A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E SCOLA S EAC – EAD D ISCIPLINA : INFORMÁTICA A PLICADA I P ROFESSOR : N ILZO MACHADO A LUNA : C ATIELI F. DE S OUZA Como cuidar bem dos seus dentes:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E SCOLA S EAC – EAD D ISCIPLINA : INFORMÁTICA A PLICADA I P ROFESSOR : N ILZO MACHADO A LUNA : C ATIELI F. DE S OUZA Como cuidar bem dos seus dentes:"— Transcrição da apresentação:

1

2 E SCOLA S EAC – EAD D ISCIPLINA : INFORMÁTICA A PLICADA I P ROFESSOR : N ILZO MACHADO A LUNA : C ATIELI F. DE S OUZA Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação

3 E SCOVAÇÃO X P REVENÇÃO A maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma correta escovação e uso do fio dental, Ao adotar hábitos simples no dia dia pode-se evitar muitos problemas bucais. Porem muitas vezes existem muitas duvidas referente a correta maneira de fazer a escovação dentaria.

4 P REVENÇÃOPrevenção A prevenção baseia-se em Correta higienização com escova e fio dental; Consumo inteligente do açúcar; Uso correto de flúor, para fortalecer os dentes; Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista

5 E SCOVAÇÃO

6  Pontas arredondadas para não ferir a gengiva;  Cerdas de nylon macias e agrupadas em tufos;  Superfície da parte ativa plana;  Cabeça pequena para alcançar até os últimos dentes. Q UAL É A ESCOVA IDEAL ?? Importante: Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;

7 Q UANDO É A HORA DE TROCAR A ESCOVA ? Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam "amassadas" e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova.

8 A escolha adequada do creme dental é feita individualmente para cada pessoa, por isso consulte seu dentista. Observe sempre se possui flúor em sua composição. Utilize uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) para a escovação. Q UANTIDADE DE CREME DENTAL. Obs.: Não engula a pasta de dente durante ou após a escovação. O flúor pode ser tóxico se ingerido em grande quantidade

9 Q UANDO ESCOVAR OS DENTES ? Escove os dentes ao acordar, isto é um hábito bastante saudável pois ajuda você a enfrentar o dia com mais disposição e um hálito melhor pela manhã. Além disso, procure escovar os dentes sempre após as principais refeições. Ou pelo menos antes de dormir (a escovação mais importante), pois durante a noite o acúmulo de placa bacteriana é maior, devido à redução da quantidade de saliva (que "limpa" a placa), disponível na boca durante a noite Quando devo escovar os dentes???

10 T ÉCNICA PARA ESCOVAÇÃO Dentes Superiores Inicie pelos últimos dentes de cima, do lado direito e pela superfície interna seguindo até o lado esquerdo (movimento de "varrer" ). Passe à superfície externa dos dentes, iniciando agora pelo lado esquerdo e terminando no direito (movimento de "varrer"). Ainda do lado direito, escove atrás dos últimos dentes e passe a escovar a superfície mastigatória dos dentes até o lado esquerdo. Ao chegar do lado esquerdo, escove atrás dos últimos dentes (movimento de vai-vêm).

11 E SCOVAR A LÍNGUA TAMBÉM É IMPORTANTE Movimento de "Varrer": Inicialmente, os movimentos devem ser feitos como se você estivesse varrendo a placa bacteriana da gengiva para os dentes. Para isso, a escova deve ser colocada inicialmente inclinada junto ao dente e pressionada levemente para limpar o sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva). A seguir, com movimento de rotação "varre-se" a placa bacteriana para fora do dente. Movimento de "Varrer": Inicialmente, os movimentos devem ser feitos como se você estivesse varrendo a placa bacteriana da gengiva para os dentes. Para isso, a escova deve ser colocada inicialmente inclinada junto ao dente e pressionada levemente para limpar o sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva). A seguir, com movimento de rotação "varre-se" a placa bacteriana para fora do dente. Movimento de "Vai-Vêm": Quando estiver escovando as superfícies mastigatórias use o movimento de "vai-vem" esfregando a superfície dental para frente e para trás e escove atrás dos últimos dentes. Movimento de "Vai-Vêm": Quando estiver escovando as superfícies mastigatórias use o movimento de "vai-vem" esfregando a superfície dental para frente e para trás e escove atrás dos últimos dentes. Deve-se repetir os movimentos de 5 a 10 vezes por grupo dental, conforme a maior ou menor tendência de acúmulo de placa bacteriana, indicada pela revelação de placa. Insista com mais movimentos nas regiões onde o acúmulo de placa é maior. Deve-se repetir os movimentos de 5 a 10 vezes por grupo dental, conforme a maior ou menor tendência de acúmulo de placa bacteriana, indicada pela revelação de placa. Insista com mais movimentos nas regiões onde o acúmulo de placa é maior.

12 U SO DO FIO DENTAL Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental. Você deve usar o fio dental diariamente, antes da última escovação noturna. O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados pela cárie e merecem cuidado especial

13 F LÚOR  Existem três fatores que devem estar presentes para que ocorram as cáries:  Placa bacteriana;  Açúcar, para que a placa bacteriana prolifere;  Dente pouco resistente. o Para evitar a cárie, portanto, além de remover a placa bacteriana (escovação e uso de fio dental) e de evitar o consumo frequente de açúcar, pode-se utilizar o flúor que atua fortalecendo os dentes. O flúor é uma substância que deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que podem provocar cárie.

14 F ORMAS DE APLICAÇÃO DO FLÚOR Flúor na água de abastecimento da cidade; Flúor nas pastas de dente; Bochechos (diários ou semanais); Aplicação tópica pelo dentista (flúor em gel);

15 Cuidando de seus dentes e gengivas você estará conservando sua saúde e bem estar, pois com bons dentes e bom hálito é muito mais fácil se relacionar com as pessoas ao seu redor,sua autoestima melhora e consequentemente sua vida também. SORRIA SEMPRE!!!!! Sorria Sempre!


Carregar ppt "E SCOLA S EAC – EAD D ISCIPLINA : INFORMÁTICA A PLICADA I P ROFESSOR : N ILZO MACHADO A LUNA : C ATIELI F. DE S OUZA Como cuidar bem dos seus dentes:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google