A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 5 Expressão gráfica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 5 Expressão gráfica"— Transcrição da apresentação:

1

2 Unidade 5 Expressão gráfica
e desenho Desenho do rosto

3 O rosto humano na Arte

4 O rosto humano na Arte O nosso rosto é, sem dúvida, a parte do corpo que melhor conhecemos. É através do rosto que nos identificamos uns aos outros. É também através dele que exprimimos as nossas emoções de alegria ou tristeza, de ânimo ou medo. O rosto humano consegue exprimir uma “infinidade” de expressões.

5 O rosto humano na Arte Ao longo da História, foram muitos os artistas que representaram o rosto através do retrato. São exemplo disso Leonardo da Vinci, Vermeer, Van Gogh, Picasso e muitos outros. Leonardo da Vinci.

6 O rosto humano na Arte Johannes Vermeer. Vincent van Gogh.

7 O rosto humano na Arte Pablo Picasso. Lucian Freud.

8 O rosto humano na Arte Antes da fotografia, a pintura de retrato foi usada quase sempre pelas classes abastadas como forma de mostrar prestígio. Desde o século XVI que a pintura de retrato teve uma forte projeção na Europa. Rafael.

9 O rosto humano na Arte Leonardo da Vinci. Rembrandt.

10 O rosto humano na Arte Frans Hals. Frans Hals.

11 O rosto humano na Arte Com a invenção da fotografia, a pintura e o desenho de retratos caiu em desuso. No entanto, saber desenhar ou pintar um retrato continua a ser uma tarefa apreciada por muitos, devido ao virtuosismo necessário por parte do artista. Abraham Lincoln.

12 O rosto humano na Arte Salvador Dalí. Marilyn Monroe.

13 O rosto humano na Arte Durante o século XX, a pintura de retrato sofreu uma grande mudança. Deixou-se de pintar de forma realista: isso passou a ser feito pela fotografia. Na pintura, os artistas deram azo à imaginação. As pinturas de Van Gogh, Picasso, Francis Bacon ou Lucian Freud são exemplo disso.

14 O rosto humano na Arte O expressionismo de Van Gogh.

15 O rosto humano na Arte O cubismo inventado por Pablo Picasso.

16 O rosto humano na Arte Os retratos grotescos de Francis Bacon.

17 O rosto humano na Arte O surrealismo e expressionismo de Lucian Freud.

18 Estudo do rosto humano

19 Estudo do rosto humano A cabeça humana tem, na maioria dos casos, uma proporção de 2:3. Ou seja, duas partes de largura por três de altura. Observa a imagem.

20 Estudo do rosto humano Se olhares atentamente para o rosto, irás reparar que existem três elementos principais: os olhos, o nariz e a boca.

21 Estudo do rosto humano Estes três elementos da fisionomia vão estruturar a composição do rosto, de acordo com regras de proporção ao nível da cabeça. É fundamental o correto posicionamento dos olhos, do nariz e da boca para que o rosto fique corretamente equilibrado.

22 Desenho do rosto

23 Desenho do rosto O desenho do rosto obedece a um critério muito específico para que todas as partes fiquem corretamente posicionadas e proporcionais entre si. Observa as seguintes imagens e segue os passos.

24 Desenho do rosto Passo 1:
Desenha um retângulo com a proporção 2:3 e traça uma linha vertical e horizontal exatamente a meio do retângulo.

25 Desenho do rosto Passo 2:
A linha média na horizontal marca a posição dos olhos. Divide esta linha em cinco partes e duas delas servem para marcar a posição dos olhos.

26 Desenho do rosto Passo 3:
Entre a linha dos olhos e o queixo, divide a meio esta distância com uma nova linha e desenha a parte inferior do nariz.

27 Desenho do rosto Passo 4:
Entre a linha inferior do nariz e o queixo, traça uma nova linha que servirá para assinalar a parte inferior dos lábios e desenha-os.

28 Desenho do rosto Passo 5:
Acima da linha dos olhos ficam as sobrancelhas. Alinhadas pelas sobrancelhas e pela linha do nariz ficam as orelhas.

29 Desenho do rosto Passo 6:
Nesta etapa final, desenha os pormenores finais tais como o pescoço e o cabelo.

30 O rosto e as suas transformações
Caricatura e máscara

31 O rosto e as suas transformações
A caricatura A caricatura está relacionada com o exagero das formas que caracterizam uma pessoa. Quando uma pessoa tem algum aspeto mais pronunciado no seu rosto, isso acaba por ser determinante no desenho de caricatura dessa pessoa.

32 O rosto e as suas transformações
A caricatura Se o nariz é maior que o normal, a caricatura vai exagerar o tamanho do nariz como forma de dar ênfase a esse aspeto físico. Se forem os olhos, exagera-se o tamanho dos olhos e assim sucessivamente. © Luís Gustavo Barbosa.

33 O rosto e as suas transformações
A caricatura © André Carrilho. © Daniel Teixeira.

34 O rosto e as suas transformações
A máscara Ao longo das várias épocas, a forma de representação do rosto ou a maneira de retratar uma pessoa teve múltiplas abordagens. Trata-se sobretudo de recriação, já que a ideia de máscara está intimamente ligada à transformação, à ocultação da identidade e ao ressurgimento de uma nova forma. Salvador Dalí.


Carregar ppt "Unidade 5 Expressão gráfica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google