A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina: HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Professores: Paulo e Sávio Equipe: André,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina: HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Professores: Paulo e Sávio Equipe: André,"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina: HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Professores: Paulo e Sávio Equipe: André, Caio e Rogério SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

2 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados: Reconhecimento; Avaliação; Monitoramento e Controle dos riscos existentes. NR 33 – ESPAÇOS CONFINADOS

3 Definição (NR 33) Definição (NR 33) Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

4 NR 33 – ESPAÇOS CONFINADOS Exemplos: Bueiros Galerias Tanques Silos Chaminés Caixas subterrâneas Dutos...

5 Riscos Físicos:  Vibrações  Radiações  Umidade  Temperatura  Eletricidade Riscos Químicos:  Poeiras  Nível de oxigênio;  Névoas, gases, vapores;  Fumos metálicos NR 33 – ESPAÇOS CONFINADOS

6 Riscos Biológicos:  Vírus;  Bactérias;  Parasitas;  Fungos; Riscos Ergonômicos:  Esforço;  Postura;  Fobia; Riscos Mecânicos:  Iluminação Deficiente;  Ferramentas Defeituosas;  EPI´s inadequados;  Possibilidade de Explosões...

7 NR 33 – ESPAÇOS CONFINADOS Riscos Típicos em Espaços Confinados

8 NR 33 – ESPAÇOS CONFINADOS Principais Responsabilidades do EMPREGADOR Indicar o Responsável Técnico pelo cumprimento da NR 33; Indicar o Responsável Técnico pelo cumprimento da NR 33; Identificar os espaços e os riscos específicos existentes; Identificar os espaços e os riscos específicos existentes; Interromper o trabalho em caso de qualquer risco. Interromper o trabalho em caso de qualquer risco. Fornecer e exigir o uso de EPI´s adequados... Fornecer e exigir o uso de EPI´s adequados... Garantir que o acesso ao espaço confinado só ocorra após a EMISSÃO DA PET Garantir que o acesso ao espaço confinado só ocorra após a EMISSÃO DA PET

9 NR 33 – ESPAÇOS CONFINADOS Principais Medidas de Prevenção Identificar e sinalizar os espaços confinados; Implantar travas, bloqueios; Avaliar a atmosfera do local antes da entrada de trabalhadores; Monitorar continuamente a atmosfera; Utilizar equipamentos de leitura direta, protegido contra interferências externas (ex. ondas de rádio).

10 NR 33 – ESPAÇOS CONFINADOS Conclusão... mas o maior desafio é desenvolver um trabalho em um local inadequado para o ser humano!

11 NR 34 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL

12 Esta Norma Regulamentadora – NR tem por finalidade estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval.

13 Definição (NR 34) Consideram-se atividades da indústria da construção e reparação naval todas aquelas desenvolvidas no âmbito das instalações empregadas para este fim ou nas próprias embarcações e estruturas, tais como navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, dentre outros.

14 A implementação das medidas de proteção contidas na NR 34 é de responsabilidade do empregador, que deve designar um responsável pela Norma. Essas medidas devem ser adotadas antes de qualquer trabalho. Quando ocorrem mudanças nas condições ambientais que tornem os trabalhos potencialmente perigosos à integridade física e psíquica dos trabalhadores, os mesmos devem ser interrompidos.

15 Há necessidade de realizar a Análise preliminar de Risco (APR) e, quando aplicável, emitir Permissão de Trabalho (PT). O empregador deve garantir que os trabalhadores sejam informados sobre os riscos da atividade e as medidas de controle adotadas assim como proporcionar condições para que os trabalhadores colaborem com a implementação.

16 Trabalho a Quente Para fins desta Norma considera-se trabalho a quente, as atividades de soldagem, goivagem, esmerilhamento, corte ou outras que possam gerar fontes de ignição, tais como aquecimento, centelha ou chama. Trabalho em Altura Considera-se trabalho em altura toda atividade executada em níveis diferentes, onde haja risco de queda capaz de causar lesão ao trabalhador. Trabalho com Exposição a Radiações Ionizantes Devem ser adotadas medidas de segurança para execução dos serviços envolvendo radiações ionizantes visando proteger os trabalhadores, indivíduos do público e meio ambiente contra os efeitos nocivos da radiação.

17 Trabalhos de Jateamento e Hidrojateamento A atividade de hidrojateamento de alta pressão deve ser realizada em tempo contínuo de até 1 hora; com intervalos de igual período, em jornada de trabalho máxima de 8 horas. É obrigatório o uso de proteção respiratória de adução por linha de ar comprimido, esteja conforme estabelecido pelo PPR (Programa de Proteção Respiratória). Atividades de Pintura Designar somente trabalhador treinado e capacitado para realizar os serviços de pintura. Emitir PT, em conformidade com a atividade a ser desenvolvida. Ao término do serviço, manter ventilação e avaliar a concentração dos gases, em conformidade com o LIE – Limite Inferior de Explosividade.

18 Movimentação de Cargas Somente realizar as operações de movimentação eletromecânicas de cargas por trabalhador capacitado e autorizado. Garantir que os equipamentos de movimentação de cargas e seus acessórios tenham a devida Inspeção, Manutenção e Certificação dos Equipamentos, com identificação e documentação que possam ser rastreados. Montagem e Desmontagem de Andaimes Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos, protegendo a plataforma do andaime em todo o seu perímetro. Inspecionar e Avaliar periodicamente as peças, consignando os Resultados em Lista de Verificação sob a supervisão de profissional legalmente habilitado.

19 Equipamentos Portáteis Inspecionar o equipamento e os acessórios antes do início das atividades. Os equipamentos que ofereçam risco de ruptura de suas partes, devem ser protegidos. Realizar manutenção Preventiva conforme programa aprovado Pelo responsável técnico, mantendo seu registro na empresa. Empregar Proteção Coletiva - EPC, para evitar a projeção de faíscas. Instalações Elétricas Provisórias Dispor os cabos elétricos em estruturas Aéreas ou subterrâneas, de forma a garantir a proteção dos trabalhadores e não obstruir acessos, passagens e rotas de fuga.

20 Testes de Estanqueidade É o ensaio não destrutivo realizado pela aplicação de pressão em peça, compartimento ou tubulação para detecção de vazamentos ou infiltrações. A elaboração e qualificação de procedimento, bem como a execução e supervisão do ensaio, devem ser realizadas por profissional qualificado conforme normas técnicas nacionais pertinentes e por organismos que atendam à ABNT NBR ISO IEC 17024.

21  Deve ser colocada, em lugares visíveis para os trabalhadores, comunicação visual alusiva à prevenção de acidentes e doenças do trabalho;  Proteger o trabalhador contra insolação excessiva, calor, frio, umidade em serviços a céu aberto;  É proibido o uso de solvente, ar comprimido e gases pressurizados para limpar a pele ou vestimentas;  Os locais de trabalho devem ser mantidos em estado de limpeza compatível com a atividade. O serviço de limpeza deve ser realizado por processo que reduza, ao mínimo, o levantamento de poeira;  Dotar a embarcação de sinalização e iluminação de emergência, de forma a possibilitar a saída em caso de falta de energia;  É obrigatório o fornecimento gratuito pelo empregador de vestimentas de trabalho EPI’s e EPC’s e sua reposição quando danificadas.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina: HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Professores: Paulo e Sávio Equipe: André,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google