A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microrganismos 1.1 Introdução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microrganismos 1.1 Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Microrganismos 1.1 Introdução
Biologia . Aula 02 Microrganismos Microrganismos 1.1 Introdução Além de nossa visão, existe um mundo microscópico, onde a quantidade e a variedade de vida são gigantescas. O conhecimento e a identificação desses microrganismos, é de fundamental importância, pois estes estão presentes no nosso dia-a-dia, sejam eles úteis, como em fermentações, ou prejudiciais como os patogênicos.

2 1.3- ONDE OS MICRORGANISMOS VIVEM?
Os microrganismos encontram-se distribuídos em praticamente todos os lugares da natureza. Estão no ar, na água (mares, rios, lagos e água subterrânea) e no solo. Podem ser encontrados em maiores quantidades em lugares onde existe grande quantidade de alimentos (matéria orgânica e inorgânica), umidade e temperatura apropriada para que possam crescer e se reproduzir.

3 1.4- CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS DE ACORDO COM SUA RELAÇÃO COM OXIGÊNIO
Os microrganismos podem crescer na presença ou ausência de oxigênio e, neste aspecto, podem ser classificados em: Aeróbios: são os microrganismos que normalmente requerem oxigênio para crescer. Facultativos: são os microrganismos que crescem na presença de oxigênio ou na ausência dele (anaerobiose). Anaeróbios: são os microrganismos que ou crescem na presença de baixas concentrações de oxigênio, os chamados de anaeróbios facultativos, ou morrem quando estão na presença deste gás; estes são os chamados de anaeróbios estritos. Microaerófilos: são organismos aeróbios, porém somente crescem em concentrações de oxigênio menores que a do ar (entre 1% e 15%).

4 cianobactérias www.enq.ufsc.br
1.5- CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS DE ACORDO COM SUA DIVERSIDADE METABÓLICA Os microrganismos necessitam de uma fonte de carbono (gás carbônico (CO2) ou carbono orgânico) e de uma fonte de energia (luz ou energia derivada da oxidação de compostos orgânicos ou inorgânicos). Os microrganismos que usam a luz como fonte de energia podem ser: Fotoautotróficos: são organismos que usam a luz como fonte de energia e o carbono inorgânico (CO2) como fonte de carbono São representados pelas: bactérias sulfurosas púrpura (exemplo: Chromatium) Acesso em março 2008 cianobactérias bactérias sulfurosas verdes (exemplo: Chlorobium) dwb.unl.edu/Bact303/Chloroflexus.jpeg Acesso em março 2008 Além de algas e plantas verdes. Existem cerca de 60 espécies de bactérias fotoautotróficas.

5 (genome.jgi-psf.org/images/rhop2.jpg Acesso em março 2008)
Fotoheterotróficos: usam luz como fonte de energia e compostos orgânicos (álcool, carboidratos, ácidos orgânicos, etc.) como fonte de carbono. São as bactérias verdes não sulfurosas (exemplo: Chloroflexus) e as bactérias púrpuras não sulfurosas (exemplo: Rhodopseudomonas ). (genome.jgi-psf.org/images/rhop2.jpg Acesso em março 2008)

6 3.0- BACTÉRIAS (Figuras de TORTORA et.al, 2002) As bactérias apresentam uma estrutura celular bastante simples. Diferente do que ocorre com as células animais e vegetais, elas nem sempre apresentam as mesmas características, com isso, apresentam variações em sua forma, tamanho, virulência, etc. A estrutura da célula bacteriana é a de uma célula procariótica, sem organelos ligados à membrana celular, tais como mitocôndrias ou plastos, sem um núcleo rodeado por uma cariomembrana e sem DNA organizado em verdadeiros cromossomas, como os das células eucariotas.

7 ESTRUTURA DE UMA BACTÉRIA
(Figuras de TORTORA et.al, 2002)

8 aeróbicos – que podem crescer apenas na presença de oxigênio;
No que diz respeito à sua reação ao oxigênio, a maioria das bactérias podem ser colocadas em três grupos: aeróbicos – que podem crescer apenas na presença de oxigênio; anaeróbicos – que podem crescer apenas na ausência de oxigênio; e anaeróbicos facultativos – que podem crescer tanto na presença como na ausência de oxigênio. Metabolismo As bactérias apresentam-se numa grande variedade de diferentes metabolismos: As bactérias autotróficas necessitam apenas de dióxido de carbono como fonte de carbono: As fotoautotróficas obtêm a energia na forma de luz, para a fotossíntese; As quimioautotróficas obtêm energia pela oxidação de compostos químicos; As heterotróficas dependem de uma fonte orgânica de carbono. Muitas bactérias vivem em ambientes que são considerados extremos para os outros seres vivos e são, por isso, denominadas extremófilas, como por exemplo: termófilas – vivem a altas temperaturas halófilas – que vivem em lugares com altas concentrações de sal acidófilas e alcalinófilos – vivem em ambientes ácidos e alcalinos, respectivamente psicrófilas – as bactérias que vivem nos glaciares (baixas temperaturas)

9 1 - Assexuada Reprodução bacteriana a) Bipartição ou Divisão Binária
(Figuras de TORTORA et.al, 2002)

10 Esporo confeccionado no (o restante da bactéria
Reprodução bacteriana b) Esporulação Esporo confeccionado no interior da bactéria Esporo sendo liberado (o restante da bactéria degenera) Espaço livre = forma de resistência

11 Reprodução bacteriana
2 - Sexuada a) Conjugação

12 Reprodução bacteriana
b) Transdução (Figuras de TORTORA et.al, 2002)

13 Reprodução bacteriana
c) Transformação (Figuras de TORTORA et.al, 2002)


Carregar ppt "Microrganismos 1.1 Introdução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google