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Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégia nas organizações.

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1 Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégia nas organizações

2 Objetivo da aula Abordar aspectos preliminares sobre estratégia nas organizações, enfatizando suas origens e importância para o cenário competitivo atual.

3 Estratégia nas organizações: uniformidade e padronização Surgiu da necessidade de atingir objetivos em situações de concorrência (guerra, jogos e negócios). Autores: MINTZBERG, ANSOFF, PASCALE, CHANDLER... Palavras-chaves: futuro, decisão, resultados, planejamento, negócio atual, tendências, concorrência, produtos, objetivos, oportunidades, investimentos, metas, adaptação ao ambiente.

4 Estratégia nas organizações: objetivos e ambiente Define objetivos em sintonia com ameaças e oportunidades do ambiente. CHANDLER: “é o processo de estabelecer metas e objetivos de longo prazo para a empresa e de adotar cursos de ação e alocar recursos para atingi-los”. HAMPTON: “é um plano que relaciona as vantagens da empresa com os desafios do ambiente. O desafio da estratégia é adaptar a organização com sucesso a seu ambiente”.

5 Estratégia nas organizações: abrangência CORPORATIVA RAMO OU UEN FUNCIONAL OPERACIONAL GRANDES CORPORAÇÕES NEGÓCIOS SINGULARES Corporativa: em que negócios atuar, objetivos em cada ramo, como alocar recursos para atingir objetivos. Ramo ou UEN: específica para o mercado, produtos e serviços oferecidos, clientes, como distribuir recursos. Funcionais: como implementar os objetivos definidos no marketing, na produção, nas finanças, no rh, etc. Operacional: como conduzir atividades do dia-a-dia.

6 Estratégia nas organizações: etapas. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA

7 Slide 4-6 Recursos Financeiros Marcas bem conhecidas Habilidades tecnológicas Forças Oportunidades Falta de direção estratégica Altos custos Instalações Obsoletas Fraquezas Ameaças Novos mercados potenciais Novos produtos potenciais Queda de barreiras comerciais Nova concorrência Crescimento lento do mercado Novas regulamentações Ambiente Interno Ambiente Externo Planejamento estratégico: a análise SWOT

8 Análise SWOT: impacos cruzados

9 Processo de planejamento estratégico:o ambiente externo Busca de oportunidades e ameaças decorrentes da instabilidade e complexidade do ambiente. Demandam enfoque sistêmico e planejamento. Elementos específicos: -análise macroambiental -análise concorrencial -análise do mercado

10 Análise macroambiental

11

12 Análise macroambiental: esquema de análise

13 Quem são nossos concorrentes? Quais são seus objetivos? Quais são seus pontos fortes e fracos? Quais são seus padrões de reação? Análise concorrencial

14 Quem são os concorrentes:

15 Análise concorrencial: esquema de análise

16 1. QUEM CONSTITUI O MERCADO 2. O QUE O MERCADO COMPRA 3. POR QUE O MERCADO COMPRA 4. QUEM PARTICIPA DA COMPRA 5. COMO O MERCADO COMPRA 6. QUANDO O MERCADO COMPRA 7. ONDE O MERCADO COMPRA Análise de mercado: questões relevantes

17 ProdutoFunção básica para o cliente Atributos mais apreciados pelo cliente Importância relativa Atributo a melhorar Análise de mercado: esquema de análise

18 Processo de planejamento estratégico: análise da organização Busca de pontos fortes e fracos da organização. Levantam-se aspectos da organização e suas operações. Elementos específicos: -Clientes e mercados -Participação no mercado -Vantagens competitivas

19 Clientes e mercados Questões relevantes: - evolução de seus negócios - quem são seus clientes - fornecedores e intermediários (ajudam ou atrapalham?)

20 Participação de mercado: a matriz BCG

21 Vantagens competitivas Exemplos Qualidade do projeto, produto e serviço Mercedez, Nasa Eficiência e baixo custoAdm enxuta InovaçãoMicrosoft, banco 24 h Pós vendaVW, Sony Controle de mercadoPetrobras, Microsoft, ciementeiros Capital disponívelBancos, fundos de pensão Marca forteNestlé, Disney, Gillette Eficiência na distribuiçãoCoca-cola, Bic Preço baixoCarros populares Preço altoPrimeira classe de aviões, Cartier

22 Ambiente/itemDesempenhoImportância + ++ --- ++/-- MARKETING 1. reputação da empresa 2. participação de mercado 3. satisfação do cliente 4. retenção de cliente 5. qualidade do produto 6. serviços 7. preços 8. distribuição 9. promoções 10. força de vendas 11. inovações 12. cobertura geográfica FINANÇAS 1. custo de capital 2. fluxo de caixa 3. estabilidade PRODUÇÃO 1. instalações 2. economia de escala 3. capacidade 4. força de trabalho 5. prazo de produção 6. habilidades ORGANIZAÇÃO 1. liderança visionária e capaz 2. funcionários dedicados 3. empreendedorismo 4. poder de resposta Análise da organização: esquema de análise

23 Análise do ambiente Análise da organização Missão do negócio Objetivos -Clientes e mercados -Produtos serviços -Vantagens competitivas -Participação -Desempenho econômico-financeiro Estratégias Implementação estratégica

24 A missão Questões relevantes: - Qual é o nosso negócio? - Quem é nosso consumidor? - Qual é o valor esperado pelo consumidor? EMPRESAPRODUTOMERCADO RevlonCosméticosEsperança XeroxCopiadorasProdutividade no escritório Enciclopédia BritânicaEnciclopédiasInformação Springer-CarrierAr condicionadoClimatização

25 Exemplos de declarações de missão Editel: Nossa missão é promover negócios e facilitar contatos através de informações em listas telefônicas e guias especializados. SENAC: Desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho através de ações educacionais e disseminação de conhecimento em comércio e serviços, contribuindo para o desenvolvimento do país. COPEL: Nossa missão é atuar de forma rentável na área de energia, satisfazendo com qualidade as necessidades e contribuindo para o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Paraná.

26 Objetivos e metas A empresa estabelece os objetivos após a análise SWOT. Devem ser desafiadores, factíveis e estabelecer prazos. Podem ser gerenciados através de Administração por objetivos (APO), porém, devem ser: –hierarquizados: do mais para o menos importante; –quantitativos: X% em 2 anos; –realistas: conforme oportunidades e forças da empresa; –consistentes: “aumentar vendas e lucros ao mesmo tempo”.

27 Objetivos e metas: exemplos 1. Melhorar a Satisfação dos Clientes: 1.1 Atingir ___% de conceito Satisfeito e Muito Satisfeito junto aos consumidores 1.2. Reduzir em ___% as reclamações dos clientes da Empresa 2. Aumentar a Participação no Mercado 2.1 Aumentar a participação no mercado de....% para ___ % no mercado nacional 2.2 Ampliar para 20% a participação da receita total gerada por novos produtos 3. Aumentar a Rentabilidade da Empresa 3.1 Atingir __ % do retorno sobre o Patrimônio Líquido e __% de margem operacional 3.2 Atingir um faturamento de R$ __________ neste ano. 4. Melhorar a Satisfação dos Empregados 4.1 Atingir média de xx na pesquisa de satisfação dos funcionários 4.2 Reduzir para xx% a taxa de faltas por acidentes e doenças do trabalho 5. Melhorar o Relacionamento com a Comunidade 5.1 Ser reconhecida pela comunidade como uma empresa...

28 Formulação estratégica É um plano que serve para conquistar os objetivos. Envolve: –a seleção de um ou mais alvos no mercado –seleção de um composto de marketing (produto, preço, promoção & distribuição) que satisfaça às necessidades e desejos do alvo escolhido –suporte à missão e objetivos da organização. OPÇÃOCARACTERÍSTICASEXEMPLO Liderança total em custos Menor custo de produção e distribuição, grande participação de mercado, menos habilidade em mkt, mais habilidade em engenharia, compras, fabricação e distribuição. Canetas Bic DiferenciaçãoDesempenho superior em benefícios importantes (serviços, tecnologia, design) para bom número de clientes. Processadores Intel (velocidade) FocoConcentração em um ou mais segmentos estreitos de mercado. Intimidade com o segmento, buscando liderança em custo ou diferenciação. Harley-Davidson Fonte: PORTER, M. Estratégia Competitiva

29 Acompanhamento e avaliação: início do próximo ciclo TIPOOBJETIVOABORDAGEM Controle do plano anual Resultados atingidos?Análise de vendas, participação, finanças, consumidor Controle de rentabilidade Onde ganha e perde dinheiro? Rentabilidade por produto, território, segmento,manutenção Controle da eficiênciaQuanto é gasto pelas áreas? Eficiência do marketing, da produção, do rh Controle estratégicoForam as melhores oportunidades? Auditoria, ética e responsabilidade social.


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