A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA. A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpas e saudáveis para, assim, prevenir e evitar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA. A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpas e saudáveis para, assim, prevenir e evitar."— Transcrição da apresentação:

1 LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA

2 A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpas e saudáveis para, assim, prevenir e evitar problemas na boca tais como as cáries, a periodontite, a gengivite e ainda ajudar a combater a halitose. Uma boa higiene oral mantém o seu sorriso bonito e o seu hálito puro.

3 A finalidade da higiene bucal é prevenir e evitar a formação da indesejada placa bacteriana ou biofilme, que é uma película pegajosa aderente e transparente constituída por bactérias e açúcares, formando-se constantemente sobre os seus dentes e gengivas. A placa bacteriana pode levar a mais problemas de saúde bucal, como o tártaro, as cáries, a gengivite e periodontite ou doença periodontal. Inicialmente esta película assume uma consistência mole e se não for removida nesta fase, ela vai mineralizar, tornando-se dura designando- se de tártaro ou cálculo.

4 Melhora a qualidade de vida. Uma pessoa com os dentes sem cuidados, ou sem dentes, não consegue mastigar bem os alimentos ou falar corretamente. Uma boa higiene bucal permite que você consiga desempenhar as funções alimentares na sua plenitude, bem como preservar a sua fala, uma vez que os seus dentes duram mais tempo. Evita assim situações como o mau hálito ou um sorriso desagradável.

5 Uma boa saúde oral está associada ao bem-estar. Assim, os cuidados preventivos adotados devem ser diários, os quais inclui a escovação e o uso do fio dental. Com esta atitude, impede que os problemas surjam. Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições.

6 Os sintomas de uma má higiene oral podem ocorrer se as suas gengivas sangrarem ou doerem frequentemente especialmente ao escovar os seus dentes; é provável que seja devido a uma má higiene dental. Causa mau hálito persistente, que não desaparece facilmente e aparecerem depósitos castanhos ou amarelos sobre os dentes, que surgem devido à calcificação da placa bacteriana.

7 A limpeza regular dos dentes por um dentista é importante para remover a placa que pode se desenvolver até mesmo com a cuidadosa escovação e uso de fio dental, especialmente nas áreas que são difíceis para o paciente alcançar sozinho em casa. Muitos dentistas recomendam a realização de limpeza profissional dos dentes a cada seis meses. Exames e limpezas mais frequentes podem ser necessários durante o tratamento de vários problemas bucais e dentais. O exame rotineiro dos dentes é recomendado.

8 - Escove corretamente os seus dentes e use o fio dental no dia-a- dia. Deve escovar bem os dentes pelo menos 2 a 3 vezes por dia e usar o fio dental. - Use um Anti-séptico bucal (enxaguante bucal com flúor). Use regularmente após escovar os dentes ou usar o fio dental para eliminar as bactérias responsáveis pela formação de placa, e especialmente se você tiver mau hálito. - O uso de Flúor. O flúor protege e fortalece os dentes. Use o flúor na pasta de dentes, em tratamentos dentários, ou tomando um suplemento de flúor - Procure comer alimentos balanceados. Seguir uma dieta equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal. Uma dieta equilibrada inclui todos os principais grupos de alimentos: frutas e verduras, produtos lácteos, carne, peixe, etc. - Visite regularmente o seu dentista. Você deve ir ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses para manter uma boa saúde oral.

9 Os resultados de uma boa higiene bucal são dentes mais limpos e sem resíduos, logo, seu sorriso vai ficar mais bonito. Suas gengivas ficam mais saudáveis. Não sangram ao escovar ou passar o fio dental. A sua boca fica livre de episódios regulares de halitose.

10 O creme dental tem efetividade da remoção de placa bacteriana de 70%. Além disso a formação de uma nova placa é reduzida em 45% com o uso continuo creme dental.

11 Alguns produtos disponibilizam doses extras de flúor ou contêm agentes branqueadores dos dentes em sua composição. Há produtos que contêm álcool e outros que não. O uso prolongado dos anti-sépticos bucais que possuem álcool em sua fórmula podem agredir a mucosa, causando uma descamação, afeta também as papilas linguais, interferindo assim na função gustativa e pode também interferir na coloração do elemento dental. A cavidade bucal é um ambiente ideal para o crescimento de microrganismos, tendo sido identificadas em muitas espécies bacterianas, com características morfológicas e bioquímicas distintas.

12

13

14


Carregar ppt "LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA. A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpas e saudáveis para, assim, prevenir e evitar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google