A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?"— Transcrição da apresentação:

1 Câncer Bucal : aprenda a fazer o autoexame e previna-se contra essa doençã.

2 O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve? A partir de lesões na região bucal, como lábios, língua, palato(céu da boca), gengiva, tonsila(amígdala) e glândulas salivares. A exposição excessiva ao sol pode provocar não somete o câncer bucal, principalmente nos lábios. Quais são os principais sintomas? O câncer bucal pode se manifestar através da feridas que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramento sem causa conhecida, dor de garganta incessante, entre outros sintomas. Quais os fatores de risco ? O fumo e álcool são os principais fatores de risco. Quanto maior for o consumo destas substâncias, maiores serão as chances de desenvolver a doença. O tabaco e está associados a 90% dos casos de câncer bucal em homens e a 60% em mulheres. O álcool está associado a 55% do casos. Outros fatores associados ao câncer de boca: Descubra o câncer no início. Como o exame rotineiro da boca, as lesões cancerizáveis ser diagnosticadas antes de se tornarem câncer. A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente. O câncer de boca tem cura, principalmente quando tratado no início.

3 A prenda a fazer o autoexame da câncer de boca.
1. Comece pelos lábios : Observe se há mudanças de cor e apalpe com os dedos para procurar por áreas mais endurecimento. Vire os lábios como na imagem e examine a parte interna

4 2. Examine a bochecha dos dois lados.

5 3. Olhe e palpe toda a superfície, procurando por alterações.
Lembre-se que uma camada branca pode se acumular sobre a superfície se a língua não for bem limpa durante a higiene bucal. 4. Coloque a língua para fora e vire para um lado e depois para o outro. Observe bem e passe o dedo.

6 5. Incline a cabeça para frente e observe embaixo da língua
5. Incline a cabeça para frente e observe embaixo da língua. Não esqueça de passar o dedo para sentir se há caroços.

7 6. Observe o céu da boca : Incline a cabeça para trás e olhe. Um pequeno espelho pode ajudar.

8 7. Examine a garganta enquanto diz “AAA” em frente ao espelho.

9 Caso encontre alguma alteração, não se assuste.
Note se o que você encontrou continua após duas semanas. Se persistir, procure um cirurgião-dentista. Lembre-se: nem toda alteração encontrada é câncer. Através do autoexame, você conhece mais a sua boca e detecta qualquer alteração logo no início.

10 Onde realizar o exame clínico?
O exame deve ser realizado regularmente por um profissional capacitado, em uma unidade de saúde próximo de sua residência. Como diminuir o risco de câncer de boca? Medidas como não fumar e moderar no consumo de álcool são muito bem-vindas, além de manter sempre uma boa higiene oral e adotar um estilo de vida saudável, como alimentação rica em fibras, frutas e vegetais


Carregar ppt "O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google