A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Higiene Pessoal. SAÚDE é o completo bem estar físico, mental e social do homem e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. SAÚDE e LIMPEZA são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Higiene Pessoal. SAÚDE é o completo bem estar físico, mental e social do homem e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. SAÚDE e LIMPEZA são."— Transcrição da apresentação:

1 Higiene Pessoal

2 SAÚDE é o completo bem estar físico, mental e social do homem e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. SAÚDE e LIMPEZA são coisas que andam sempre juntas. A higiene pessoal, além de ser uma exigência social, é uma condição de saúde. Certas partes exigem asseio e cuidados especiais por se acharem mais expostas a poeira ou em contato com objetos. Outras porque possuem maior número de glândulas sudoríparas. HÁBITOS DE HIGIENE

3 O BANHO E A PELE A pele é a primeira defesa do nosso corpo, pois além de protegê-lo elimina através dos poros o suor, que é formado de resíduos e substâncias inúteis e mesmo prejudiciais ao nosso organismo porque são tóxicas. Se essas substâncias não forem eliminadas, vão se acumulando e fechando os poros, impedindo a transpiração da pele, provocando o mau cheiro. O banho diário com água e sabonete é necessário, portanto, para remover as impurezas, micróbios e produtos residuais, permitindo que a pele respire. O banho, além de limpar o corpo, previne doenças, promove uma sensação de bem-estar, conforto, relaxamento dos nervos e estímulo da circulação. Devemos enxugar bem o corpo para impedir a instalação de micróbios e o surgimento de infecções em áreas úmidas e quentes (virilha, axilas, seios e pés). Complementa esta prática, o uso de toalhas e roupas limpas. Cada pessoa deve ter sua própria toalha, pois o uso comum de roupas de banho pode ocasionar doenças.

4 ASSEIO DO CABELO Devemos lavar a cabeça, no mínimo duas vezes por semana, utilizando água e sabão para evitar o aparecimento da caspa e dos piolhos. Os cabelos devem ser penteados ou escovados ao levantar, quando sair à rua e depois de tomar banho. É conveniente que cada um tenha o seu próprio pente e não emprestá-lo para outras pessoas.

5 ASSEIO DOS OLHOS E OUVIDOS Os olhos são partes muito sensíveis do nosso corpo, necessitando cuidados especiais: Lavar o rosto com água de boa qualidade, pois a água contaminada pode causar infecções nos olhos. Usar toalhas limpas e individuais para enxugar-se. Não esfregar os olhos com as mãos sujas. Os ouvidos devem ser limpos cada vez que tomamos banho. Os ouvidos das crianças devem ser examinados diariamente na hora do banho e serem bem limpos.

6 ASSEIO DO ROSTO O rosto deve ser lavado pelo menos duas vezes ao dia: ao levantar-se e antes de deitar-se, para retirar a poeira e o suor acumulado durante o dia.

7 ASSEIO DA BOCA A boca, porção inicial do tubo digestivo, por desempenhar importante função na digestão dos alimentos através da mastigação, deve ser mantida limpa, exigindo especial atenção para os dentes. Da higiene dos dentes também dependerá a saúde do nosso organismo. A limpeza dos dentes deve ser feita, diariamente, escovando-os com creme dental após as refeições, ao levantar-se e ao deitar-se. A falta de higiene bucal acarretam cáries,o mau hálito, a perda dos dentes e as dores de dente, além de serem o ponto de partida para outras doenças mais sérias. Devemos consultar o dentista pelo menos duas vezes por ano mesmo que, aparentemente, não existam cáries, pois a prevenção é o melhor remédio.

8 ASSEIO DAS MÃOS De todas as partes do corpo, as mãos são as que mais estão em contato com o mundo exterior. Elas permanecem sempre expostas a poeira e em contato constante com a sujeira e outros objetos como dinheiro, papéis, jornais, revistas e tudo o mais que nos cerca. Portanto, pratique o hábito de lavar as mãos: ao levantar-se e antes de deitar-se antes e depois das refeições antes de preparar os alimentos depois de ir ao banheiro depois de pegar em animais depois de estar em contato com pessoas doentes sempre que retornar da rua. Para o completo asseio das mãos, elas devem ser lavadas primeiro em água limpa, em seguida ensaboadas e depois enxaguadas. As unhas merecem cuidados especiais devendo ser aparadas semanalmente, lavadas e escovadas todos os dias.

9 ASSEIO DOS PÉS Os calçados, embora protejam os pés contra a sujeira, impedem ou dificultam o arejamento e a evaporação do suor. Por isso, devem ser lavados diariamente. Para evitar rachaduras e frieiras, os pés devem ser bem enxugados, principalmente, entre os dedos. As unhas devem ser cortadas periodicamente e os sapatos não devem ser apertados para evitar o desconforto e os problemas circulatórios. Devemos andar sempre calçados e, quando descalço, evitar pisar na terra e em águas paradas.

10 ASSEIO DOS ÓRGÃOS GENITAIS A higiene dos órgãos genitais deve ser feita em crianças e adultos, homens e mulheres, devendo ter o cuidado em lavá-los com água e sabonete, enxugando-os muito bem e utilizando cada um a sua toalha. Quando por uma razão muito especial não podemos tomar banho de corpo inteiro, devemos fazer, ao menos, uma lavagem externa dos genitais. O asseio dos órgãos genitais é fundamental, também, para a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis como a sífilis, gonorreia, herpes, e, câncer do cólon uterino. Portanto, é importante que após o ato sexual se proceda a higiene dos genitais masculino e feminino.

11 ASSEIO DO VESTUÁRIO O asseio da roupa ajuda a proteger a saúde. As roupas que usamos devem ser limpas para melhor proteger-nos contra doenças e para nos dar boa aparência. Roupa limpa é aquela isenta de sujeiras, bem passada e em condições de uso. Roupa bem lavada é aquela que se lava com água boa, sabão ou detergente, leva-se ao sol para quarar, enxágua-se em duas ou três águas e seca-se ao ar livre. Roupa bem passada é aquela que se passa à ferro, não só para deixá-la mais apresentável, como também para eliminar os germens. Roupa bem guardada: nas gavetas, em guarda-roupas arejados e protegidos para evitar a penetração de traças, aranhas, baratas, etc. Roupa adequada é aquela que satisfaz às seguintes exigências: fácil limpeza, permeabilidade e cor, segundo a temperatura ambiente, tamanho e qualidade apropriados. As roupas de cama e de banho devem ser trocadas semanalmente, lavadas com água limpa e sabão para depois serem bem passadas e guardadas.

12 A HIGIENE AO COMER E AO BEBER A higiene ao comer e ao beber deve ser feita para prevenir doenças. Os alimentos, em geral, devem ser protegidos do pó, insetos, etc. Mantenha-os cobertos. Antes de comer uma fruta, lave-a bem. Não deixe as crianças comerem qualquer alimento que caiu no chão, antes de lavá-lo muito bem. Não coma alimento enlatado se a lata estiver estufada ou esguichar líquido ao abri-la. Os alimentos, principalmente, os que são ingeridos crus, devem ser cuidadosamente lavados

13 LIMPEZA DA HABITAÇÃO A limpeza da habitação dá conforto e mais saúde. No asseio da casa temos a observar: varredura diária, retirada do pó, limpeza e desinfecção das instalações sanitárias, facilidade para penetração do sol, renovação do ar, ausência de água parada, de despejos e dejetos, proteção contra a entrada de animais e conservação interna e externa. A varredura é a retirada real da sujeira do chão; deve ser acompanhada da limpeza dos móveis com pano úmido. As instalações sanitárias devem ser bem limpas, lavadas diariamente e conservadas fechadas. As portas e janelas devem ser diariamente abertas de modo a permitir a entrada do sol e a renovação do ar. Água parada, despejos e dejetos (lixo), devem ser evitados pois facilitam a proliferação de insetos. Deve-se evitar a permanência de animais nas proximidades da casa e especialmente no seu interior.

14 LIMPEZA DO TERRENO Devemos varrer sempre o terreno. Evite jogar lixo pelo chão ou cacos de vidro, pois podem trazer sérios problemas. O lixo acumulado atrai ratos, moscas e baratas. Assim, devemos combatê-los através da limpeza diária. O destino do lixo é muito importante pois ele representa uma séria ameaça à saúde do homem. Os cuidados com o lixo começam dentro de casa, não deixando que ele se acumule. Deve ser colocado me latas com tampas para evitar problemas. A mosca é um inseto perigoso porque serve de veículo a uma série de doenças, tais como: febre tifóide, verminose, hepatite, doenças de pele e outras infecções. Os agentes dessas doenças e as sujeiras são transportados pelas patas e boca (tromba) das moscas. O lixo é um material onde há um acúmulo desses agentes e onde as moscas proliferem. A mosca, pousando no lixo e depois nos alimentos, transfere para esses os agentes causadores de doenças. Mantenha a lata de lixo fechada e os alimentos cobertos. Evite o acúmulo de lixo ao redor da casa.


Carregar ppt "Higiene Pessoal. SAÚDE é o completo bem estar físico, mental e social do homem e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. SAÚDE e LIMPEZA são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google