...: Hidrocarbonetos aromáticos e nitrosaminas, carbono 14 polônio 210 Níquel nicotina alcatrão amônia/arsênico monóxido de carbono temperatura alta

14 COMO O CIGARRO ATUA? Durante o ato de fumar, são liberadas inúmeras substâncias químicas junto à fumaça, algumas reconhecidamente cancerígenas. Outra ação seria o calor produzido principalmente pelo cachimbo.

15 Palato

16 Câncer Bucal Aspectos Clínicos O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de úlceras (feridas) de difícil cicatrização, com possibilidade de sangramento. Dificuldade da fala, mastigação e deglutição, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenopatia cervical (ínguas no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

17 Bochecha

18 Estatística Impressionante ! ! !
Todos os anos surgem cerca de dez mil novos casos de câncer bucal no Brasil.

19 x Após abandonar o hábito de fumar, são necessários 10 anos para o indivíduo tornar-se comparável ao não fumante.

20 Atenção! Ferida na boca que não desaparece em até 20 dias deve ser avaliada por um dentista.

21 Como prevenir? Não fume; evite bebidas alcoólicas;
proteja-se contra os raios de sol; coma bastantes frutas e verduras; observe sempre sua boca com atenção; escove bem os dentes todos os dias; Quanto antes for detectada a lesão inicial, maiores serão as chances de tratamento e cura. Se notar qualquer alteração em sua boca (lábios, língua, palato), procure um dentista rapidamente.

22 Fim.


Carregar ppt "O CÂNCER BUCAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google