A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso) * TÁRTARO * PERIODONTITE * GENGIVITE * DOENÇAS PERIODONTAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso) * TÁRTARO * PERIODONTITE * GENGIVITE * DOENÇAS PERIODONTAIS."— Transcrição da apresentação:

1 PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso) * TÁRTARO * PERIODONTITE * GENGIVITE * DOENÇAS PERIODONTAIS

2 Tártaro: O tártaro é uma formação do depósito de placas bacterianas que reagem quimicamente com fosfato de cálcio da saliva, originando uma camada endurecida sobre os dentes. Deve ser removida pelo dentista e pode ser prevenido pela escovação e uso do fio dental.

3 Periodontite: A periodontite é a inflamação que atinge os tecidos periodontais, provocando a destruição desses, e do osso alveolar responsável pela fixação do dente. Com sua evolução há o amolecimento do dente devido a perda óssea e ocasionando a perda do mesmo.

4 Gengivite: A gengivite é uma inflamação dos tecidos gengivais que circundam o dente. Geralmente é precedida pela placa bacteriana no sulco gengival.

5 O que é doença periodontal? É uma infecção, causada por bactérias, que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos.

6 Qual a causa da doença periodontal? A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência, fumo, etc.

7 É possível prevenir esta doença? A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

8 As Doenças Periodontais atingem 75% da população maior de 25 anos de idade.

9 Fique atento a alguns sinais das Doenças Periodontais: Sangramento gengival; Mau hálito persistente (halitose); Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis; Gengivas que se afastam dos dentes (retração).

10 Pus entre a gengiva e o dente; Alteração no formato gengival; Freqüentemente indolor (assintomático); Mobilidade dentária.

11 As Doenças Periodontais podem afetar o coração? Sim. Pessoas portadoras de febre reumática, prolapso de válvula mitral ou sopro cardíaco, podem necessitar de antibioticoterapia prévia a procedimentos periodontais.

12 Isto porque durante o tratamento gengival, bactérias causadoras de doenças periodontais podem alcançar a corrente sangüínea e colocar o paciente em risco para a endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas).

13 As Doenças Cardiovasculares afetam milhões de brasileiros. É a segunda causa de óbito no país.

14 Muitos tipos de Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas diminuindo os seus fatores de risco, dentre eles as Doenças Periodontais. Seu cirurgião-dentista (periodontista) e cardiologista serão capazes de determinar se suas condições periodontais e cardíacas requerem antibioticoterapia prévia aos procedimentos periodontais.

15 O fumo é um fator que pode influenciar na doença periodontal, fatores ambientais, de natureza socio econômica ou comportamentais (como o hábito de fumar), podem ter significante relação com as doenças periodontais.

16 Referência: Odontologika (periodontia); fotos/periodontia: Color Atlas of Dental Medicine - klaus H. Rateitschak & Herbert F. Wol f.


Carregar ppt "PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso) * TÁRTARO * PERIODONTITE * GENGIVITE * DOENÇAS PERIODONTAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google