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O ensino de Ciências na educação básica propõe que a aprendizagem de Astronomia deva ocorrer nos ciclos iniciais do ensino Fundamental, na área de conhecimento.

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Apresentação em tema: "O ensino de Ciências na educação básica propõe que a aprendizagem de Astronomia deva ocorrer nos ciclos iniciais do ensino Fundamental, na área de conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 O ensino de Ciências na educação básica propõe que a aprendizagem de Astronomia deva ocorrer nos ciclos iniciais do ensino Fundamental, na área de conhecimento "Ciências Naturais", dentro do eixo temático "Terra e Universo”. De acordo com a Proposta Curricular Nacional, deve-se propiciar aprendizado aos alunos de forma significativa e contextualizada, utilizando-se de diversos recursos didáticos apropriados. Por muitas vezes, o conteúdo de Astronomia não é abordado de forma satisfatória pelos professores por falta de recursos e ausência de material didático prático adequado para se trabalhar com os alunos. Objetivos DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PRÁTICO DE APOIO AO PROFESSOR PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA Ana Maria Cirino Ruocco, Carla Tatiani Teixeira, Joyce Reissler, Juliana Marin Stahl, Maria Lúcia Paleari Departamento de Educação, Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu – SP Introdução Material e Métodos Agradecimentos Aos amigos Anderson e André pelo auxílio na confecção da parte estrutural e elétrica da maquete. Também ‘a Professora Sandra, responsável pela disciplina de Ciências na escola. A Lua foi fixada com um pedaço de arame conectado à engrenagem superior, juntamente a outro motor, a fim de girar em velocidade diferente a da Terra (Fig. 7). Foi utilizado cartolina preta para o acabamento da plataforma de madeira, papel de seda para o representativo da Terra e papel alumínio para o representativo da Lua (Fig.8). Entendendo as estações do ano Em uma bola de isopor com 7 cm de diâmetro, foram desenhados 5 pontos alinhados verticalmente, com mesma distância entre eles (Fig.1), marcando-se N na parte superior e S na parte inferior da bola de isopor. Uma haste foi inserida no pólo sul da bola representando seu eixo (Fig.2). A Fig.3 mostra o material finalizado. Com a montagem da maquete, foi possível exemplificar de maneira prática e visível o movimento da Terra e Lua, facilitando a representação teórica sobre as diferentes estações do ano pela incidência de luz solar na Terra, bem como a movimentação e fases da Lua, complementando a didática com a observação dos eclipses. Este instrumento de ensino servirá como exemplificação de conceitos visando incentivar os docentes ao uso de materiais didáticos diversificados, tendo em vista a dificuldade de abstração e entendimento dos alunos sobre assuntos abordados em Astronomia, sendo o entendimento desta matéria um dos grandes desafios na aprendizagem e compreensão. Vale ressaltar a importância do uso desses instrumentos na interdisciplinaridade e correlação com outras disciplinas do ensino Médio, como Física, Biologia, Química e a linguagem Matemática. Resultados Esperados e Discussão O objetivo do presente trabalho é fornecer aos professores e alunos da Escola Américo, situada no município de Botucatu-SP, uma “Maquete Sistema Terra- Lua-Sol” objetivando facilitar o ensino e entendimento de processos lunares (eclipses lunar e solar e fases da Lua). Já com o instrumento “Entendendo as estações do ano”, pretendemos explicar as diferenças de temperatura e duração do dia entre os hemisférios norte e sul. Maquete sistema Terra-Lua-Sol Em uma das extremidades de uma plataforma de madeira, bolas de isopor de 10cm e 2,5cm foram fixadas, representando, respectivamente, Terra e Lua. Na outra extremidade foi fixada uma lâmpada representando o Sol (Fig.4). Como eixo, foi utilizado um arame no interior de um tubo de plástico e ligado a um sistema de engrenagens de um dos motores, de modo a girar em uma determinada rotação (Fig.5 e 6). Na bola que representa a Terra, um palito foi enterrado a fim de representar o eixo imaginário do planeta, com uma inclinação de 23,5°. Fig.4 Fig.5 Fig.6 Fig.7 Fig.8 Fig.6 Fig.1: Pontos alinhados.Fig.2: Haste fincada no pólo sul.Fig.3: Material finalizado.


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