A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde

2 Viva Saudável Cuidados de Higiene

3 Higiene Alimentar Não deixes os alimentos ao Sol, nem os comas
Lava sempre bem os alimentos crus (frutos, legumes, etc.) Não deixes os alimentos ao Sol, nem os comas Guarda os iogurtes, leite e outros alimentos no frigorífico Come diariamente iogurtes, frutos, queijo, legumes, peixe, carne e pão, bebe leite, água e sumos naturais Não comas muitos doces, chocolates ou guloseimas

4 Lava sempre as mãos antes e depois de comeres!!!
Higiene Alimentar Não coloques os alimentos em locais sujos. Come sempre em locais limpos Mastiga bem os alimentos, com a boca fechada, e devagar Come a horas certas Lava sempre as mãos antes e depois de comeres!!! Não te esqueças que também deves lavar os teus dentinhos depois das refeições!!!

5 Higiene Corporal Tomar banho é muito importante porque:
Retira a sujidade Retira os maus cheiros Ajuda a ficares relaxado

6 O IDEAL É QUE TOMES BANHO
Higiene Corporal O IDEAL É QUE TOMES BANHO TODOS OS DIAS. Deves lavar SEMPRE: Cara Mãos Axilas Genitais Pés (entre os dedos) Cabelo (se sujo ou oleoso) Usando um sabão e champô para o cabelo

7 Higiene Corporal DEPOIS DO BANHO, DEVES:
Secar muito bem o corpo, principalmente, nas pregas do corpo, genitais, dedos dos pés e cabelo. DEVES, AINDA: Mudar de roupa interior todos os dias e vestir roupa adequada ao clima.

8 MANTÉM AS UNHAS CURTAS E LIMPAS.
Higiene Corporal NUNCA TE ESQUEÇAS DE: LAVAR SEMPRE AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO: Depois de ir à casa de banho Quando estiverem sujas Antes e depois de comer MANTÉM AS UNHAS CURTAS E LIMPAS.

9 Higiene Corporal Quando vais à casa de banho deves:
Limpar-te com papel higiénico da frente para trás Puxar o autoclismo Lavar as mãos

10 O Piolho É um insecto pequeno Não voa Alimenta-se de sangue humano
Não pula Multiplica-se rapidamente, originando as lêndeas

11 O Piolho Sinais de alerta Comichão intensa na cabeça
Presença de lêndeas, presas ao cabelo Feridas e infecções nos locais da picada

12 O Piolho Como prevenir? Lava e vigia a tua cabeça com frequência
Não uses roupa ou objectos de outras pessoas Usa repelente em ambientes de risco Passa com frequência o pente fino pelo cabelo

13 Higiene Oral

14 Higiene Oral O QUE PODE FAZER MAL AOS DENTES?
Os dentes são muito importantes por isso têm de ser bem protegidos contra tudo o que lhes possa fazer mal. O QUE PODE FAZER MAL AOS DENTES? Quando comes, os restos de comida que ficam na tua boca agarrados aos dentes, misturam-se com a saliva. Depois as bactérias utilizam essa mistura para te estragar os dentes. À mistura dos restos dos alimentos com a saliva e as bactérias chama-se Placa Bacteriana.

15 Higiene Oral A placa bacteriana quando não é retirada pode provocar doenças na boca como a gengivite e a cárie dentária Gengiva Saudável Gengiva com Gengivite Quando a placa bacteriana fica acumulada na tua gengiva, ela fica doente - tem gengivite - e começa a ficar vermelha, inchada e pode sangrar.

16 Higiene Oral A CÁRIE DENTÁRIA
Quando comemos coisas doces o açúcar vai juntar-se às bactérias da placa bacteriana, formando-se um ácido que vai atacar os nossos dentes levando à formação de cárie dentária.

17 Higiene Oral A PREVENÇÃO Para evitar as doenças provocadas pela placa
bacteriana devemos fazer um conjunto de coisas. A isso chama-se a prevenção. Prevenção das doenças orais: A ESCOVAGEM O DENTISTA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

18 Higiene Oral Como Lavar os Dentes? 1º- LAVAR OS OS DENTES POR FORA
3º- A SEGUIR AS PARTES QUE MASTIGAM 2º- LAVAR OS OS DENTES POR DENTRO 4º-POR FIM ESCOVAR A LÍNGUA

19 Depois de comer e antes de ir dormir.
Higiene Oral Os dentes devem ser lavados sempre: Depois de comer e antes de ir dormir. A tua Escova de Dentes é muito importante, e ela deve: Ter o tamanho certo para a tua boca Ter os pêlos todos à mesma altura Ser só tua Ser guardada com os pêlos voltados para cima, para poder secar Estar sempre limpa Ser macia e ser substituída de 3 em 3 meses

20 Higiene Oral O FIO DENTÁRIO
O fio dentário deve ser usado para retirar a placa bacteriana dos espaços entre os dentes, onde os pêlos da escova não chegam. A maneira correcta de fazer o fio dentário é a seguinte: Enrolas o fio nos dedos médios, e deixas um pouco de fio entre os dedos Deixa um pouco de fio, para passar entre os dentes Passa com o fio entre os dentes

21 Higiene Oral O DENTISTA Deves visitar o teu dentista
regularmente para ver se está tudo bem com os teus dentes. Não te esqueças de seguir sempre as suas indicações.

22 Higiene Oral ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

23 Higiene social Direito à educação Direito a ser amado e protegido
As crianças também têm direitos Direito à saúde Direito à educação Direito a ser amado e protegido Direito a ………… Nunca te esqueças que também tens deveres para com a sociedade

24 Higiene Social Respeitar os teus pais
Respeitar os teus professores e colegas Respeitar o ambiente Respeitar os animais Ouvir os mais velhos com atençao

25 Higiene Social a tudo isto chamamos CIDADANIA Cidadania existe quando tu aprenderes a viver em harmonia com todos e também contigo

26 Higiene Social Este é o teu pequeno mundo. Respeita-o e todos os que contigo aqui habitam. Se respeitares a tua escola, os teus amigos e os teus professores serás um bom cidadão.

27 Colégio de S. Teotónio

28 Fim

29 Jogo

30 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
A – Antes de comer devo sempre lavar muito bem as mãos; B – Não é preciso lavar sempre as mãos antes de comer; C – Gosto de brincar com a água.

31 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
A – Devo lavar as frutas antes de as comer; B – Não as lavo porque parecem limpas; C – Como tenho muita fome não tenho tempo para as lavar.

32 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
Quando estou à mesa devo: A – Mastigar rapidamente, porque quero ir brincar e estudar; B – Mastigar bem e comer devagar; C – Gosto de comer com a boca aberta.

33 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
A – Devo sempre arrumar os alimentos no frigorífico; B – Como está frio os alimentos não se estragam; C – Não tenho tempo para os arrumar.

34 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
A – Devo andar com a mesma roupa 2 a 3 vezes seguidas na mesma semana; B – Devo mudar frequentemente de roupa e utilizar roupa adequada ao tempo.

35 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
Quando vou à casa de banho devo: A – Puxar o autoclismo e lavar as mãos; B – Brincar com o papel higiénico; C – Não esquecer de puxar o autoclismo.

36 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
Porque devo de tomar banho com frequência? A – Porque gosto de brincar na água; B – Para ficar limpo e sem cheiros; C – Porque assim fico mais bonito (a).

37 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
Se tiver piolhos devo: A – Lavar e vigiar a cabeça muitas vezes; B – Usar roupas ou objectos de outros meninos.

38 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
Os chocolates fazem bem aos dentes? A – Sim, porque são muito saborosos; B – Não, porque provocam cáries.

39 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
A – Devo lavar os dentes uma vez por dia; B – Devo lavar os dentes só depois de acordar e antes de ir par a cama; C – Devo lavar os dentes depois de todas as refeições e antes de ir dormir.

40 Escolhe a regra de higiene que mais esteja de acordo:
Como posso prevenir a cárie dentária? A – Como muitos chocolates, mas vou frequentemente ao dentista; B – Lavo bem os dentes e vou frequentemente ao dentista.


Carregar ppt "Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google