A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cuidando do seu sorriso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cuidando do seu sorriso"— Transcrição da apresentação:

1 Cuidando do seu sorriso
Aprenda como higienizar os dentes corretamente

2 Hálito puro e sorriso saudável
são o resultado de uma boa higiene bucal, Isso significa que: Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

3 1º passo Escolha da escova
O principal item que define a qualidade da escova dental é o grau de maciez e a quantidade de cerdas. Opte pelas ultramacias com, no mínimo, cinco mil cerdas. Prefira escovas com cabos lisos, as borrachas nos cabos acumulam sujeira e facilitam a proliferação de bactérias. As escovas com tampa acrílica da cabeça, conservam e protegem as cerdas, além de evitar contaminações. Lembre-se de trocar a escova a cada dois ou no máximo três meses. Com cerdas novas, é mais fácil evitar o aumento de força na escovação.

4 2º passo Medida certa de pasta
Tenha em mente que o importante é a escova e não a pasta dental. A pasta não pode ser abrasiva e deve ser utilizada em pequena quantidade semelhante a um grão de ervilha. No caso das crianças, até os seis ou sete anos, procure um creme dental não abrasivo, sem flúor, até que haja controle sobre a deglutição, pois, a água de abastecimento já é fluoretada e o excesso de flúor pode ser prejudicial.

5 3º passo Técnica de escovação
Faça movimentos vibratórios circulares com uma inclinação de 45° em relação à superfície dos dentes. As cerdas das escovas ficarão metade recobrindo a superfície dental e metade recobrindo a gengiva. Dessa forma é possível atingir o sulco gengival, região onde a sujeira mais se acumula. Estes pequenos movimentos vibratórios circulares devem ser executados por pelo menos 10 vezes em cada face do dente (parte de fora, parte de dentro e em cima). Esta técnica não pode em hipótese alguma ser realizada com escovas duras e sim do tipo ultramacias. Caso contrário, pode ocorrer retração gengival e abrasão do esmalte.

6 4º passo Fio dental nem sempre ajuda
O fio dental é um poderoso aliado para prevenção das doenças orais, porém, devido à região entre os dentes ser côncava o fio dental não é 100% eficiente. É recomendado usá-lo para a remoção de detritos alimentares e para a higienização da região entre os dentes onde o contato é muito apertado.

7 5º passo Para ajudar a higienizar
Para complementar a escovação durante o dia, principalmente a noite, recomenda-se usar um irrigador bucal, permite a limpeza das principais áreas de acúmulo que são justamente as margens gengivais.

8 6º passo Não se esqueça da língua
A limpeza da língua também deve fazer parte de uma higiene bucal perfeita, principalmente para prevenir a halitose. A halitose está relacionada principalmente pela presença de um tipo de placa bacteriana formada sobre a língua chamada de saburra lingual. Esta saburra sofre um processo de fermentação que provoca a liberação de gases derivados do enxofre que causam um odor muito desagradável na boca. Para evitar esse problema, faça diariamente a higienização da língua para remover a saburra lingual. Para isso, escolha os higienizadores linguais plásticos, que removem a saburra lingual sem machucar a língua e sem provocar ânsia e náuseas.

9 7º passo Cuidado para usar o enxaguante bucal
O uso de antissépticos deve ser recomendado pelo dentista. Quando a desorganização da placa é realizada de forma eficiente, os antissépticos são totalmente dispensáveis. Fazer uma boa escovação, usar o fio dental e limpadores de língua são os melhores métodos para prevenir doenças orais.

10 Como é feita a escovação na população brasileira
OBS: tabela elaborada sem dados científicos (apenas um exemplo)

11 Todos esses passos são resultados de uma boa higiene bucal.
É só segui-los

12 OBRIGADA!!! Francinara Geremia Lange


Carregar ppt "Cuidando do seu sorriso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google