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Sumário Discriminação de Preços Tarifas Compartilhadas Concorrência Monopolística Modelo de diferenciação de produtos por localização.

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1 Sumário Discriminação de Preços Tarifas Compartilhadas Concorrência Monopolística Modelo de diferenciação de produtos por localização

2 Discriminação de preços

3 Discriminação perfeita ou discriminação de primeiro grau: –O monopolista é capaz de diferenciar o preço por unidade vendida e por comprador. Discriminação de preço de segundo grau ou precificação não linear –O monopolista pratica preços diferenciados de acordo com a quantidade que cada comprador adquire. Discriminação de preço de terceiro grau –O monopolista pratica preços diferentes para compradores ou grupo de compradores diferentes.

4 Observação Todo tipo de discriminação de preços pressupõe que os compradores não possam arbitrar entre os diferentes preços praticados, isto é, que não seja possível que um comprador que teve acesso ao produto por um preço menor possa revender esse produto para um comprador que não pode compra-lo a esse preço mais baixo.

5 Discriminação perfeita Demanda CMg Quantidade Preço qiqi Preço cobrado pela q i -ésima unidade Preço cobrado pela q j -ésima unidade qjqj qeqe Receita do monopolista Custo Variável Excedente do produtor

6 Discriminação de preços de 2° grau: um exemplo. Dois tipos de consumidores em igual número q p Demanda do consumidor 1 Demanda do consumidor 2

7 Continuação q1q1 q2q2 q p A B C Possíveis pacotes: quantidade q 1 pelo custo A ou quantidade q 2 pelo custo A+B. Esses, todavia não os melhores pacotes.

8 Continuação: solução ótima q2q2 q1´q1´ A´ B´ q p p 1 (q 1 ´) p 2 (q 1 ´) Pacotes ótimos: quantidade q 1 ´ pelo custo A´ ou quantidade q 2 pelo custo A´+B´. p 2 (q 1 ´)  p 1 (q 1 ´)=p 1 (q 1 ´)  CMg

9 Discriminação de preços de terceiro grau: exemplo Dois grupos de consumidores. A demanda inversa pelo produto por parte do grupo I é p I (q I ) e a demanda pelo produto por parte do grupo II é p II (q II ). O objetivo do monopolista é maximizar p I (q I )× q I + p II (q II )×q II  c(q I + q II ) sendo que c(q I + q II ) é a função de custo da empresa.

10 Continuação: condição de ótimo q I + p I ´(q I )× q I =c´(q I + q II ) e q II + p II ´(q II )× q II =c´(q I + q II ) ou RMg I (q I ) = RMg II (q II ) = CMg(q I + q II ) ou

11 Tarifas compartilhadas

12 Tarifa em duas partes: solução gráfica c x p v´(x) p=cp=c t

13 Concorrência Monopolística

14 Muitas firmas que produzem mercadorias semelhantes, mas não idênticas; Livre entrada de novas empresas Quando a firma  seu preço, não perde todos os seus clientes – seu produto é diferenciado – mas apenas parte deles Desse modo, cada firma se defronta com uma curva de demanda por seu produto que é negativamente inclinada mas bastante elástica (diversos substitutos próximos)

15 Ideia básica As firmas em concorrência monopolística produzem produtos parecidos, substitutos mas não idênticos... Há uma diferenciação de produto: cada empresa tenta diferenciar seu produto, quanto mais bem sucedida for a empresa, mais poder de monopólio terá (menos elástica será a curva de demanda encarada)

16 Ideia básica Nesse sentido, essa indústria tem elementos de competição e de monopólio. –Competição: as empresas tem que “lutar” pelos seus clientes; há livre entrada –Monopólio: cada empresa se depara com uma curva de demanda negativamente inclinada Essa estrutura descreve a maior parte das indústrias, sua análise vai depender das características específicas de cada indústria...

17 Ideia básica Não iremos tratar com detalhes no nosso curso, mas vamos analisar um resultado interessante que deriva do fato de haver livre-entrada nesse mercado.

18 Concorrência Monopolística Sobre essa curva de demanda individual cada firma se comportará como um monopolista comum, produzindo no ponto onde a RMg = CMg. CMe CMg Q P RMg D Lucro Econômico Puro Vão entrar novas firmas que vão produzir um produto semelhante ao dele  reduz a demanda pelo seu produto e sua demanda fica mais horizontal visto que  o nº de substitutos Portanto no Longo Prazo... CMe CMg RMg Q P D

19 Dois pontos sobre o equilíbrio Situação é ineficiente no sentido de pareto (P>CMg) Empresas irão operar à esquerda do nível de produção onde o Cme é minimizado –Situação de excesso de capacidade Um numero menor de empresas  escala de produção será mais eficiente Um numero menor de empresas  menor variedade de produtos à disposição do consumidor

20 Modelo de diferenciação de produtos por localização

21 Exemplo do Sorveteiro Padrões de localização socialmente ótimos não são um equilíbrio  competição por clientes levará a um padrão de localização socialmente ineficiente Hipóteses: –Consumidores se distribuem de forma homogênea na praia; –A gente fixa o preço do sorvete e pergunta onde os sorveteiros irão ficar.

22 Exemplo do Sorveteiro Uma praia relativamente pequena, 2 sorveteiros Ideal Este padrão de localização será um equilíbrio? Não! Outro exemplo: uma cidade com duas rádios. E D E D

23 Competição monopolizadora e diferenciação de produto O modelo do calçadão sugere que a competição monopolizadora deverá resultar em um equilíbrio onde há pouca diferenciação de produto: as firmas tentando roubar os clientes uma das outras, procurarão imitar umas as outras, resultando em uma indústria com limitada diferenciação.

24 Mas isso nem sempre é verdade... Se o calçadão for bastante extenso, os sorveteiros irão se sentar em cada um dos cantos da praia e não terão interesse em competir. Um não terá motivo para querer imitar o outro e podemos observar produtos bem diferentes. Em algumas industrias, há um grande esforço das empresas em tentar “posicionar o seu produto” no mercado, levando a uma grande variedade.

25 Modelo do sorveteiro 2 sorveteiros  vão se situar no meio do calçadão 3 sorveteiros  não há equilíbrio! 4 ou mais  surgirá um padrão de localização.


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