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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 Economia Aplicada.

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1 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4

2 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco A empresa e o mercado  A empresa produz para servir os seus clientes (o mercado).  Não há uma teoria geral para prescrever as decisões óptimas quanto a níveis de produção, preços, publicidade, I&D,...  É necessário compreender e ajustar as decisões em função de: –características da procura; –características da concorrência.

3 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco O objectivo da empresa  Para estudar e avaliar as decisões temos de definir o objectivo da empresa.  Em qualquer circunstância iremos assumir que o objectivo é a maximização do lucro:  A forma como a empresa maximizará o lucro depende da reacção do mercado às suas decisões, o que varia de empresa para empresa e de sector para sector.

4 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco O mercado de concorrência perfeita  O mercado de concorrência perfeita é caracterizado por: –muitos compradores e vendedores (pequenos); –os produtos dos vendedores são substitutos perfeitos (homogéneos); –existe informação completa sobre os agentes do mercado e preços que praticam; –não existem custos de transacção; –livre entrada e saída do mercado.  Exemplo: O mercado de microcomputadores

5 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Exemplo retirado de Mata, 1999 (pág. 59). O mercado de microcomputadores Hoje em dia o mercado de microcomputadores é muito próximo de um mercado de concorrência perfeita. O efeito da marca é um reduzido elemento de diferenciação. A concorrência exerce-se principalmente pelo preço.

6 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Consequências da concorrência perfeita  Existirá um único preço de mercado.  A longo prazo, as empresas terão lucro nulo.

7 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Q p  Como se distribui a procura de mercado pelas diferentes empresas? –Os clientes desejarão comprar na empresa que venda mais barato.  A procura da empresa é infinitamente elástica.  Elasticidade da procura em alguns sectores. Procura de mercado e procura da empresa

8 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Agricultura-1.8-96.2 Construção-1.0-5.2 Transportes-1.0-1.9 Comunicações-1.2-1.8 Comércio-1.2-1.8 Serviços-1.2-26.4 Exemplo retirado de Baye, 2000 (pág. 249). Elasticidades preço da procura: sector e empresa

9 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  Que quantidade deseja a empresa oferecer no mercado? –Depende do preço de mercado.  A empresa escolhe a quantidade para maximizar o seu lucro:  A condição de segunda ordem exige que os custos marginais sejam crescentes. Oferta da empresa e custos marginais

10 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco q C p S (CMg)  A curva de oferta tem de coincidir com o ramo ascendente da curva de custos marginais. Oferta da empresa e custos marginais: análise gráfica

11 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  A empresa pode decidir não produzir.  No curto prazo isso implica que a empresa tem de satisfazer a condição:  A oferta coincide com a curva de custos marginais desde que estes sejam crescentes e superiores aos custos variáveis médios. –Normalmente sucede para além da quantidade que minimiza os custos variáveis médios. Oferta da empresa: curto prazo

12 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco q C S (CMg) CVMe Oferta da empresa no curto prazo: análise gráfica  A curva de oferta tem de coincidir com o ramo ascendente da curva de custos marginais.

13 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  No longo prazo isso implica que a empresa tem de satisfazer a condição:  A oferta coincide com a curva de custos marginais desde que estes sejam crescentes e superiores aos custos médios. –Normalmente sucede para além da quantidade que minimiza os custos médios. Oferta da empresa: longo prazo

14 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco q C S (CMg) CMe Oferta da empresa no longo prazo: análise gráfica  A curva de oferta tem de coincidir com o ramo ascendente da curva de custos marginais.

15 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  A oferta global do mercado resulta da agregação das curvas de oferta de cada empresa: S SiSi Oferta de mercado

16 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  O equilíbrio no curto prazo resulta apenas da intersecção entre a oferta e a procura: S SiSi D p* qi*qi*q* Equilíbrio: curto prazo

17 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Equilíbrio: longo prazo  No curto prazo as empresas poderão ter lucros (ou prejuízos).  Isso induz a entrada (ou saída) de empresas do mercado.  A curva de oferta desloca-se.  No equilíbrio de longo prazo as empresas terão lucro nulo.

18 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Exemplo retirado de Mata, 1999 (pág. 70). Entrada e saída Em Portugal todos os anos entram em actividade cerca de 10% do número de empresas então existentes. Destas cerca de 25% sai durante o primeiro ano de vida; posteriormente cerca de 10% das restantes vão anualmente saindo do mercado. Agregadamente, isso significa que pouco menos de 10% das empresas saiem do mercado.

19 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  O preço de equilíbrio de longo prazo é apenas determinado pela estrutura produtiva. q C S (CMg) CMe p* qi*qi*  A dimensão do mercado global determina o número de empresas. Equilíbrio: longo prazo

20 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  O equilíbrio no mercado competitivo permite transaccionar os bens/serviços da forma mais eficiente: –Noção de excedente do consumidor; –Noção de excedente do produtor; –Maximização do excedente conjunto. Propriedades do equilíbrio

21 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Equilíbrio competitivo e excedentes Q P P1P1 Q1Q1 D

22 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Equilíbrio competitivo e excedentes Q P P1P1 Q1Q1 S

23 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Equilíbrio competitivo e excedentes Q P D S P1P1 Q1Q1

24 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Equilíbrio competitivo e excedentes Q P D S P2P2 Q2Q2

25 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Equilíbrio competitivo e excedentes Q P D S P3P3 Q3Q3

26 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Ajustamentos no equilíbrio  Qual o impacto no equilíbrio de uma expansão da procura?  Qual o impacto no equilíbrio de uma subida do preço de um input?  Qual o impacto no equilíbrio de uma inovação que disponibiliza um tecnologia mais eficiente?

27 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  Uma empresa serve o mercado com um bem que não tem substitutos próximos. –Mercado relevante; –Dimensão da empresa.  Poder de mercado: –O controle sobre o preço; –A procura de mercado.  A evolução do poder mercado. –Exemplo: Telecomunicações em Portugal. O mercado de monopólio

28 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Até ao início dos anos 90, a Portugal Telecom era a única empresa a oferecer serviços de telecomunicações no nosso país. Com o aparecimento das comunicações móveis o seu poder de mercado diminuiu. A liberalização recente nas comunicações fixas estabeleu ainda maior competição. Exemplo adaptado de Mata, 1999 (pág. 80). Telecomunicações em Portugal

29 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Fontes de poder de mercado  Barreiras à entrada  Economias de escala  Economias de gama  Complementaridades nos custos

30 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Fontes de poder de mercado  Barreiras à entrada  Economias de escala  Economias de gama  Complementaridades nos custos  Barreiras legais: –patentes –licenças  Custos de entrada: –dimensão do mercado –localização –horários

31 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Fontes de poder de mercado  Barreiras à entrada  Economias de escala  Economias de gama  Complementaridades nos custos  Empresas pequenas são ineficientes.  Escala eficiente mínima: –escala que minimiza o custo médio. –Exemplo: Escala eficiente mínima e dimensão do mercado

32 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Dados retirados de Baye, 2000 (pág. 287). Escala eficiente mínima e dimensão do mercado EUACanadáSuécia Aço38.92.61.5 Calçado532.059.223.0 Cerveja29.02.90.7 Cigarros15.21.30.3 Cimento59.06.63.5 Frigoríficos7.10.70.5

33 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Fontes de poder de mercado  Barreiras à entrada  Economias de escala  Economias de gama  Complementaridades nos custos  Empresas que produzem mais do que um produto.  Custo marginal de produção de um produto diminui com o aumento da produção do outro.  Empresas maiores são mais eficientes.

34 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  Que quantidade deseja a empresa oferecer no mercado?  A empresa escolhe a quantidade para maximizar o seu lucro: A decisão do monopolista  Interpretação gráfica.

35 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Q P, C D CMe RMg CMg P* Q* A decisão do monopolista: abordagem gráfica

36 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Os custos fixos na decisão do monopolista  Na decisão do monopolista não foram levados em conta os custos fixos.  O custo fixo não influencia a quantidade óptima a produzir (se se desejar produzir).  O custo fixo apenas influencia o nível do lucro e portanto a decisão de produzir ou não.

37 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco O efeito do custo fixo P* Q* CMe D RMg CMg CMe D RMg CMg P* Q* CMe D RMg CMg P* Q*

38 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco A oferta do monopolista  Qual o preço a que o monopolista está disposto a oferecer cada quantidade?  O monopolista não tem uma curva de oferta –A quantidade que ele está interessado em oferecer para cada preço depende da curva da procura!

39 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Q P, C D1D1 D2D2 CMg P2*P2* Q* P1*P1* A oferta do monopolista: abordagem gráfica

40 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Tópicos no monopólio  Monopolista com duas fábricas.  Monopolista em dois mercados.

41 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  Quanto produzirá o monopolista em cada fábrica?  O custo marginal de produção é igualado entre as unidades.  Interpretação gráfica. Monopolista com duas fábricas

42 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Q P, C D RMg CMg CMg 1 CMg 2 Q1*Q1*Q2*Q2* Q* P* Monopolista com duas fábricas: abordagem gráfica

43 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco  Quanto produzir? Quanto vender em cada mercado?  A produção e vendas são tais que a receita marginal é igualada entre os mercados.  Interpretação gráfica. Monopolista em dois mercados

44 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 4 ©Fernando Branco Q P, C D1D1 D2D2 Q2*Q2* P2*P2* Q1*Q1* P1*P1* CMg Q* Monopolista em dois mercados: abordagem gráfica


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