A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé

2 Saúde Bucal

3 ANATOMIA DENTAL

4 Exames para diagnóstico
Radiográfico Clínico

5 Gengivite É uma doença que tem origem na gengiva e, assim como a cárie, é causada pela placa bacteriana que se acumula entre os dentes e não é removida. Seus sintomas são: inchaço, vermelhidão, sangramento com facilidade, dor e mau hálito. Gengiva saudável não sangra facilmente, possui cor rosácea e aspecto rugoso tipo casca de laranja.

6 Periodontite É o estágio avançado da gengivite, ocorre após o endurecimento da placa bacteriana; com a formação do tártaro. Pode-se formar o tártaro supra-gengival (na parte da coroa, acima da gengiva) e tártaro sub-gengival (na porção interna da gengiva entre a gengiva e o dente). Apresenta os seguintes sintomas: dor de dente, retração da gengiva e mobilidade, que pode levar até a perda do dente.

7 Tratamento Remoção de tártaro e placa bacteriana. Curetagem e cirurgia periodontal. Higienização correta sob orientação e acompanhamento do profissional. Uso correto e diário do fio dental.

8 Cárie É uma doença transmissível que ataca os dentes. A cárie é o resultado da ação corrosiva do ácido produzido pela placa bacteriana sobre o esmalte dos dentes. A placa bacteriana é uma camada viscosa e esbranquiçada composta por bactérias e resíduos alimentares. Em estágios avançados, a cárie além de gerar muita dor, pode causar infecção e até a perda do dente. 

9 Prevenção Como prevenir os problemas bucais?
A Prevenção dos problemas bucais começa na alimentação. Dê preferência às frutas, fibras e verduras; evite os alimentos ácidos e açucarados, refrigerantes e alimentos pastosos. Mastigue demoradamente, distribuindo a mastigação para toda a boca, desta forma dará maior vigor aos dentes na arcada óssea e propiciará uma boa digestão.  Use diariamente o fio dental, sugerimos fazê-lo antes da escovação para que ele complemente-a; removendo resíduos maiores retidos entre os dentes. A escovação dos dentes deve ser feita após cada refeição, antes de dormir e ao acordar. Dedique 5 minutos de higienização na frente do espelho.

10 Técnicas de Higienização


Carregar ppt "SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google