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A ENTREVISTA ESTRUTURADA PARA DSM -IV

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Apresentação em tema: "A ENTREVISTA ESTRUTURADA PARA DSM -IV"— Transcrição da apresentação:

1 A ENTREVISTA ESTRUTURADA PARA DSM -IV
Diagnóstico Psicológico II

2 HISTÓRIA 1995 – DSM-IV: Sistema de classificação sem implicações teóricas quanto à etiologia dos Transtornos Mentais; Conjunto de sintomas descritos formulados a partir de um grande número de concordâncias de conselheiros de diversos países e culturas em relação à revisões bibliográficas e testes de campos; 2000 – DSM-IV-TR: revisões em algumas seções do DSM-IV-2000, sendo o sistema de classificação mais atual e o mais amplamente utilizado no mundo. 2007 – CID-10 – 10ª edição revista Inclusão de novos capítulos e outras categorias

3 ENTREVISTA ESTRUTURADA DSM-IV
Técnica semi-estrutura; Avaliação principal dos principais Transtornos Mentais-TM; Vantagens: 1)aumenta a validade dos diagnósticos; 2) maior consistência no planejamento do tratamento; 3) maior consistência entre profissionais diferentes; 4) aumenta eficácia do tratamento; 5) melhora qualidade das pesquisas; 6) existência de registro diagnóstico permanente.

4 TRANSTORNO MENTAL DEFINIÇÃO Conjunto de sinais e sintomas, ou comportamentos, clinicamente reconhecível, associado a sofrimento e interferência nas funções pessoais. Além disso, havendo a presença de sintomas como uma resposta previsível e culturalmente aceita, devido a um determinado evento, como por exemplo depressão frente à morte de um ente querido, não deverá ser considerado um transtorno. um determinado evento, por exemplo, a morte de um ente querido. Deve ser considerada no momento como uma manifestação de uma disfunção comportamental, psicológica ou biológica no indivíduo.

5 DIAGNÓSTICO CONCEITO Conclusão sobre a natureza específica de um processo ou estado mórbido a partir de seus sintomas Kurt Schneider

6 DIAGNÓSTICO FUNÇÕES Explicativa Semiológica Evolutiva Terapêutica
Administrativo-legal Comunicativa

7 CLASSIFICAÇÃO CONCEITO
Fenômenos complexos dispostos em categorias, conforme certos critérios (DSM-IV, 1995); Sistemas de categorias atribuídas a entidades mórbidas segundo algum critério (CID-10, 2007).

8 CLASSIFICAÇÃO UTILIDADE Comunicação entre diferentes profissionais
Divulgação em pesquisa Avaliação da assistência médica Análises estatística Verificação do progresso na assistência à saúde e no controle das doenças Auxiliar no diagnóstico e intervenção

9 CARACTERÍSTICAS DAS CLASSIFICAÇÕES ATUAIS
Ateoricismo Descrição sistematizada Critérios diagnósticos Hierarquização diagnóstica Avaliação multi-axial

10 Avaliação multi-axial
Chama-se o esquema de avaliação dos TM de multiaxial, que envolve uma avaliação em diversos eixos, cada qual relativo a um diferente domínio de informações (síndromes clínicas, os estressores psicossociais e o nível de funcionamento psicológico, ocupacional e social do paciente), caracterizando uma visão global do homem e a busca por uma melhor qualidade de vida: “Sabemos hoje que a maioria das doenças, mentais e físicas, é influenciada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Nossa compreensão do relacionamento entre saúde mental e física vem crescendo rapidamente. Sabemos que os transtornos mentais resultam de muitos fatores”. (OMS, 2001, p.14)

11 O DSM-IV-TR Arrola aproximadamente 400 transtornos, cada um com seus critérios de diagnóstico e seus aspectos clínicos-chave invariavelmente presentes. Também descreve aspectos relacionados freqüentemente, mas não sempre, presentes – e idade, cultura ou tendências do sexo. Por fim, inclui a prevalência e o risco de um transtorno, seu curso, complicações, fatores predisponentes e padrões familiares.

12 AVALIAÇÃO MULTIAXIAL NO DSM - IV
O DSM-IV exige que os clínicos, ao fazerem um diagnóstico, avaliem a condição do cliente em cinco eixos, ou ramos de informação, separados. Dessa forma, facilita uma avaliação mais abrangente e sistemática que contemple os vários TM e condições médicas, problemas psicossociais e nível de funcionamento, os quais poderiam ser ignorados se o foco estivesse na avaliação de um único problema apresentado, promovendo assim a aplicação do modelo biopsicossocial de saúde.

13 AVALIAÇÃO MULTIAXIAL NO DSM - IV
EIXO I Síndromes clínicas Outras condições que podem ser foco de atenção clínica EIXO II Transtornos de personalidade Retardo mental EIXO III Condições médicas gerais EIXO IV problemas psicossociais e ambientais EIXO V Avaliação global de funcionamento

14 AVALIAÇÃO MULTIAXIAL NO DSM - IV
Primeiro devem saber se, a pessoa está exibindo um ou mais transtornos do Eixo I: uma lista extensa de detalhadas síndromes clínicas que geralmente causam dano significativo. Os mais freqüentes são os Transtornos de Humor e de Ansiedade. Transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na primeira infância, na infância e na adolescência; Delírio, demência, transtornos amnésicos e outros transtornos cognitivos; Transtornos mentais devido a uma condição clínica geral; Transtornos relacionados à dependência química Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos Transtornos de humor Transtornos de ansiedade Transtornos somatoformes Transtornos dissociativos Transtornos alimentares Transtornos sexuais e transtornos de ansiedade de gênero Transtornos do sono Transtorno de controle dos implusos Transtornos de ajustamento Outras condições que podem ser um foco de atenção clínica

15 AVALIAÇÃO MULTIAXIAL NO DSM - IV
Em seguida, os profissionais precisam decidir se a pessoa está exibindo um dos transtornos alocados no eixo II, o qual inclui problemas duradouros, muitas vezes despercebidos na presença de transtornos do eixo I. Há somente dois transtornos do Eixo II: transtornos de personalidade e Retardo Mental Transtorno de Personalidade: é um padrão persistente de vivência intima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é generalizado e inflexível, tem inicio na adolescência ou no começo da idade adulta, é estável ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuízo. Retardo Mental: consiste em um funcionamento intelectual significativamente inferior a média (QI inferior a 70), acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos uma das áreas de habilidade: comunicação, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, habilidades sociais/interpessoais, auto-suficiência, auto-cuidados, saúde e segurança, o início deve ser antes dos 18 anos.

16 AVALIAÇÃO MULTIAXIAL NO DSM - IV
Os outros eixos orientam na avaliação de outros fatores relevantes. O Eixo III pede informações sobre condições clínicas gerais relevantes, das quais a pessoa esteja sofrendo no momento (ver CID-10) Doenças infecciosas e parasitárias Neoplasias Doenças endócrinas, nutricionais metabólicas e transtornos da imunidade Doenças do sangue e órgãos hematopoiéticos Doenças do SN e órgãos sensoriais Doenças do sistema circulatório Doenças do sistema respiratório Doenças do sistema digestivo Doenças do sistema geniturinário Complicações da gravidez, parto e pós-parto Doenças de pele Doenças do sistema musculo-esquelético e do tecido conjuntivo Anomalias congênitas Condições originadas no período perinatal Sintomas, sinais nem condições mal-definidas Ferimentos e envenenamento

17 AVALIAÇÃO MULTIAXIAL DSM - IV
O Eixo IV investiga sobre problemas especiais psicossociais ou ambientais enfrentados pela pessoa que podem afetar o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico dos TM (Eixos I e II). Evento vital negativo Dificuldade ou deficiência ambiental Estresse familiar ou interpessoal Inadequação do suporte social ou dos recursos pessoais ou algum outro problema relacionado ao contexto no qual se desenvolveram as dificuldades da pessoa Problemas com o grupo primário de apóio Problemas relacionados ao ambiente social Problemas educacionais Problemas ocupacionais Problemas de moradia Problemas econômicos Problemas com acesso aos serviços de assistência à saúde Problemas relacionados à interação com o sistema judicial Outros problemas psicossociais e ambientais

18 AVALIAÇÃO MULTIAXIAL NO DSM - IV
O Eixo V requer uma avaliação global de funcionamento (AGF), ou seja, avaliar de modo geral do funcionamento psicológico, social e ocupacional da pessoa. Escala

19 CID – 10 (10ª edição) 100 categorias 25 letras e três números
A CID-10 tem 22 capítulos, portanto cinco a mais do que a CID-9. Capítulos - contendo vários Agrupamentos - que são conjuntos de Categorias - que correspondem ao código com uma letra e dois dígitos e que são subdivididos em Subcategorias - onde a cada código de categoria junta-se um ponto e um algarismo do .0 ao .9) e que formam o código completo da doença.

20 CLASSES DIAGNÓSTICAS NA CID - 10
CAPÍTULO V- TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS F0- Transtornos mentais orgânicos, incluindo sintomáticos F1- Transtornos mentais decorrentes do uso de substância F2- Esquizofrenia, transtornos esquizotípico e delirantes F3- Transtornos do humor (afetivos) F4- Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes F5- Síndromes associadas a perturbações fisiológicas F6- Transtornos de personalidade e de comportamento F7- Retardo mental F8- Transtornos do desenvolvimento psicológico F9- Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente na infância e adolescência

21 FO F00 Demência na doença de Alzheimer F01 Demência vascular
F02 Demência em outras doenças classificadas em outros locais F03 Demência não especificada F04 Síndrome amnéstica orgânica, não induzida por álcool e outras substâncias psicoativas F05 Delirium, não induzido por álcool e outras substâncias psicoativas F06 Outros transtornos mentais decorrentes de lesão e disfunção cerebrais e de doença física F07 Transtornos de personalidade e de comportamento decorrentes de doença, lesão e disfunção cerebrais F09 Transtorno mental orgânico ou sintomático não especificado

22 F1 F10 Transt. mentais e de comportamento decorrentes do uso de álcool
F11 T. mentais e de comport. decorrentes do uso de opióides F12 T. mentais e de comport. decorrentes do uso de canabinóides F13 T. mentais e de comport. decorrentes do uso de sedativos ou hipnóticos F14 T. mentais e de comport. decorrentes do uso de cocaína F15 T. mentais e de comport. decorrentes do uso de outros estimulantes, incluindo cafeína F16 T. mentais e de comport. decorrentes do uso de alucinógenos F17 T. mentais e de comport. decorrentes do uso de tabaco F18 T. mentais e de comport. decorrentes do uso de solventes voláteis F19 T. mentais e de comport. decorrentes do uso de múltiplas drogas e uso de outras substâncias psicoativas

23 F2 F20 Esquizofrenia F21 Transtorno esquizotípico
F22 Transtornos delirantes persistentes F23 Transtornos psicóticos agudos e transitórios F24 Transtorno delirante induzido F25 Transtornos esquizoafetivos F28 Outros transtornos psicóticos não-orgânicos F29 Psicose não-orgânica não especificada

24 F3 F30 Episódio Maníaco F31 Transtorno afetivo bipolar
F32 Episódio depressivo F33 Transtorno depressivo recorrente F34 Transtornos persistentes do humor (afetivos) F38 Outros transtornos do humor (afetivos) F39 Transtorno do humor (afetivo) não especificado

25 F4 F40 Transtorno fóbico- ansiosos F41 Outros transtornos ansiosos
F42 Transtorno obsessivo-compulsivo F43 Reação e estresse grave e transtornos de ajustamento F44 Transtornos dissociativos (ou conversivos) F45 Transtornos somatoformes F48 Outros transtornos neuróticos

26 F5 F50 Transtornos alimentares F51 Transtornos não-orgânicos de sono
F52 Disfunção sexual, não causada por transtorno ou doença orgânica F53 Transtornos mentais e de comportamentos associados ao puerpério, não classificados em outros locais F54 Fatores psicológicos e de comportamento associados a transtornos ou doenças classificadas em outros locais F55 Abuso de substâncias que não produzem dependência F59 Síndromes comportamentais associadas a perturbações fisiológicas e fatores físicos não especificadas

27 F6 F60 Transtornos específicos de personalidade
F61 Transtornos de personalidade mistos e outros F62 Alterações permanentes de personalidade, não atribuíveis a lesão ou doença cerebral F63 Transtornos de hábitos e impulsos F64 Transtorno de identidade sexual F65 Transtornos de preferência sexual F66 Transtornos psicológicos e de comportamento associados ao desenvolvimento e orientação sexuais F68 Outros transtornos de personalidade e de comportamentos em adultos F69 Transtorno não especificado de personalidade e de comportamento em adultos

28 F7 F70 Retardo mental leve F71 Retardo mental moderado
F72 Retardo mental grave F73 Retardo mental profundo F78 Outro retardo mental F79 Retardo mental não especificado

29 F8 F80 Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e linguagem
F81 Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares F82 Transtorno específico do desenvolvimento da função motora F83 Transtornos específicos mistos do desenvolvimento F84 Transtornos invasivos do desenvolvimento F88 Outros transtornos do desenvolvimento psicológico F89 Transtorno não especificado do desenvolvimento psicológico

30 F9 F90 Transtornos hipercinéticos F91 Transtornos de conduta
F92 Transtornos mistos de conduta e emoções F93 Transtornos emocionais com início específico na infância F94 Transtornos de funcionamento social com início específico na infância e adolescência F95 Transtornos de tique F98 Outros transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência

31 REFERÊNCIAS Comer, R. j. Psicologia do comportamento especial. (S. Machado, Trad. da 4 ed.). Rio de Janeiro: LTC, 2003. Cunha, C. Psicodiagnóstico-V. Porto Alegre: Artmed, 2000, p DSM-IV-TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtorno mentais. (C. Dornelles, Trad. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. Holmes, D. S. Psicologia dos Transtornos Mentais. (S. Costa, Trad. 2 ed.). Porto Alegre: Artmed, 2001.


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