A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por: Karlla Siqueira Tristão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por: Karlla Siqueira Tristão"— Transcrição da apresentação:

1 Por: Karlla Siqueira Tristão
Saúde Bucal Por: Karlla Siqueira Tristão

2 O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar o que a falta de higienização pode causar para a saúde de sua boca, acreditando que a boca seja a porta de entrada de cada pessoa. Esse trabalho serve para ajudar as pessoas compreenderem que é possível ter uma boca saudável com cuidados diários, assim como: uso do flúor, escovação correta da boca e língua e uso do fio dental.

3 Algumas doenças: Gengivite Afta Carie Placa bacteriana Tártaro

4 Gengivite: É uma doença causada pela placa bacteriana que, assim como a cárie, ataca grande parte da população. Trata-se de uma inflamação dos tecidos gengivais, podendo ser aguda (pouco comuns) ou crônica, a forma mais comum, principalmente, em indivíduos mais idosos. Sintomas  Os sintomas principais da gengivite são; sangramento espontâneo ou provocado, alteração da cor da gengiva, ficando com cor avermelhada, inchaço, edema, perda da textura. 

5 Afta: São ferimentos na mucosa, de coloração branca e avermelhadas ao redor. Não existe uma causa específica para seu aparecimento e podem ser consideradas uma alteração no sistema imunológico. Duram de uma a duas semanas. Caracteriza-se por erosões dolorosas na superfície interna da cavidade oral, causando lesão aberta no tecido epitelial, atingindo o tecido conjuntivo, expondo terminações nervosas, desencadeando um processo inflamatório de intensidade leve ou moderada e crônica, se não tratada. 

6 Carie: A Cárie é a descalcificação de uma parte do dente provocada por ácidos orgânicos.  A cárie é considerada uma doença infecto- contagiosa degenerativa, seu principal agente etiológico é o Estreptococus mutans.  Tratamento A cárie precisa ser retirada, para isso o dentista remove o tecido cariado preenchendo a cavidade (o pequeno “buraco”) com uma resina composta ou algum material como o amálgama de prata, o dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo. 

7 Placa bacteriana: Placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, formada por açúcares e bactérias, que se forma sobre os dentes. Por termos bactérias presentes a todo instante na nossa boca, é impossível após uma refeição e sem a devida limpeza não sentir uma camada sobre os dentes.  As bactérias aproveitam os restos de alimentos, que permanecem sobre os dentes e saliva, e retiram deles os nutrientes que precisam para se desenvolver. A placa, por sua vez, libera um ácido que ataca o dente deixando-o sem proteção e de fácil acesso à carie.

8 Tártaro: O tártaro ocorre quando a placa (que é o acúmulo de bactérias sobre o dente) não é retirada e acaba calcificando, ou seja, endurecendo.  Além disso, ele também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. O tártaro dá à placa bacteriana espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode ocasionar problemas mais sérios como as cáries e a gengivite.  Como evitar o Tártaro? A forma mais eficaz de combatê-lo é a escovação diária, após as refeições, e o uso do fio dental.  É de extrema importância não deixar a placa se calcificar. Se isso acontece, o tártaro se forma e fica impossível removê-lo apenas com a higienização. Somente um dentista é capacitado para removê-lo

9 Conclusão: Nesse trabalho abordamos o assunto “Saúde Bucal”, um assunto muito comentado, pois a saúde da sua boca importa muito para todos, falamos sobre os principais modos de limpeza bucal, e sobre algumas das principais doenças causadas pela má higienização. E concluímos que, é importante informar para todos as importâncias de uma boa higienização bucal, que a saúde de sua boca é de extrema importância.


Carregar ppt "Por: Karlla Siqueira Tristão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google