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A CLIMATOLOGIA AMAZÔNICA NO ENSINO DE FÍSICA

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Apresentação em tema: "A CLIMATOLOGIA AMAZÔNICA NO ENSINO DE FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 A CLIMATOLOGIA AMAZÔNICA NO ENSINO DE FÍSICA
Bolsista: Paloma Magre Pereira Montenegro Coordenador: Marta Silva dos Santos Gusmão Instituição: Universidade federal do Amazonas Subprojeto: Física

2 Escola Estadual: Inspetora Dulcinéia Varela Moura
Gestor: Ivan Carlos Rufino Batista Supervisor: Evanilson Braga Professor que acompanha: Evanilson Braga Turno: Matutino

3 JUSTIFICATIVA Quando nos deparamos com as aulas de Calorimetria no ensino médio, observamos um grande número de aulas teóricas seguidas de exercícios, sendo que a parte experimental demostrativa e o uso interdisciplinar dos conceitos físicos com o meio ambiente, no geral, não são utilizadas em aulas teóricas. Com base nisso a introdução do Clima Amazônico no ensino de física tem a temática ambiental onde nos dias de hoje vem se tornando cada vez mais necessário para os alunos.

4 PROBLEMATIZAÇÃO De que maneira a educação ambiental pode influênciar no ensino de Física? Interdisciplinando o clima da Amazônia nas aulas de física, pode haver melhoria na aprendizagem dos alunos?

5 Objetivos Específicos
Objetivos Gerais Abordar conceitos de calorimetria aplicados a Região Amazônica como método de inserir a educação ambiental no ensino de física. Objetivos Específicos Provocar a construção de uma relação interdisciplinar entre a física e a região Amazônica no ensino; Promover a educação ambiental aos aluno através do uso de um experimento demonstrativo, conceitualizando a convecção ao clima amazônico.

6 Referêncial Teórico A contribuição da Física é muito importante principalmente na compreensão dos processos de funcionamento do clima e na busca por possíveis soluções para lidar com a dinâmica climática. A atmosfera terrestre possui um sistema bastante complicado e necessita além da Física, da ajuda interdisciplinar de outras áreas do conhecimento como a Geografia, Meteorologia e a Biologia, por exemplo, (CHAVES & SHELLARD, 2005).

7 METODOLOGIA Houve a aplicação do questionário prévio para análise do conhecimento dos alunos referente ao conteúdo de calorimetria; Foi feito um planejamento para duas aulas teóricas; Houve duas aulas: a primeira foi para revisar os conceitos de calorimetria. A segunda houve a execução de um experimento demonstrativo para observar como o conceito de convecção se aplica na Região Amazônica; Como método avaliativo foi aplicado um questionário final as aulas– onde foi dividido em quatro equipes, para a resolução do questionário.

8 Fotos da 2ª aula Fig.1- Aplicação do projeto no 2º dia com o experimento caixa de convecção. Fig.2- Alunos do 2ºano 2.

9 PÚBLICO ALVO Série Turma Turno Quantidade Total 2ª 1 Matutino 32 93 2
26 3 35 Supervisionado por: Evanilson Braga

10 Analise gráfica em relação ao questionário 1
RESULTADOS OBTIDOS Analise gráfica em relação ao questionário 1

11 Analise gráfica em relação ao questionário 2
RESULTADOS OBTIDOS Analise gráfica em relação ao questionário 2

12 Analise da terceira questão
3) Qual a importância da convecção para a Amazônia? Quais fatores podem prejudicar o ciclo normal da convecção? Fig.3- Turma 1: “ A convecção tem muita importância para a Amazônia pelo fato de manter o clima da região, clima necessário especificamente para essa região. Dentre os fatores que podem prejudicar esse ciclo é principalmente o desmatamento e a poluição”. Fig.4- Turma 3: “É importante para a determinação do tempo e do clima. Os igarapés poluídos e as queimadas frequentes prejudicam, pois dificulta o movimento das massas de ar”.

13 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Mês I Mês II Mês III Pesquisa em casa x Aplicação do questionário de avaliação I Planejamento das aulas teóricas Aplicação da aula teórica Aplicação da aula teórica com experimento Aplicação do questionário de avaliação II

14 PONTOS FORTES E FRACOS E PERSPECTIVAS PARA 2016
Pontos fracos Pouco tempo de aula A escrita dos Alunos. Avaliação em grupo Pontos fortes A aula produtiva Despertar o interesse pelo conteúdo. Aula interdisciplinar com satisfação pelos alunos.

15 OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2014
Aulas de reforço; Aplicação de prova da Olimpiadas Brasileira de Astronomia; Expositor em amostras experimentais; Expositor em amostras experimentais na Semana da Licenciatura Oficina na Semana de Ciências e Tecnologia do ICE - UFAM

16 REFERÊNCIAS [1]- KREITH F. Princípios da transmissão de calor. Editora Edgard Blücher Ltda, 3º edição, 2002 [2]- KRASILCHIK, MYRIAM – Ensino de Ciências e Cidadania . Moderna, São Paulo, 2004. [3] – FISCH, G.; MAREGO,J.A.; Nobre, C.A.Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia.Disponível em: <acta.inpa.gov.br/fasciculos/282/PDF/v28n2a01.pdf> Acesso em: 22 de setembro de 2015. [4] CHAVES, A. S. ; SHELLARD, R. C. Física para o Brasil: Pensando o futuro. Sociedade Brasileira de Física, São Paulo, 1. ed.. v. 1, p. 243, 2005.


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