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Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo

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Apresentação em tema: "Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo"— Transcrição da apresentação:

1 Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo 2003-2004
Trimestre de Inverno Sessão 6

2 O mercado de oligopólio
Existem poucas empresas Produtos diferenciados ou homogéneo Interacções estratégicas: As decisões de umas empresas afectam os resultados das outras. Complexidade e interesse do oligopólio. Exemplo: Emissões de televisão. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

3 Interacções estratégicas
Na gestão de uma empresa oligopolista o gestor tem de se questionar sobre as reacções dos outros: Se alterar o preço? Se alterar a quantidade? Se introduzir um novo produto? Se fizer mais publicidade? ... Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

4 Emissões de televisão A competição entre RTP, SIC e TVI é um bom exemplo de um oligopólio em Portugal. As decisões das diferentes empresas são feitas em função dos gostos dos telespectadores e das escolhas das outras cadeias. O papel da interacção estratégica é claro quando olhamos para as respectivas programações. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

5 Um mercado de oligopólio?
As situações de interacção em oligopólios são muito variadas. Não é possível ter um só modelo para descrever o comportamento dos oligopolistas. O comportamento dos oligopolistas depende muito fortemente das características dos mercados. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

6 O oligopólio de Sweezy Existem poucas empresas no mercado;
Os produtos são diferenciados; Cada empresa crê que uma descida de preço será acompanhada pelos rivais, mas subidas de preço não o serão. Existem barreiras à entrada. Motivação: observação empírica Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

7 Procura dirigida a uma empresa
CMg D D Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

8 Implicações do oligopólio de Sweezy
O preço e a quantidade oferecida não variam em função de perturbações limitadas do custo marginal da empresa; O equilíbrio inicial tem alguma inércia Todavia, o equilíbrio inicial não é explicado pelo modelo. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

9 Rigidez de preço e quantidade
CMg D D Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

10 Outros modelos de oligopólio
Principal problema do modelo de Sweezy: O comportamento dos rivais é arbitrário. Os modelos mais aceites derivam endogenamente o comportamento dos rivais. Dimensões importantes para as características do comportamento: Estrutura temporal das decisões; Variável estratégica de decisão (quantidade vs. preço); Grau de diferenciação dos produtos. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

11 Dimensões importantes
Simultâneo Sequencial Quantidade Cournot Stackelberg Preço Homog. Bertrand Empresa Dominante Diferenc. Complementos Estratégicos Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

12 A racionalização das reacções
No oligopólio de Sweezy é assumido um determinado comportamento para as outras empresas. As reacções são mais fáceis de compreender em situações dinâmicas. Exemplo: Competição nas telecomunicações fixas. Como se pode racionalizar a reacção? Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

13 Competição nas telecomunicações fixas
Em 1999 foram licenciados novos operadores da rede fixa de telecomunicações em Portugal. O facto de a Portugal Telecom ser até então monopolista neste sector fez com que esta empresa tenha tido a possibilidade de tomar decisões relativas a este mercado antes dos novos operadores. As decisões no final do ano de 1999 não foram simultâneas. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

14 O oligopólio de Stackelberg
Existem poucas empresas no mercado; Os produtos são diferenciados ou homogéneos; Uma empresa (líder) decide a sua produção primeiro do que as outras. As outras empresas (seguidores) decidem após observarem a decisão da líder. Existem barreiras à entrada. Exemplo: Ensino Universitário. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

15 Ensino Universitário Nos anos 80 e 90 assistiu-se a um acentuado crescimento das universidades privadas em Portugal. Na competição entre universidades públicas e privadas as primeiras foram as líderes (determinando vagas e admissões primeiro) e as segundas as seguidoras (determinando vagas e admissões posteriormente). Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

16 Decisões em problemas dinâmicos
O oligopólio de Stackelberg coloca-nos um problema dinâmico. Equilíbrios neste tipo de mercados são determinados partindo da última decisão para a primeira (do fim para o princípio). No caso de um duopólio de Stackelberg, identificamos primeiro a decisão de equilíbrio do seguidor e só depois a do líder. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

17 Decisão do seguidor no duopólio de Stackelberg
A empresa seguidora deseja maximizar o seu lucro: Função de reacção: Nível óptimo de produção da empresa seguidora dada a produção da empresa líder. Em geral é negativamente inclinada. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

18 Decisão do líder no duopólio de Stackelberg
O líder deseja maximizar o seu lucro, levando em conta a posterior decisão do seguidor: Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

19 Decisão do seguidor no duopólio de Stackelberg: exemplo algébrico
Procura: Custos: Prob. do seguidor: Função de reacção: Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

20 Decisão do líder no duopólio de Stackelberg: exemplo algébrico
Problema do líder: Produção óptima: Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

21 Decisões das empresas no duopólio de Stackelberg: exemplo gráfico
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22 Equilíbrio no duopólio de Stackelberg
Quando vai ser produzido por cada empresa? A empresa seguidora situa-se na sua função de reacção; A empresa líder escolhe o ponto da função de reacção da seguidora que maior lucro lhe dá. Análise gráfica Exemplo algébrico Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

23 Equilíbrio no duopólio de Stackelberg: exemplo gráfico
Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

24 Equilíbrio no duopólio de Stackelberg: exemplo algébrico
Produção do líder: Produção do seguidor: Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

25 O oligopólio de Cournot
Existem poucas empresas no mercado; Os produtos são diferenciados ou homogéneos; As empresas tomam decisões em simultâneo (isto é, de forma independente). Existem barreiras à entrada. Exemplo: Agências bancárias. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

26 Agências bancárias Quando na década de 80 se procedeu à abertura do sector bancário em Portugal uma das dimensões em que a concorrência rapidamente se estabeleceu foi a da criação de novas agências bancárias. Entre 88 e 92 o número de agências cresceu 75%. A abertura de agências bancárias ilustra um caso de oligopólio de Cournot. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

27 Decisões das empresas no oligopólio de Cournot
Cada empresa deseja maximizar o seu lucro: Nível óptimo de produção de uma empresa dada a produção (conjecturada) da outra. Função de reacção: Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

28 Decisões das empresas no duopólio de Cournot: exemplo algébrico
Procura: Custos: Função de reacção: Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

29 Decisões das empresas no duopólio de Cournot: exemplo gráfico
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30 Equilíbrio no oligopólio de Cournot
Quando vai ser produzido por cada empresa? Todas as empresas se desejam situar sobre a sua função de reacção; O equilíbrio verifica-se na intersecção das funções de reacção. Análise gráfica Exemplo algébrico Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

31 Equilíbrio no duopólio de Cournot: exemplo gráfico
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32 Equilíbrio no duopólio de Cournot: exemplo algébrico
Funções de reacção: Equilíbrio: Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

33 Alteração dos custos Qual o impacto de uma descida no custo da empresa 1? Expande-se a sua função de reacção. No novo equilíbrio a empresa 1 produzirá mais e a empresa 2 produzirá menos. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

34 Alterações dos custos: exemplo gráfico
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35 Decisões das empresas no oligopólio de Cournot
Cada empresa deseja maximizar o seu lucro: Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

36 Oligopólio de Cournot, monopólio e concorrência perfeita
Se existirem n empresas iguais: Se n tender para 1: Monopólio Se n tender para infinito: Concorrência perfeita. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

37 Stackelberg versus Cournot
Como se comparam os valores de equilíbrio dos duopólios de Stackelberg e Cournot? O líder produz mais e o seguidor menos do que produziriam num duopólio de Cournot; O líder tem lucro superior e o seguidor inferior ao que teria num duopólio de Cournot. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

38 Stackelberg versus Cournot: análise gráfica
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39 Dimensões da concorrência
A concorrência estabelece-se frequentemente através de outras dimensões: nas características dos produtos; em preços. Exemplo: Concorrência nas telecomunicações. Quais as consequências da concorrência em preços? Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

40 Concorrência nas telecomunicações
O sector das telecomunicações tem sido um dos que em Portugal dá sinais mais claros de intensa concorrência. Naturalmente, não se sente que esta seja estabelecida em quantidades. É-o certamente em preços, mas também em diversas outras dimensões. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

41 O oligopólio de Bertrand
Existem poucas empresas no mercado; Os produtos são homogéneos e produzidos com custo marginal igual e constante; As empresas escolhem os preços simultaneamente; Os consumidores têm informação perfeita e não existem custos de transacção; Existem barreiras à entrada. Exemplo: Concorrência no sector bancário. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

42 Concorrência no sector bancário
A concorrência entre os bancos quer ao nível da captação de depósitos quer ao nível da concessão de crédito tem na taxa de juro (preço) a dimensão mais importante. Porém, diversos estudos para Portugal mostram que a competição não é tão intensa como num oligopólio de Bertrand. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

43 Decisões das empresas no oligopólio de Bertrand
Os compradores compram na empresa que vende mais barato. Se uma empresa conhecesse o preço da outra, qual o preço que desejaria escolher? Um preço infinitesimalmente inferior (enquanto não estiver abaixo do custo marginal) Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

44 Equilíbrio no duopólio de Bertrand
O equilíbrio resulta quando ambas as empresas escolhem o preço igual ao custo marginal. Bastam duas empresas para que o resultado do mercado seja semelhante ao do mercado de concorrência perfeita. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

45 Diferenças de custos no oligopólio de Bertrand
O que se passaria se os custos marginais das duas empresas fossem diferentes? Exemplo Se a diferença de custos for reduzida, o preço de equilíbrio seria igual ao custo marginal da empresa menos eficiente, caso contrário seria o preço de monopólio da empresa mais eficiente. Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

46 Exemplo com diferenças de custos
Procura: Custos: Equilíbrio: Se c < 6: Se c  6: Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco

47 O oligopólio de Bertrand na realidade
É difícil encontrar exemplos claros de oligopólios de Bertrand. Apesar de existirem poucas empresas o seu lucro seria nulo. Na realidade as empresas procuram encontrar mecanismos para elevarem os seus lucros (por exemplo diferenciação ou carteis). Economia Aplicada MBA Ano lectivo • Trimestre de Inverno • Sessão 6 ©Fernando Branco


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