A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO CULTURAL. Renascimento Termo criado por Giorgio Vasari (1511-1574) Significa a retomada da cultura clássica (greco-romana) pelos europeus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO CULTURAL. Renascimento Termo criado por Giorgio Vasari (1511-1574) Significa a retomada da cultura clássica (greco-romana) pelos europeus."— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO CULTURAL

2 Renascimento Termo criado por Giorgio Vasari ( ) Significa a retomada da cultura clássica (greco-romana) pelos europeus. Sugere que o que havia antes estava morto, o que é falso e preconceituoso. Pág. 23

3 Período compreendido: Entre os séculos XIV e XVI. O que é? Surgimento de novas formas de pensar, sentir e expressar o homem na Europa. O ser humano passou a ser visto como a obra mais perfeita de Deus. Esse pensamento se chama antropocentrismo RENASCIMENTO

4 HOMEM VITRUVIANO

5 um palmo é o comprimento de Cinco dedos um pé é o comprimento de quatro palmos um côvado é o comprimento de seis palmos um passo são quatro côvados a altura de um homem é quatro côvados "erit eaque mensura ad manas pansas" o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto o comprimento da orelha é um terço do da face o comprimento do pé é um sexto da altura

6

7

8

9 O avanço de pensamento também melhorou a tecnologia daquele período. Novas técnicas de construção surgiram, como os arcobotantes. DEUS É LUZ!

10

11

12 As igrejas também passaram a utilizar vitrais para iluminar as igrejas e retratar temas religiosos e mundanos.

13

14

15

16 Se no período de alta idade média as igrejas eram escuras, decoradas com caveiras e apresentava a figura de Deus como alguém que puniria todos os que errassem; no renascimento as igrejas são iluminadas, coloridas e retratam um Deus de amor e compaixão, que ama seus filhos acima de tudo.


Carregar ppt "RENASCIMENTO CULTURAL. Renascimento Termo criado por Giorgio Vasari (1511-1574) Significa a retomada da cultura clássica (greco-romana) pelos europeus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google