A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ

2 O CARTAZ O cartaz é uma forma de comunicação visual e destina-se à divulgação de informação. É composto por dois elementos fundamentais: A imagem – que sendo o elemento principal procura chamar a atenção do espectador e despertar-lhe o interesse para o que se pretende transmitir. O texto – que sendo reduzido e de fácil compreensão, visa a rápida e eficaz apreensão da mensagem.

3 A origem do cartaz impresso remonta ao século XV com a invenção da prensa de Gutenberg. A sua função era sobretudo informativa. (Avisos, editais, etc) O cartaz generaliza-se a partir de meados do século XIX com o desenvolvimento das técnicas de impressão. A sua função passa a ser mais apelativa.

4 TIPOS DE CARTAZES CARTAZES DE RUA
Têm a finalidade de atrair a atenção de quem passa e a mensagem que transmite deve conseguir ser captada por muitas pessoas ao mesmo tempo, e em movimento.

5 TIPOS DE CARTAZES CARTAZES DE INTERIORES
Destinam-se a pequenos grupos. Estes podem ser lidos com mais atenção e podem conter mais informação.

6 FUNÇÕES DO CARTAZ O cartaz é constituído por texto e imagem, e pode ser usado com diferentes funções. FUNÇÃO INFORMATIVA...

7 FUNÇÕES DO CARTAZ ou FUNÇÃO APELATIVA É uma função mais usada na publicidade, tentando convencer o público a consumir determinado produto ou sensibilizá-lo para determinadas campanhas de solidariedade ou prevenção .

8 PÚBLICO-ALVO Um cartaz deve atrair a atenção do observador e transmitir a sua mensagem de forma eficaz. Para isso é necessário ter em atenção o público a que se destina. Um cartaz destinado a um público infantil, tem de ser diferente daquele cujo objetivo é um público adulto.

9 PÚBLICO-ALVO

10 PÚBLICO-ALVO

11 A CONSTRUÇÃO DE UM CARTAZ
Para construir um cartaz devemos ter em conta as seguintes questões: Texto – deve ser curto, sugestivo, de fácil memorização e compreensão. Nos cartazes de interior o texto pode ser um pouco maior. Imagem – a imagem deve ser expressiva e transmitir a ideia correta daquilo que se pretende dizer. Composição Visual - consiste na organização dos diversos elementos de um cartaz e é essencial para uma leitura rápida e correta da mensagem.

12 CARTAZ O TEXTO O texto do cartaz deve ser curto e legível, para potenciar a imagem do produto. Pode ser constituído por: marca: nome do produto ou serviço; deve ser pequeno, fácil de pronunciar e fácil de memorizar; slogan: frase identificativa do produto ou serviço; deve ser breve, afirmativa; comentário: texto motivador do interesse; tem de ser curto, persuasivo, justificar o desejo de possuir o que imagem mostra. (Nos cartazes de interior a informação pode ser mais extensa)

13 CARTAZ A IMAGEM A imagem adquire particular importância no cartaz, pois é geralmente o seu elemento fundamental de comunicação. A imagem entra apenas por alguns instantes no nosso campo visual e deve, por isso, exprimir de forma clara e sintética a mensagem. Para isso deve ser: Expressiva, simples e direta.

14 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
A forma do suporte visual: Geralmente os cartazes têm como forma um retângulo em posição vertical...

15 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
A forma do suporte visual: Por vezes surgem cartazes em que o retângulo surge na posição horizontal.

16 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
A forma do suporte visual: Também podemos encontrar cartazes com formas diferentes e dispostos de outras maneiras, mas estes são menos frequentes.

17 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
Na distribuição dos elementos que compõem o cartaz podemos ter em atenção as seguintes estratégias visuais: Linhas de composição Centro ótico e geométrico Direção visual Lei dos terços Cor Letra

18 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
Linhas de composição As linhas de composição podem sugerir ao observador a noção de estabilidade ou movimento. Estas noções são-nos transmitidas pelo posicionamento das linhas, as quais sugerem: estabilidade quando se apresentam horizontais ou verticais, ou movimento quando se apresentam oblíquas.

19 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
Num cartaz existem dois centros: P - Centro geométrico O - Centro óptico P é o centro geométrico do cartaz; O é para onde converge o olhar do observador (centro ótico).

20 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
Direção Visual Quando se olha para uma página, um quadro ou um cartaz o nosso olhar começa por observar o canto superior esquerdo, e vai descendo progressivamente até ao canto inferior direito. A direção visual será diferente, por exemplo, para um árabe, visto que para estes a leitura se efetua da direita para a esquerda. Devemos ter este aspeto em consideração quando organizamos a informação num cartaz.

21 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
Lei dos terços. Segundo esta lei o espaço do cartaz deverá ser dividido em três partes iguais, tanto na horizontal como na vertical. Os pontos de cruzamento destas linhas deverão ser áreas onde poderemos colocar os elementos mais importantes do cartaz.

22 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL

23 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
A Cor A cor deve ser escolhida em função da mensagem. Também deve ser usada com cuidado pois o uso excessivo de cores pode criar ruído visual. As regras de contraste podem facilitar a leitura do cartaz e a trasmissão da mensagem.

24 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
A Cor

25 CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL
O conteúdo da mensagem deverá influenciar o tipo de letra a utilizar A sua forma, cor e tamanho também devem ser cuidadosamente estudadas para não dificultarem a leitura. Para que sejam legíveis as letras devem ser simples e criar contraste com o fundo. A Letra

26

27 A CASA DA MÚSICA

28 AGORA, OBSERVA E COMENTA OS CARTAZES

29

30

31


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google