A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aldous Leonard Huxley (1894-1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Viveu a maior parte dos anos 20 na Itália.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aldous Leonard Huxley (1894-1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Viveu a maior parte dos anos 20 na Itália."— Transcrição da apresentação:

1 Aldous Leonard Huxley (1894-1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Viveu a maior parte dos anos 20 na Itália fascista de Mussolini que inspirou parte dos sistemas autoritários retratados em suas obras. Eugeni Zamiatin e Aldous Huxley Clássicos da Antiutopia

2 A obra-prima de Huxley, "Brave New World" (Admirável Mundo Novo), foi escrita durante quatro meses no ano de 1931. Os temas nela abordados remontam grande parte de suas preocupações ideológicas como a liberdade individual em detrimento ao autoritarismo do Estado. Huxley viajou ainda pela América Central e em 1958 visitou o Brasil, tendo conhecido os índios do Xingu e as favelas do Rio de Janeiro.

3 Huxley permaneceu quase cego por toda a sua vida. Sua esposa, Maria Huxley, faleceu em 1955. Um ano mais tarde, Huxley casou-se com Laura Archera. Ele morreu em 22 de Novembro de 1963 na sua pequena casa de Los Angeles. Huxley produziu um total de 47 livros ao longo de sua vida. O crítico britânico Anthony Burgess uma vez afirmou que Huxley fora o pioneiro do "romance cerebral". No entanto, outras correntes de críticos classificaram Huxley como um ensaísta, ao invés de romancista, pois suas obras eram conduzidas mais apoiadas sobre suas ideias do que o desenrolar de personagens ou contextos de histórias.

4 Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em língua inglesa) é um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.

5 Curiosidades -O título do livro é inspirado em uma fala da personagem Miranda, do livro A Tempestade, de William Shakespeare. -O sobrenome de Bernard Marx faz uma referência ao Karl Marx (que foi um dos percursores do socialismo científico. A sociedade retratada no livro tem semelhança com suas análises socio-economicas do capitalismo). De modo semelhante, o primeiro nome de uma outra personagem, Lenina Crowne, é muito semelhante com o de Lenin (o líder dos primeiros anos da Rússia Comunista). -O nome da música e álbum Admirável Chip Novo da cantora brasileira Pitty foi inspirada no título deste livro. -Há também a música Admirável Gado Novo, conhecida pela voz de Zé Ramalho, que cita, de forma subjetiva, várias idéias contidas na obra de Huxley. -A banda Iron Maiden tem uma música e um álbum chamados "Brave New World" (Admirável Mundo Novo) que inclusive rendeu numa passagem pelo Brasil e que mais tarde virou o DVD Rock In Rio. -A banda estado unidense The Strokes tem uma música chamada "Soma", que faz alusão a pílula "soma" descrita no romance de Huxley. -Há um filme com Silvester Stallone, chamado "O Demolidor" que caracteriza a sociedade criada por Huxley, todos os comportamentos condicionados e as normas sociais e suas proibições.A personagem de Sandra Bullock recebe o nome de Lenina Huxley, clara referência a obra.


Carregar ppt "Aldous Leonard Huxley (1894-1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Viveu a maior parte dos anos 20 na Itália."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google