A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3 anos e é composta por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3 anos e é composta por."— Transcrição da apresentação:

1

2 No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3 anos e é composta por 20 dentes. A 2º é a dos dentes permanentes, que é formada dos 6 aos 12 anos, nessa fase os dentes de leite começam a cair para dar espaço aos dentes permanentes. Quando a dentição permanente está completa com os 32 dentes, percebemos que cada dente possui uma função especifica: os dentes incisivos, são usados para cortar os alimentos, os caninos, rasgam e os molares e pré molares, trituram e controlam a quantidade que será ingerida.

3 O dente é uma estrutura dura, saliente e com um tom esbranquiçado. É composto basicamente de coroa e raiz. Para entender melhor, pense assim, quando abrimos a boca e sorrimos, a parte que fica pra fora da gengiva ou o que enxergamos é a coroa, já a raiz fica na parte interna, abaixo da gengiva e está envolvida pelo osso alveolar. A raiz tem cerca de 2/3 do tamanho total do dente, e sua função e sustentar e manter os dentes fixos.

4 : Partes que formam a coroa e a raiz : 1. ESMALTE: É a camada mais externa. 2. DENTINA : É o tecido que vem logo abaixo do esmalte. A dentina é sensível, mesmo quando não existe cárie. 3. POLPA: Tecido mole que fica no centro do dente, é formado por vasos e nervos que emitem sinais diretos para o cérebro; quando a destruição chega nesta área, a dor é mais forte e intensa. 4. CEMENTO: Fina camada que cobre a raiz do dente, protegendo-a na qual as fibras do ligamento periodontal se inserem para ligar o dente ao osso. É considerada a parte mais macia da estrutura dentária. 5. LIGAMENTO PERIODONTAL : È formado pelas fibras do tecido conjuntivo. Sua função é amortecer a mordida e ligar o dente ao osso. 6. OSSO ALVEOLAR : é o tecido ósseo que envolve o dente. 7. GENGIVA : É a parte que enxergamos (vermelha ou rosa) quando olhamos para os dentes. Uma correta escovação prevenirá o aparecimento da gengivite.

5 A cárie é uma doença cujo aparecimento de desenvolvimento depende da presença de bactérias, mas, também do comportamento de saúde do indivíduo. Assim, os cuidados com a saúde geral, hábitos alimentares, aspectos culturais são fatores importantes quando se quer prevenir a cárie, ou tratá-la. Na cavidade bucal ocorre, sempre, a trica de minerais entre a saliva e o dente. Se essa troca favorece a saliva, mais minerais serão perdidos pelo dente, podendo levar ao aparecimento de manchas brancas ou de cavidades: esse é o processo de cárie. Quimicamente falando a cárie é a perda de cálcio e fosfato do dente para o meio bucal e alguns íons como o fluoreto, presente nos cremes e géis dentais, na água fluoretada e em produtos odontológicos, podendo contribuir para recuperar essa perda, promovendo um processo de remineralização. Os principais protagonistas para a ocorrência da cárie são: As bactérias, os carboidratos, e o hospedeiro.

6 CÁRIE INCIPIENTE: O primeiro sinal visível da cárie são as manchas brancas. Nesta fase inicial ainda não existe formação de cavidades de cárie. Assim a mancha, ao ser remineralizada (uso de fluoreto), não necessitará de restauração.

7

8

9

10 LESÕES CARIOSAS EM DENTIÇÃO DECÍDUA. CRIANÇA COM DENTIÇÃO DECÍDUA SAUDÁVEL.

11 O TERMO CÁRIE VEM DO LATIM E SIGINIFICA “APODRECIDO” A DOR DE DENTE CAUSADA PELA CÁRIE É UM MISTÉRIO QUE TENTAM DESVENDAR DESDE A IDADE DA PEDRA; É ISSO MESMO, OS DENTES APODRECIDOS VÊM ACOMPANHANDO A HISTÓRIA DO HOMEM. A CÁRIE PODE DSTRUIR UM DENTE DE UMA FORMA RELATIVAMENTE RÁPIDA EM UM INDIVIDUO VIVO, MAS NÃO HÁ DESTRUIÇÃO EM UM INDIVÍDUO MORTO. GRAÇAS A ISSO, FOI POSSÍVEL REGISTRAR A AÇÃO DA CÁRIE EM DIVERSAS CIVILIZAÇÕES E ENTENDER MELHOR AS CAUSAS DA CÁRIE DENTÁRIA.

12 1. Use creme dental com fluoreto, escovando com cuidado todas as faces dos dentes. O fluoreto torna o esmalte dos dentes mais resistente ao ataque ácido, inclusive ajudando a reverter lesões iniciais antes que se tornem cavidades de cárie; 2. Evite o consumo de doces e alimentos açucarados principalmente entre as refeições e durante o sono; 3. Alimentos fibrosos e ricos em proteínas indicam baixas incidências de formação da cárie dental; 4. Visite regularmente seu dentista e não deixe de seguir as orientações dele para uma boa saúde bucal.


Carregar ppt "No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3 anos e é composta por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google