A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO"— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO
2ºTen Luciana A. França Ruzzi Graduada em Odontologia pela PUC/PR Especialista em Odontopediatria pela ABO/DF Especialista em Docência Universitária pelo UNICESP/DF Pós-Graduada em Odontopediatria e Clínica para Bebês pelo HUB/UNB

2 HIPERTENSÃO ARTERIAL Conceito:
É uma doença de natureza multifatorial, caracterizada pela elevação da pressão arterial freqüentemente associada a alterações metabólicas, hormonais e outras. É chamada de “assassina silenciosa” por não causar qualquer tipo de sintoma até que um órgão alvo seja afetado.

3 Afeta 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.
INCIDÊNCIA Afeta 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

4 Especialidade da odontologia que cuida apenas de idosos.
SAÚDE BUCAL ODONTOGERIATRIA Especialidade da odontologia que cuida apenas de idosos.

5 EXAME FÍSICO ANTES DE QUALQUER INTERVENÇÃO CLÍNICA.
Pressão igual ou maior que 140/90; indivíduos que não fazem uso de medicação. Devem procurar o médico antes do tratamento odontológico.

6 COMPLICAÇÕES BUCAIS ...as mais comuns são: Cárie Dentária Gengivite
Periodontite Sensibilidade Dentinária ATM (ausência de prótese)

7 SAÚDE BUCAL FATORES AGRAVANTES: Má alimentação.
Higiene bucal inadequada. Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer. Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo. Certos medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais. Ausência de prótese .

8 Os Medicamentos podem afetar minha Saúde Bucal?
Os medicamentos podem causar inflamações, ulcerações, dormência, formigamento, distúrbios de movimento, alterações do paladar e, durante a escovação ou do uso do fio dental, sangramento excessivo da gengiva.

9 Como garantir uma boa higiene bucal?
Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente. Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições. Usar produtos de higiene bucal. Usar enxagüante bucal com flúor.

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal.

11 Viver e não ter a vergonha
de ser feliz... FIM


Carregar ppt "SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google