Carregar apresentação
1
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
2
FACULDADE PITÁGORAS Engenharia de Produção 4°PERÍODO “A”
EQUIPE LUCIANO CÉZAR DOS SANTOS CARLOS ANDRÉ EUGÊNIO DA SILVA MARCELO JOSÉ DA SILVA JOSÉ DOUGLAS NOBRE DE CARVALHO MIDIÃ AUGUSTO LEITE JOSÉ FERNANDES DOS SANTOS SILVA WELLINGTON VIEIRA DIAS JOSIVALDO LIMA DE BRITO WILLAMIS SOUZA DE OLIVEIRA KENNEDY DA SILVA OLIVEIRA PROFESSOR: MICHEL LIBERAL SIMÔA
3
INTRODUÇÃO Embora em alguns textos se trate o comportamento na compressão pelos parâmetros do ensaio de tração (e.g. na aplicação de critérios de falha – projeto), a resposta dos materiais, quando submetidos à compressão, é substancialmente diferente. O conhecimento de tal comportamento é de fundamental importância, especialmente nos projetos envolvendo deformação plástica. O teste de compressão para metais não é tão utilizado quanto o de tração, devido a dificuldades geradas pelo atrito entre o corpo de prova e a máquina de teste, possibilidade de flambagem durante o ensaio e outros fatores de erro que facilmente invalidariam os resultados. Entretanto se controlados os fatores citados é possível realizar com êxito o teste de compressão. São usualmente testados em compressão os seguintes materiais: concreto, cerâmicas, metais, plásticos e compostos.
4
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Um dos ensaios mecânicos realizado em materiais, para conhecer o seu comportamento e suas propriedades em determinadas situações, é o teste de compressão, em que se avalia como o material reage quando pressionado. Indicado principalmente para materiais frágeis, como o ferro fundido, a madeira, as rochas e o concreto.
5
DESCRIÇÃO DO ENSAIO No teste de compressão o corpo de prova é testado pela aplicação de uma carga axial compressiva, e construído o diagrama tensão–deformação, semelhantemente ao procedimento do ensaio de tração. As mesmas máquinas do ensaio de tração são utilizadas para o ensaio de compressão, apenas alterando as condições de fixação do corpo de prova na máquina. Duas placas lisas adaptadas, uma fixa e outra móvel, entre elas o CP é apoiado e mantido firme durante a compressão.
6
DESCRIÇÃO DO ENSAIO O corpo de prova tem usualmente a forma cilíndrica , com relação comprimento/diâmetro (L/D) entre 2 e 8 (em casos excepcionais a relação pode ser 1 – caso de teste de metal para mancais). O comprimento não deve ser muito grande para evitar efeitos indesejáveis de flambagem, cisalhamento ou instabilidade, nem muito pequeno pois o atrito nas superfícies de contato com a máquina de ensaio poderá prejudicar a validade dos resultados. A apresentação dos resultados dos testes deve sempre especificar a relação L/D.
7
EXEMPLOS DE DEFORMAÇÕES IRREGULARES DOS CORPOS DE PROVA.
*Relação L/D: L= Comprimento / D= Diâmetro. Em geral procura-se um modo de deformação próximo ao ideal, ou seja, sem fricção. Porém, na prática, o atrito sempre estará presente. Neste caso a ocorrência do efeito barril deve ser esperada para materiais dúcteis.
8
Na verdade os fatores atrito e relação L/D atuam conjuntamente, tanto no modo como nos valores da deformação. A figura abaixo ilustra a influência conjunta dos fatores citados no ensaio de compressão. Pode-se ver a curva correspondente à compressão sem fricção (compressão homogênea) e com níveis crescentes de fricção e redução da relação L/D. Ademais o ensaio é influenciado por outros fatores como a taxa de deformação, especialmente quando se deseja estabelecer propriedades do material em altas temperaturas.
9
EXEMPLOS DE CORPO DE PROVA
Ensaio de Tração X Compressão esforço uniaxial; Utilização da mesma máquina; Sofrem deformação elástica e, na maioria das vezes, deformação plástica. Exemplo de Corpo de prova com Deformação Elástica.
10
EXEMPLOS DE CORPO DE PROVA
Exemplo de Corpo de prova com Deformação Plástica.
11
Materiais Frágeis apresentam pouco ou nenhum escoamento; rompem-se facilmente, ainda na fase elástica. Materiais Dúcteis são aqueles que podem ser alongados, flexionados ou torcidos, sem se romperem.
12
CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO
13
FÓRMULAS Fórmulas para cálculo da tensão, da deformação e do módulo de elasticidade são semelhantes para a tensão de tração.
14
APLICAÇÃO PRÁTICA Um corpo de prova de aço com diâmetro d = 20 mm e comprimento L = 60 mm, será submetido a um ensaio de compressão. Se for aplicada uma força F de N, qual a tensão absorvida pelo corpo de prova (T) e qual a deformação do mesmo (ɛ)? O módulo de elasticidade do aço (E) é igual a Mpa. 1 – Cálculo da área do Corpo de Prova; 2 - Cálculo da Tensão de Compressão: 3 – Cálculo da Deformação:
15
EXEMPLOS DE APLICAÇÕES
Ensaio de Achatamento em Tubos Ensaios para determinação de Constante elástica e Resistência em molas.
16
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Limitações do ensaio de compressão Ensaio de Metais; Atrito do corpo de prova e as placas da máquina; Flambagem do corpo de prova; Paralelismo entre as placas da máquina de ensaio.
17
OBRIGADO!
18
REFERÊNCIAS Apostila de Ensaios de Materiais SENAI
Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos – Fundamentos Teóricos e Práticos – Sergio Augusto de Souza – Editora Edgard Blucher. compressao#.VXOvF0YYGoc
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.