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ORÇAMENTO BASE ZERO.

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Apresentação em tema: "ORÇAMENTO BASE ZERO."— Transcrição da apresentação:

1 ORÇAMENTO BASE ZERO

2 Técnicas de Orçamento Eviane Alves Mirian Maciel Profº Weslley

3 Orçamento Base Zero Planejamento: Identifica o resultado desejado, estabelece metas, objetivos, programas e define decisões básicas sobre políticas para a organização. Orçamento: Identifica os insumos necessários e analisa detalhadamente as funções e atividades da organização necessárias para atingir os resultados necessários. Forma de gerenciar recursos.

4 FOCO DO OBZ O orçamento de uma empresa comercial é composto de
ORÇAMENTO BASE ZERO FOCO DO OBZ O orçamento de uma empresa comercial é composto de Receitas Custo de mercadoria vendida Outros gastos - O OBZ é a ferramenta que aborda a parte referente a outros gastos.

5 ORÇAMENTO BASE ZERO É a previsão de um orçamento, projetado sem levar em consideração o que ocorreu nos anos anteriores. É também usado quando se inicia uma empresa e ela ainda não tem histórico de vendas e despesas ou de receitas e gastos.

6 ORÇAMENTO BASE ZERO HISTÓRIA A OBZ foi desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de Foi adotado pelo estado de Geórgia pelo governo Jimmy Carter, com vistas ao ano fiscal de 1973.

7 COMO SURGIU Surgiu da necessidade de reavaliar todos os gastos.
ORÇAMENTO BASE ZERO COMO SURGIU Surgiu da necessidade de reavaliar todos os gastos. Exigindo que cada gestor ao solicitar uma verba no orçamento justifique detalhadamente a necessidade da mesma e não apenas variações em relação ao orçamento do ano anterior. * Finalidade * Custo/benefício * A conseqüência de não aquisição

8 OBJETIVO Garantir a redução e o corte de custos;
ORÇAMENTO BASE ZERO OBJETIVO Garantir a redução e o corte de custos; Buscar eficiência na determinação dos melhores caminhos a serem seguidos para o alcance dos objetivos organizacionais. Garantir o controle dos resultados. Visualizar se os caminhos que estão sendo seguidos estão de acordo com o que havia sido planejado.

9 Envolve todos os funcionários da empresa;
ORÇAMENTO BASE ZERO BENEFÍCIOS Envolve todos os funcionários da empresa; Proporciona maior conhecimento entre as áreas que a compõem; Gera um senso de responsabilidade entre os funcionários.

10 Obediência da economicidade;
ORÇAMENTO BASE ZERO PRINCÍPIOS Obediência da economicidade; Planejamento estratégico para identificar as reais necessidades financeiras; Planejamento orçamentário para o ano seguinte.

11 - Programas devem ser justificados;
ORÇAMENTO BASE ZERO CARACTERÍSTICAS - Analisar, revisar e avaliar todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; - Programas devem ser justificados; - Criação de alternativas para facilitar a escala de prioridades a serem levadas para decisão superior.

12 AS 5 FASES DO PLANEJAMENTO OBZ
ORÇAMENTO BASE ZERO AS 5 FASES DO PLANEJAMENTO OBZ

13 ORÇAMENTO BASE ZERO IMPLEMENTAÇÃO Compreende a elaboração de um padrão que estabelece os procedimentos necessários para a analise e o acompanhamento da ferramenta, obtendo assim a correta utilização das verbas sem ultrapassar os limites de cada VBZ. Todos os pacotes de decisão e suas VBZ´s foram elaborados a partir das análises realizadas de todos os gastos que existiam na organização e passaram a ser agrupados de acordo com os tipos de despesas e suas semelhanças.

14 O Mr. OBZ deve assessorar todo o processo.
ORÇAMENTO BASE ZERO CONCEITOS DE NBZ NBZ: Nível base zero. VBZ: É a sigla para Variáveis Base Zero que são agrupamentos de gastos contábeis com a mesma característica. PACOTES: São agrupamentos de Variáveis Base Zero (VBZ) relacionadas a um tema específico.  O Mr. OBZ deve assessorar todo o processo.

15 ORÇAMENTO BASE ZERO HIERARQUIA DO OBZ

16 ORÇAMENTO BASE ZERO PACOTES DE DECISÃO São criados para auxiliar a administração a realizar a alocação de acordo com as origens das despesas. Serve para identificar e descrever uma atividade específica que a administração vai avaliar e priorizar em relação a outras atividades, além de decidir aprovar ou rejeitar.

17 ORÇAMENTO BASE ZERO IDENTIFICAÇÃO DOS PACOTES DE DECISÃO Envolve a análise e a descrição de cada atividade em separado, as atuais e as novas, em um ou mais pacotes de decisão. Tendo identificado e priorizado os pacotes de decisão, a administração pode alocar recursos de acordo com isso, destinando recursos financeiros às atividades mais importantes, sejam elas atuais ou novas.

18 É escalado os pacotes em ordem decrescentes à empresa.
ORÇAMENTO BASE ZERO PRIORIZAÇÃO DOS PACOTES DE DECISÃO Envolve a avaliação e o escalonamento destes pacotes por ordem de importância, através de uma análise de custos/benefícios ou avaliação subjetiva. Os critérios de seleção dos pacotes devem ser baseados nos objetivos estratégicos. É escalado os pacotes em ordem decrescentes à empresa.

19 PRIORIZAÇÃO DOS PACOTES DE DECISÃO
ORÇAMENTO BASE ZERO PRIORIZAÇÃO DOS PACOTES DE DECISÃO A3 A2 A1 B4 B3 B2 B1 C2 C1 Recursos humanos Produção Logística Baixa Prioridade Média Prioridade Alta Prioridade Ranking

20 ORÇAMENTO BASE ZERO

21 VANTAGENS -Atenção na análise de objetivos e necessidades;
ORÇAMENTO BASE ZERO VANTAGENS -Atenção na análise de objetivos e necessidades; - Faz os gerentes de todos os níveis avaliarem melhor a aplicação eficiente das dotações em suas atividades; - Aumenta a participação dos gerentes de todos os níveis no planejamento das atividades e na elaboração dos orçamentos

22 DESVANTAGENS - No início, o preparo é mais demorado e mais caro;
ORÇAMENTO BASE ZERO DESVANTAGENS - No início, o preparo é mais demorado e mais caro; - A implantação exige motivação dos funcionários; - Um grande percentual do orçamento é intocável devido às exigências legais; - Pouca participação dos níveis hierárquicos superiores.

23 ORÇAMENTO BASE ZERO CONCLUSÃO Pode – se concluir que o OBZ não é simplesmente uma ferramenta para reduzir custos e garantir economias, mas sim uma ferramenta de gestão empresarial que visa proporcionar o desenvolvimento de melhores práticas com a vantagem de maior controle dos gastos acompanhado do conhecimento das atividades que originaram essas despesas, garantindo informações confiáveis para a elaboração do planejamento das metas e objetivos da organização.


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