Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Laura Brezinski de Lacerda Alterado mais de 7 anos atrás
1
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej
2
Dinâmicas em seleção Antes de ser uma atividade lúdica, o jogo é um instrumento importante na educação. “Ouço e recordo, leio e memorizo, faço e aprendo.” Confúcio. Através deles, as pessoas exercitam habilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral: autodisciplina, sociabilidade, afetividade, valores morais, espírito de equipe entre outros.
3
Profa. Marta Ajej Dinâmicas em seleção O jogo é um exercício que prepara o indivíduo para a vida. Definição: O jogo é uma atividade proposta, realizada por mais de uma pessoa, regida por regras com um objetivo que deve estar claro. Através de simulações, retratamos e reproduzimos o cotidiano.
4
Profa. Marta Ajej Dinâmicas em seleção – características principais: 1.Possibilidade de modelar a realidade da empresa. 2.Papéis claros (salvo raras situações) 3.Regras claras 4.Ter condições de estimular a participação do grupo (papel do condutor)
5
Profa. Marta Ajej Ciclo de aprendizagem vivencial: 1.Vivência – fazer, realizar, construir. 2.Relato – compartilhar sentimentos, reações e emoções 3.Processamento – oportunidade de analisar o ocorrido durante o jogo, avaliar sua atuação e estabelecer relações com o resultado obtido. 4.Generalização – atividades que preparam o grupo a sair do jogo e voltar para seu ambiente de trabalho (analogias, comparações) 5.Aplicação – como o comportamento na dinâmica pode ser analisado tendo como base o comportamento esperado no cargo.
6
Profa. Marta Ajej Estruturando e aplicando um jogo 1.Verifique seus objetivos 2.Busque auxílio técnico 3.Faça pesquisa de recursos 4.Verifique o nível de complexidade da tarefa proposta 5.Faça análise da clientela 6.Verifique o espaço disponível para atividade 7.Faça uma auto-avaliação de seus conhecimentos sobre o tema central do jogo.
7
Profa. Marta Ajej Etapas da aplicação: 1. Apresentação do cenário simulado 2. Explicação das regras do jogo 3. Informações sobre os papéis (se for o caso) 4. Abertura de espaço para perguntas sobre a dinâmica 5. Definição do tempo 6. Desenvolvimento do jogo 7. CAV
8
Profa. Marta Ajej Postura do facilitador: 1. Atuar como condutor 2. Identificar e atuar dentro das necessidades do grupo 3. Encorajar a ação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.