A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional."— Transcrição da apresentação:

1 Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas (à dir.).

2 Mapa da Palestina

3 I. A disputa na Palestina Conflitos entre árabes e israelenses: A.Árabe: todo aquele que nasce na península arábica. De maioria muçulmana (islâmico). Porém, nem todo árabe é muçulmano. B. Israelense: todo aquele que é judeu. Originários do povo hebreu. Conflitos religiosos: Povos antigos da bíblia que sempre habitaram a região da palestina: disputas por territórios; Diferenças religiosas;

4 II. A disputa na Palestina A questão judaica: Holocausto e a política do antissemitismo Nazista. Povos “sem pátria”. Pós-segunda Guerra: movimento sionista (Palestina) e criação de um Estado judaico.

5 III. A criação do Estado de Israel (1948) Com o fim da Segunda Guerra Mundial: Migrações de judeus para a “terra prometida”; Pressões dos judeus pela criação do Estado Judaico; Até 1948 os ingleses controlavam a região da Palestina; Intervenção da ONU e criação do Estado de Israel em 1948;

6

7 IV. Conflitos entre árabes e israelenses Os povos árabes da região sentiram-se prejudicados com a divisão do território da palestina. Não reconheceram a criação do Estado de Israel; Entre 1948-1949: iniciaram os conflitos entre árabes versus israelenses: Exercito Árabes: Liga Árabe (Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Síria); Exercito israelense (judeus): apoio internacional; Vitoria de Israel e anexação de novas áreas;  Vídeo!

8

9 Mapa do Canal de Suez

10 Guerra do Canal de Suez (1956) O canal foi construído entre 1859-1869: domínio da França e do Egito. A partir de 1954: o Egito (país aliado dos árabes) passar a dominar o controle do canal: Em 1956 ocorreu a nacionalização do canal: proibição da passagem de navios israelenses pelo canal; Conflito pelo domínio da região: Israel: com o apoio da França e Inglaterra; Egito e as forças árabes;

11

12

13 Mapa da Guerra do Seis Dias (1967)

14 A Guerra dos Seis Dias (1967) Egito e os países árabes aliados: ameaçaram as fronteiras do Estado de Israel. Ameaça de fechar o Estreito de Tiran: ligação de Israel com o mar vermelho. Israel e seus aliados (apoio internacional): derrotaram as forças árabes: Territórios anexados por Israel: Faixa de Gaza, Cisjordânia, Colinas de Golan e parte de Jerusalém. Acirramento das rivalidades entre Israelenses e árabes;  Mapa do livro!  Vídeo!

15 VII. Guerra do Yom Kippur (1973) Ataque das forças árabes (Egito e Síria) à Israel no dia do Yom Kippur (dia do perdão judaico): Vitoria das tropas árabes e recuperação de alguns territórios: Colinas de Golan; Em 1979 foi assinado um acordo de paz e fim dos conflitos na região.  vídeo!

16 Ocupação da Palestina por Israel

17 IX. A questão Palestina Em 1959, criação do Movimento de Libertação da Palestina – Liderado por Yasser Arafat Em 1969, criação da OLP – Organização para a Libertação da Palestina. Estado Palestino Criação do Estado Palestino; Tentativas de acordos entre Árabes e Israelenses frustradas ao longo dos anos: Formação de grupos radicais palestinos (árabes) e grupos radicais israelenses; Guerras civis, ataques terroristas e conflitos armados.

18

19


Carregar ppt "Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google