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Curso de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Financiamento: Fundo Nacional de Saúde e Ministério da Saúde.

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2 Curso de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Financiamento: Fundo Nacional de Saúde e Ministério da Saúde Higiene e Educação Alimentar e Nutricional

3 Alimentação Saudável é preciso higiene Qualidade, Higiene e Segurança na Produção de Alimentos Higiene Saúde

4 Quando os alimentos são feitos de forma errada, ao invés de trazer saúde, eles podem gerar doenças!!!!!!

5 Cuidados na hora de preparar os alimentos: Higiene dos alimentos Higiene pessoal Higiene do ambiente e dos utensílios Cuidados com o lixo

6 Higiene dos Alimentos A Falta De Cuidado Pode : Contaminar o alimento: DOENÇAS DE ORIGEM ALIMENTAR Estragar o alimento: DESPERDÍCIO

7 Higiene dos alimentos: Tipos de contaminação que podem atingir o alimento:

8 Higiene dos alimentos

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10 Higiene dos Alimentos Os microrganismos Bactérias Vírus Fungos Estão presentes em toda parte Contaminar o alimento Colocando em risco a vida e a saúde de todos

11 A água é um importante meio de contaminação dos alimentos A água a ser utilizada no preparo dos alimentos deve ser de boa qualidade Usar água potável, fervida ou filtrada Higienizar a caixa dágua de 6 em 6 meses Higiene dos alimentos

12 Produtos de Higiene: ProdutoFinalidade Sanitizante - Hipoclorito de sódio Sanitizante de vegetais e frutas / ambiente, equipamentos, móveis e utensílios Sabão em póLimpeza do ambiente – pisos, paredes DetergenteLimpeza de bandejas, pratos, etc. Higiene dos alimentos

13 Higiene dos Alimentos Preparo da Solução Clorada – alimentos: Identificar uma água sanitária própria para uso em alimentos (composição: apenas hipoclorito de sódio e água) na concentração de 2% de cloro ativo; Preparar a solução clorada

14 Preparo da Solução Clorada – alimentos: 10 litros de água tratada + 100ml de água sanitária ou 1 litro de água tratada + 1 colher de sopa de água sanitária (2% de cloro) Obs: 1 litro = 5 copos americanos cheios de água Higiene dos alimentos

15 Frutas e Vegetais 1. Lavar as verduras, folha por folha, e os legumes e frutas, um a um, em água corrente e potável 2. Retirar as partes estragadas 3. Mergulhá-los inteiros e com casca em solução clorada 4. Enxaguar em água corrente e potável 5. Descascar e picar os alimentos de acordo com a preparação planejada, utilizando previamente utensílios higienizados e desinfetados Higiene dos alimentos

16 Cereais e Leguminosas Escolher à seco Lavar em água corrente Levar ao fogo

17 Higiene dos alimentos Carnes Retirar pequenas porções do refrigerador; Evitar manipular demasiadamente o alimento; Deixar sob refrigeração até o momento do preparo; Carnes congeladas descongelar sob refrigeração;

18 Higiene dos alimentos Ovos Lavar em água corrente e potável, um a um, somente no momento em que serão usados. Quebrar um a um separadamente e depois adicioná-lo a preparação. Não servir alimentos onde os ovos permanecem crus. Utilizar maionese industrializada. Não preparar ovos com gemas moles. Ovo cozido deixar que fique cozinhando por 7 min. após levantar fervura

19 Higiene dos Alimentos Alimentos Embalados Lave as latas e caixinhas dos alimentos (leite) com bucha e sabão e enxágüe bem

20 Depois de pronto, o alimento deve permanecer coberto com tampas ou filme plástico enquanto espera para ser servido. Nunca com panos de pratos. Higiene dos Alimentos Atenção com as temperaturas!

21 Banho diário Manter o cabelo limpo e preso Unhas curtas, limpas e sem esmaltes Escovar os dentes após as refeições Higiene Pessoal

22 Trocar as roupas sempre que estiverem sujas Não fumar, comer ou mascar goma ou fumo durante o preparo dos alimentos Não usar acessórios e bijuterias Lavar sempre as mãos Higiene Pessoal

23 Higiene das Mãos As mãos deverão ser lavadas: Antes de iniciar o preparo dos alimentos Após a remoção ou troca do lixo Após manusear alimentos crus Após fumar Após levar as mãos aos cabelos Após assoar o nariz Sempre que mudar de atividade Higiene Pessoal

24 Após usar materiais de limpeza Após tocar em sacarias, caixas, garrafas ou sapatos Após tocar em alimentos não higienizados ou crus Após comer Após usar o sanitário Após usar o telefone Higiene das Mãos As mãos deverão ser lavadas: Higiene Pessoal

25 Molhar as mãos com bastante água Usar sabão Esfregar bem as mãos e antebraços Enxaguar com água Deixar secar naturalmente ou utilizar pano limpo e seco Higiene das Mãos Como lavar as mãos corretamente? Higiene Pessoal

26 Higiene durante o manuseio de alimentos: Não enxugar as mãos na roupa Não falar, cantar, assobiar, tossir, espirrar enquanto estiver preparando os alimentos Não usar equipamentos e utensílios sujos Não deixar material de limpeza próximo aos alimentos Higiene Pessoal

27 Não experimentar alimentos com as mãos Não enxugar o suor com as mãos, pano ou qualquer outra peça da vestimenta Não manipular dinheiro Higiene durante o trabalho: Higiene Pessoal

28 A falta de limpeza ou a higienização inadequada atrai animais e insetos Devemos manter o ambiente sempre limpo e agradável Higiene do Ambiente

29 Produtos de Higiene ProdutoFinalidade DetergenteLimpeza de bandejas, pratos, etc. Sabão em póLimpeza do ambiente – pisos, paredes Sanitizante - Hipoclorito de sódio Sanitizante de vegetais e frutas / ambiente, equipamentos, móveis e utensílios Obs: Nunca misture os produtos de limpeza! Higiene do Ambiente

30 Higienização do ambiente 1º passo utilize água e sabão ou detergente para remover os restos de alimentos, a gordura e sujeiras do ambiente 2º passo enxaguar 3º passo desinfetar o ambiente usando solução clorada Higiene do Ambiente

31 Preparo da Solução Clorada - ambiente Uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água limpa ou 100 ml água sanitária para 10 litros de água limpa. Utilizar água sanitária com 2% de cloro Higiene do Ambiente

32 Importante A desinfecção com a solução clorada pode ser feita borrifando a superfície, ou deixar o utensílio de molho por 2 minutos; Somente reutilizar 15 minutos depois; Após o uso de panos de cozinha, lavá-los e fervê-los. Usar sempre panos secos e limpos, trocando-os quando necessário.

33 Piso: O piso deverá ser esfregado diariamente com água e sabão e limpo durante as atividades do dia sempre que necessário Higiene do Ambiente

34 Azulejos das paredes: Próximo às bancadas - Diariamente: Esfregar com detergente e bucha Enxaguar com água corrente (cuidado com as tomadas e equipamentos elétricos!!!) Secagem natural Todas as paredes – Semanalmente Higiene do Ambiente

35 Higiene dos utensílios Os talheres e vasilhames devem ser bem lavados, secos naturalmente e guardados longe de material de limpeza e animais.

36 O que fazer com o lixo? Usar recipientes fechados Evitar que o lixo transborde Manter os recipientes sempre com tampa Usar sacos para lixo dentro do recipiente Manter os recipientes sempre limpos Recolhimento o mais rápido possível Higiene do Ambiente

37 EDUCAÇÃO NUTRICIONAL A Educação Nutricional compete em desenvolver estratégias sistematizadas para impulsionar a cultura e a valorização da alimentação, concebidas no reconhecimento da necessidade de respeitar, mas também modificar crenças, valores, atitudes, representações, práticas e relações sociais que se estabelecem em torno da alimentação. Visa-se o acesso econômico e social a uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada, que atenda aos objetivos de saúde, prazer, convívio social (Boog, 2004)

38 Estudos demonstraram que a alimentação de má qualidade é um fator de risco para várias doenças Educação Nutricional Esperança ! EDUCAÇÃO NUTRICIONAL Inadequações na alimentação da população brasileira Alimentação Saudável Alimentação Saudável

39 10 passos para uma alimentação saudável Avaliação Nutricional Distúrbios Nutricionais PROMOÇÃO DA SAÚDE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

40 PLANEJAMENTO 1.Definição do público alvo e local 2.Diagnóstico da população 3.Definição do tema a ser abordado 4.Definir atividade a ser realizada 5.Identificar recursos necessários 6.Colocar em prática PLANEJAMENTO 1.Definição do público alvo e local 2.Diagnóstico da população 3.Definição do tema a ser abordado 4.Definir atividade a ser realizada 5.Identificar recursos necessários 6.Colocar em prática EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

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42 Bate papo com o grupo de mães Dinâmica: Ouvi dizer sobre... Preenchimento de questionário pelas mães Primeira parte

43 EU OUVI DIZER SOBRE Alimentação Saudável: ______________________ ____________________________________________...Alimentação da Criança:_____________________ ____________________________________________

44 Realização do jogo da forca, esclarecendo questões sobre alimentação infantil relacionadas às informações adquiridas com a dinâmica: ouvi dizer sobre... Segunda parte

45 Estratégias lúdico-educativas sobre alimentação saudável para crianças de 0 a 8 anos: Jogo da Forca e Construção de Pirâmide Alimentar

46 Preenchimento da Pirâmide alimentar, associando às discussões sobre alimentação saudável Terceira parte

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48 Mães de crianças de 0 a 8 anos - UBS

49 Troca de informações e passagem do conhecimento entre os profissionais da saúde e as mães sobre o tema alimentação infantil Esclarecimento de dúvidas a respeito desses assuntos

50 Outras Sugestões

51 Treinamento de Agentes Comunitários de Saúde sobre Higienização das mãos, dos alimentos e dos utensílios

52 Sala de Espera: Safra de Frutas e Hortaliças dos Meses de Março e Abril

53 Grupo Operativo Hipertensos Hipertensão Arterial Sistêmica: Semáforo da Alimentação Saudável

54 UBS NY Culinária Saudável

55 Creche Pica-Pau Amarelo Higiene no Preparo Refeições

56 Atividade Planeje uma atividade de educação nutricional para ser realizada na UBS onde você trabalha. Ela deverá ser realizada com o grupo de hipertensos, faixa etária anos, de ambos os sexos. Nunca participaram de uma atividade relacionada a nutrição em grupos operativos. Não se conhece ainda o estado nutricional dos participantes. 1.Defina o tema a ser abordado 2.Defina a atividade a ser realizada 3.Identifique os recursos necessários Atividade Planeje uma atividade de educação nutricional para ser realizada na UBS onde você trabalha. Ela deverá ser realizada com o grupo de hipertensos, faixa etária anos, de ambos os sexos. Nunca participaram de uma atividade relacionada a nutrição em grupos operativos. Não se conhece ainda o estado nutricional dos participantes. 1.Defina o tema a ser abordado 2.Defina a atividade a ser realizada 3.Identifique os recursos necessários


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