A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS

2 HOSPITAL GERAL DE BRASÍLIA HGeB Odontoclínica- Clínica de Odontopediatria 1º TEN ISABEL 2º TEN ANA FLÁVIA

3 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS

4 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Para que servem os dentes ? Falar Comer Sorrir

5 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Tipos de Dentes Os incisivos servem para: CORTAR

6 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Tipos de Dentes Os CANINOS servem para: RASGAR

7 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Tipos de Dentes Os PRÉ-MOLARES servem para: TRITURAR

8 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Tipos de Dentes Os MOLARES servem para: MOER

9 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Como são os dentes? O DENTE Por Fora Por Dentro

10 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Você sabia??? Existem dentes que vão cair, para depois nascerem outros mais fortes; Os primeiros são os DENTES DE LEITE; Os que nascem depois são os DENTES PERMANENTES.

11 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS DENTES DE LEITE Mais ou menos aos seis meses de idade começam a nascer os primeiros dentes de leite; Aos três anos a dentição de leite está completa, com vinte dentes.

12 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS DENTES PERMANENTES Aos seis anos nasce o primeiro molar permanente; Até os dezoito anos, você terá trinta e dois dentes permanentes.

13 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS PLACA BACTERIANA Na boca existem bichinhos que se chamam bactérias; As bactérias se alimentam dos restos dos alimentos que nós próprios ingerimos.

14 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS PLACA BACTERIANA Se não removida, esta placa fica espessa e pegajosa, formando uma massinha branca nos dentes.

15 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS GENGIVITE Quando a placa bacteriana fica acumulada próxima à gengiva, esta fica avermelhada, inchada, podendo até sangrar. Gengiva saudável Gengivite

16 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS O que é cárie? A cárie é uma doença bacteriana, infecciosa e transmissível que pode ocorrer a partir da erupção dos primeiros dentes.

17 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS O que é cárie? A cárie é uma doença multifatorial: Dieta; Microbiota; Hospedeiro; Tempo.

18 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Por que tratar os Dentes de Leite? O dente de leite prepara o caminho para a erupção do dente permanente; Dentes saudáveis proporcionam uma mastigação e deglutição adequadas dos alimentos;

19 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Por que tratar os Dentes de Leite? Dente de leite infeccionado poderá acarretar uma má-formação do dente permanente;

20 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Por que tratar os Dentes de Leite? Crianças esteticamente comprometidas têm maior dificuldade de comunicação e integração social.

21 PREVENÇÃO Para evitar as doenças provocadas pela placa bacteriana devemos fazer um conjunto de coisas. A isso chama-se prevenção: Controle da dieta; Higienização; Visitas regulares ao dentista.

22 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Quando chegar a hora das refeições tente comer de tudo; Assim, você e seus dentes vão ficar fortes e com muita saúde!! Controle da Dieta

23 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS O melhor para você é comer frutas, verduras, queijos, carnes, arroz, feijão, beber leite e muitas coisas gostosas que as bactérias não gostam e fazem bem à sua saúde!!!! Controle da Dieta

24 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS É bom comer menos doce, já que as bactérias gostam tanto dele; Outras coisas que elas adoram, são refrigerantes e salgadinhos, por que tem açúcar também. Controle da Dieta

25 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS Combine com o papai ou mamãe uma hora do dia ou dia da semana (por exemplo, sábado à tarde), para comer seus doces preferidos, e não coma mais nos outros horários; Controle da Dieta

26 ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS As bactérias não vão ter muito o que comer, vão ficar fracas e não vão sujar os seus dentes. Controle da Dieta

27 NÃO DESCUIDE DE SUA HIGIENE ORAL !!!! A sua escova de dentes é muito importante, e deve: Ter o tamanho certo para a sua boca; Ser só sua ;

28 NÃO DESCUIDE DE SUA HIGIENE ORAL !!!! A sua escova de dentes é muito importante, e deve: Ser guardada com as cerdas voltados para cima, para poder secar; Estar sempre limpa ; Ser macia ;

29 NÃO DESCUIDE DE SUA HIGIENE ORAL !!!! Os dentes devem ser higienizados sempre: depois de comer e antes de ir dormir.

30 NÃO DESCUIDE DE SUA HIGIENE ORAL !!!!

31 NÃO DESCUIDE DE SUA HIGIENE ORAL !!!! O fio dental deve ser usado para retirar a placa bacteriana dos espaços entre os dentes, onde as cerdas da escova não alcançam.

32 NÃO DESCUIDE DE SUA HIGIENE ORAL !!!!

33 Quem deve higienizar os dentes da criança? Após a idade pré- escolar a criança já possui coordenação motora suficiente para escovar os dentes sozinha, entretanto, deverá sempre ser supervisionada por um adulto. NÃO DESCUIDE DE SUA HIGIENE ORAL !!!!

34 Existe um amigo(a) que ajuda a ter os dentes fortes e bonitos: O(A) DENTISTA!!! O dentista ensina você a limpar os seus dentes direitinho!

35 NÃO DESCUIDE DE SUA HIGIENE ORAL !!!!

36 O uso de antibióticos enfraquece os dentes? Os medicamentos infantis são apresentados na forma de xaropes contendo grandes quantidades de açúcar, assim como os glóbulos homeopáticos.

37 O uso de antibióticos enfraquece os dentes? Enquanto durar o tratamento, redobre os cuidados com a higiene, escovando os dentes, sempre que for necessária uma dose de remédio.

38 O uso de antibióticos enfraquece os dentes? Não existe base científica para esta afirmação. Deve-se evitar o uso de TETRACICLINAS durante a fase de formação dos dentes(até 16 anos), para que não fiquem manchados.

39 O que fazer se...

40 TRAUMATISMO DENTÁRIO Em caso de avulsão (perda completa do dente), como devemos proceder: Localizar o dente; Nunca pegar o dente pela raiz; Lavar em soro fisiológico ou leite, sem esfregar a raiz;

41 TRAUMATISMO DENTÁRIO Em caso de avulsão (perda completa do dente), como devemos proceder: Siga uma das alternativas: Coloque o dente de volta no lugar Coloque o dente em um copo com leite ou com soro Coloque o dente na boca entre a bochecha e a gengiva

42 TRAUMATISMO DENTÁRIO Em caso de avulsão (perda completa do dente), como devemos proceder: Procure imediatamente tratamento dentário especializado, num período máximo de 2 horas.

43 TRAUMATISMO DENTÁRIO Em caso de avulsão traumática com sangramento, como devemos proceder: Sempre deve-se observar de onde vem o sangramento; O local do trauma (que estiver sangrando) deve ser comprimido com uma gaze ou pano limpo.

44 TRAUMATISMO DENTÁRIO Em caso de avulsão traumática com sangramento, como devemos proceder: Mesmo que o sangramento pare, deve- se procurar o dentista para o exame completo da cavidade bucal.

45 TRAUMATISMO DENTÁRIO O que fazer se seu dente quebrar? Ache o pedaço do dente; Coloque em um copo com água; O pedaço pode ser colado; Procure um dentista imediatamente.

46 Muito Obrigada !!!


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google