A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO 2ºTen Luciana A. França Ruzzi Graduada em Odontologia pela PUC/PR Especialista em Odontopediatria pela ABO/DF Especialista em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO 2ºTen Luciana A. França Ruzzi Graduada em Odontologia pela PUC/PR Especialista em Odontopediatria pela ABO/DF Especialista em."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO 2ºTen Luciana A. França Ruzzi Graduada em Odontologia pela PUC/PR Especialista em Odontopediatria pela ABO/DF Especialista em Docência Universitária pelo UNICESP/DF Pós-Graduada em Odontopediatria e Clínica para Bebês pelo HUB/UNB

2 HIPERTENSÃO ARTERIAL Conceito: É uma doença de natureza multifatorial, caracterizada pela elevação da pressão arterial freqüentemente associada a alterações metabólicas, hormonais e outras. É chamada de assassina silenciosa por não causar qualquer tipo de sintoma até que um órgão alvo seja afetado.

3 INCIDÊNCIA Afeta 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

4 SAÚDE BUCAL ODONTOGERIATRIA Especialidade da odontologia que cuida apenas de idosos.

5 EXAME FÍSICO ANTES DE QUALQUER INTERVENÇÃO CLÍNICA. Pressão igual ou maior que 140/90; indivíduos que não fazem uso de medicação. Devem procurar o médico antes do tratamento odontológico.

6 COMPLICAÇÕES BUCAIS...as mais comuns são: Cárie Dentária Gengivite Periodontite Sensibilidade Dentinária ATM (ausência de prótese)

7 SAÚDE BUCAL FATORES AGRAVANTES: Má alimentação. Higiene bucal inadequada. Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer. Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo. Certos medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais. Ausência de prótese.

8 Os Medicamentos podem afetar minha Saúde Bucal? Os medicamentos podem causar inflamações, ulcerações, dormência, formigamento, distúrbios de movimento, alterações do paladar e, durante a escovação ou do uso do fio dental, sangramento excessivo da gengiva.

9 Como garantir uma boa higiene bucal? Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.Escovarfio dental Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições. Usar produtos de higiene bucal. Usar enxagüante bucal com flúor.

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS Manter uma boca saudável é importante para o bem- estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal.

11 Viver e não ter a vergonha de ser feliz... FIM


Carregar ppt "SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO 2ºTen Luciana A. França Ruzzi Graduada em Odontologia pela PUC/PR Especialista em Odontopediatria pela ABO/DF Especialista em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google