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Teoria do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Teoria do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria do Conhecimento
Filosofia da Mente Teoria do Conhecimento – Epistemologia Platão, Aristóteles, Locke, Berkeley, Hume, Kant Conhecimento Está na mente ? Está no mundo ? Sujeito x Objeto Objetos Reais x Objetos Ideais Imagem do Objeto no Sujeito

2 Teoria do Conhecimento
Problemas do Conhecimento Possibilidade do Conhecimento Humano Pode o sujeito apreender realmente o objeto ? Origem do Conhecimento Humano A origem do conhecimento é a razão ou a experiência ? Essência do Conhecimento Humano É o sujeito que determina o objeto ou o objeto que determina o sujeito ? Formas do Conhecimento Humano Conhecimento racional ou intuitivo ? Verdade do Conhecimento Humano Se há um conhecimento verdadeiro, qual é o critério que nos diz, concretamente se um conhecimento é ou não verdadeiro ?

3 Teoria do Conhecimento
Possibilidade do Conhecimento Podemos conhecer o objeto de fato ? Dogmatismo – é óbvio que sim ! Ceticismo – o sujeito não pode apreender o objeto em si, mas tão somente impressões parciais de seus atributos. Subjetivismo – limita a validade da verdade ao sujeito que conhece e julga há verdades supra-individuais, mas não verdades universalmente válidas Pragmatismo – verdade significa utilidade o home é um ser prático ... seu intelecto está integralmente a serviço da sua vontade e ação Criticismo – não é dogmático nem cético, mas sim reflexivo e crítico

4 Teoria do Conhecimento
Origem do Conhecimento Racionalismo – posição epistemológica que vê no pensamento, na razão, a fonte principal do conhecimento humano um conhecimento só merece este nome quando é logicamente necessário e universalmente válido conhecimento matemático Empirismo – a única fonte do conhecimento humano é a experiência a mente humana é uma tabula-rasa onde a experiência escreve Intelectualismo tanto a razão como a experiência podem dar origem ao conhecimento humano – formação de conceitos a partir da experiência Apriorismo também considera a experiência e o pensamento como fontes do conhecimento – alguns elementos a priori da experiência

5 Teoria do Conhecimento
Essência do Conhecimeno Conhecimento: Relação entre sujeito e objeto é o objeto que se determina para o sujeito ou o sujeito que determina o objeto ? a essência do conhecimento está no sujeito ou no objeto ? Soluções Pré-Metafísicas não dizem nada sobre o caráter ontológico do sujeito e do objeto Objetivismo: o objeto é o elemento decisivo entre os dois membros da relação cognitiva – objeto se determina para o sujeito Subjetivismo: o sujeito é que determina o objeto

6 Essência do Conhecimento
Soluções Metafísicas Realismo: solução epistemológica segundo a qual há coisas reais, independentes da consciência realismo ingênuo: não distingue entre a percepção e o objeto percebido – as coisas são exatamente como as percebemos realismo natural: distingue a percepção do objeto, mas sustenta que os objetos correspondem exatamente ao conteúdo da percepção. realismo crítico: não acredita que convenham às coisas todas as propriedades inseridas nos conteúdos da percepção, mas representam reações da nossa consciência aos estímulos externos Idealismo: não há coisas reais independentes da consciência idealismo subjetivo (ou psicológico): toda a realidade está encerrada na consciência do sujeito. As coisas não são mais do que conteúdos da consciência, existem na consciência idealismo objetivo (ou lógico): objetos são concebidos pelo pensamento, são um produto (uma criação) do pensamento

7 Essência do Conhecimento
Soluções Metafísicas (cont.) Fenomenalismo: tentativa de conciliação entre realismo e idealismo. Não conhecemos as coisas como são em si (noumeno), mas como se nos apresentam (fenômeno). há coisas reais, mas não podemos conhecer sua essência Soluções Teológicas Monismo e Panteísmo: o sujeito e o objeto, o pensamento e o ser, a consciência e as coisas são uma unidade – dois aspectos de uma mesma realidade Dualismo e Teísmo: dualismo entre sujeito e objeto, o pensamento e o ser estão correlacionados por uma harmonia originada na divindade, fonte comum do ideal e da realidade, origem comum do sujeito e do objeto

8 Formas do Conhecimento
Conhecimento Mediato (Discursivo) pluralidade de atos múltiplos contatos com o objeto de forma a apreendê-lo coloca o objeto em relação com outros, compara-o, tira conclusões, etc. Conhecimento Imediato (Intuitivo) ? conhecer vendo apreende-se imediatamente o objeto intuição racional intuição emocional intuição volitiva intuição sensível x intuição objetiva problema da intuição: reconhecimento da intuição não significaria o fim de todo conhecimento científico ?

9 O Critério de Verdade Critério de Verdade
Não é suficiente que os nossos juízos sejam verdadeiros – necessitamos da certeza de que o são O que nos dá a certeza ? Como é que conhecemos que um juízo é verdadeiro ou falso ? Verdade conceito transcendente: concordância do conteúdo do pensamento com o objeto como estabelecer essa concordância ? conceito imanente: concordância do pensamento consigo mesmo – um juízo é verdadeiro quando está formado em relação com as leis e normas do pensamento ausência de contradições – isso é suficiente ? Verdade x Crença

10 Teoria Especial do Conhecimento
Teoria Geral do Conhecimento estuda a significação objetiva do pensamento humano, a relação deste com os seus objetos em geral Teoria Especial do Conhecimento investiga os conceitos básicos mais gerais, por meio dos quais procuramos definir os objetos esses conceitos fundamentais chamam-se: categorias é uma Teoria das Categorias fixa sua atenção na origem lógica destas destas formas do pensamento investiga como brotam estes conceitos das leis essenciais do pensamento em concorrência com o caráter do que é dado empiricamente

11 Teoria Especial do Conhecimento
Categorias do ponto de vista do objeto: representam propriedades gerais dos objetos, qualidades objetivas do ser do ponto de vista do sujeito: puras determinações do pensamento, formas e funções a priori da consciência Sistemas de Categorias No decurso da história da filosofia têm-se feito muitas tentativas para agrupar as categorias em sistemas de categorias Aristóteles, Kant, Peirce Aristóteles deriva suas categorias das classes de palavras Kant deriva suas categorias das classes de juízos

12 Aristóteles (384 a.C a 322 a.C) Palavras
expressam conhecimentos ou conceitos acerca do mundo real Expressões compostas ou primárias Expressões Primárias divididas em 10 categorias: substâncias, quantidades, qualidades, relações, lugares, períodos de tempo, posições, estados, ações ou efeitos. Categorias escrito em 350 a.c.

13 Aristóteles Teoria da Causalidade (Metafísica)
especifica o número, natureza, princípios, elementos, variedades e ordens de causas, bem como de modos de causação Causa Material diz respeito à matéria ou substrato a partir do qual alguma coisa é feita, suas partes e componentes Causa Formal diz respeito à forma, ou padrão estrutural que constitui alguma coisa, a relação entre as partes e componentes Causa Eficiente (motora) diz respeito ao agente que dá origem ao processo em que uma coisa surge Causa Final diz respeito à finalidade ou propósito para a qual uma coisa é feita

14 Descartes (1596-1650) Racionalismo razão como essência do real Idéias
Adventícias e Factícias e Inatas Idéias Adventícias chegam a partir dos sentidos Idéias Factícias provenientes da nossa imaginação Idéias Inatas essências verdadeiras, imutáveis e eternas produzidas pelo entendimento sem recurso à experiência e.g. conceitos matemáticos e a “idéia de Deus”

15 Descartes Operações da Razão Intuição e Dedução Intuição
ato puro e atento da inteligência que apreende direta e imediatamente noções tão simples que acerca da sua validade não pode restar qualquer dúvida clareza, distinção, caráter imediato, apreensão total e completa Dedução encadeamento de intuições permite construir uma relação necessária entre proposições de tal modo que a verdade de um antecedente exige a verdade de um consequente

16 Descartes Dualismo Corpo-Mente Res Extensa: matéria física - corpo
Res Cogitans: matéria mental – mente/pensamento Método Científico orienta a razão de forma a atingir o conhecimento verdadeiro baseado na dúvida sistemática 4 Regras Regra da Evidência: aceite apenas o que é claro e distinto, aquilo que não pode ser posto em dúvida ... aquilo que é evidente. Regra da Divisão: dividir o problema em parcelas menores Regra da Ordem: ir do simples para o complexo Regra da Enumeração: revisão de todo o processo para garantir que nada tenha sido omitido


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