A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica Capacitação de Recursos Humanos da Unidade Industrial do Hospital Geral de Brasília.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica Capacitação de Recursos Humanos da Unidade Industrial do Hospital Geral de Brasília."— Transcrição da apresentação:

1 Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica Capacitação de Recursos Humanos da Unidade Industrial do Hospital Geral de Brasília

2 Todas as pessoas que trabalham com alimentação são consideradas “MANIPULADORES DE ALIMENTOS”, ou seja, quem produz, coleta, transporta, recebe, prepara e distribui o alimento.

3 As situações de perigo podem estar no dia-a-dia. Uma falha na coleta,distribuição, armazenamento, transporte, preparo e produção dos alimentos podem ocasionar perigos.

4 PERIGOS BIOLÓGICOS, FÍSICOS E QUÍMICOS •Ingerindo um alimento estragado ou contaminado... •Mas, o que pode acontecer com as pessoas que comem alimentos contaminados, com tais perigos?

5 PERIGOS BIOLÓGICOS ???????

6 São provocados por microrganismos que são seres vivos, que podem ser vistos através do microscópio.

7 ALIMENTOS ONDE ESTÃO OS MICRORGANISMOS? UTENSÍLIOS PRAGAS CHÃO ANIMAIS POEIRA, ÁGUA AR

8 INCLUIR CORPO DE FIGURA!!!!!!! E, principalmente, nas pessoas :

9 PERIGOS FÍSICOS ???????

10 • São provocados por materiais que podem machucar, como prego, pedaços de plásticos, de vidro e de osso, espinha de peixe, barbantes e outros materiais.

11 PERIGOS QUÍMICOS ???????

12 •São provocados por produtos de limpeza, inseticidas e outros venenos; •Erro na identificação da embalagem são também perigos químicos que podem causar doenças.

13 DTA’s são Doenças Transmitidas por Alimentos... e suas possíveis conseqüências são: •febre; •diarréia; •vômitos. •vômitos.

14 Como evitar que estes perigos cheguem até os alimentos e se proliferem?

15 Através das Boas Práticas de Fabricação, que são regras que ajudam a controlar alguns perigos na produção de alimentos.

16 •HIGIENE PESSOAL –Tomar banho diariamente; –Aparar barba diariamente; –Cortar unhas com freqüência; –Manter cabelos limpos e protegidos; –Cuidados com adornos: anéis, brincos e colares; –Manter uniformes sempre limpos; –Lavar as mãos sempre que trocar de atividade;

17

18

19 • COMPORTAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO - Não fumar ou manusear dinheiro; - Não tossir,falar nem cuspir quando estiver manuseando alimentos; - Não mascar gomas ou palitar os dentes.

20 • CONTROLE ADEQUADO DA TEMPERATURA De 15° a 50°C é a temperatura ideal de reprodução e desenvolvimento dos micróbios nos alimentos.

21 • HIGIENE NAS MÁQUINAS E INSTALAÇÕES - Lavar os utensílios que caírem no chão; (Lembrar de desligar da tomada o equipamentos antes da higienização); - Higienizar máquinas assim que terminar de usar (Lembrar de desligar da tomada o equipamentos antes da higienização); - Manter equipamentos em bom estado de conservação; - Lavar e ferver pano de algodão antes do uso; - Limpar bancadas e prateleiras sempre que necessário;

22 • • HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS, BANCADAS E UTENSÍLIOS

23 • SOLUÇÃO CLORADA, PARA HIGIENIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS Uma colher de sopa de água sanitária (com 2% cloro) para um litro de água limpa ou 100 ml de água sanitária (com 2% cloro) com 10 litro de água limpa.

24 PRODUÇÃO DE SALADA • Higienização de hortaliças - 1 colher de sopa para litro de água limpa

25 -Cobrir folhas, legumes e todo alimento pronto com filme plástico transparente ou tampa, para proteger da poeira, insetos e outros contaminantes.

26 ÁGUA Muita atenção ao desperdício da água. Esta é uma preocupação mundial.

27 MANDAMENTOS DO MANIPULADOR DE ALIMENTOS

28

29 MANDAMENTOS DO PESSOAL DA LIMPEZA (IPANEMA) 1. Não utilizar adornos; 2. Manter a higienização pessoal (tomar banho diariamente, escovar cabelos e dentes, lavar as mãos sempre que necessário); 3. Manter unhas curtas, limpas e sem esmalte, cabelos limpos e protegidos com touca, barbas aparadas e uniformes bem limpos; 4. Manter o ambiente organizado, limpo e seco; 5. Retirar o lixo das lixeiras sempre que necessário (incluindo a noite), pois esses restos de alimentos atraem pragas;

30 6.Lavar e tampar lixeiras ao final do serviço; 7. Cuidado com os produtos de limpeza, estes são perigosos e não podem entrar em contato com os alimentos; 8. Lavar estrutura física da cozinha sempre que necessário; 9. Evitar fluxo cruzado dos alimentos com o lixo, pois podem contamina-lo; 10. Não fumar no local de trabalho; 11. Evitar de falar em cima dos alimentos;

31 ...E NUNCA SE ESQUECA... QUE VOCÊ É MUITO IMPORTANTE NESSE TRABALHO;

32 E como começar? OBRIGADA!!


Carregar ppt "Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica Capacitação de Recursos Humanos da Unidade Industrial do Hospital Geral de Brasília."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google