A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORIA. PLT : PROGRAMA LIVRO TEXTO Auditoria: Conceitos e Aplicações/Attie,William – 4ª edição- São Paulo: Atlas,2009. PÁG. 441.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORIA. PLT : PROGRAMA LIVRO TEXTO Auditoria: Conceitos e Aplicações/Attie,William – 4ª edição- São Paulo: Atlas,2009. PÁG. 441."— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA

2 PLT : PROGRAMA LIVRO TEXTO Auditoria: Conceitos e Aplicações/Attie,William – 4ª edição- São Paulo: Atlas,2009. PÁG. 441

3 Auditoria de Passivos Apresentação do Prof. Giovane Castro

4 Os Passivos (ou Exigíveis) representam todos os valores que a empresa deve pagar a terceiros, independente de sua natureza ou prazo. Introdução As contas do Passivo Corrente e do Exigível a Longo Prazo são: 1.Duplicatas a pagar por compras. 2.Adiantamento recebidos de terceiros. 3.Impostos a recolher. 4.Salários a pagar. 5.Encargos trabalhistas a recolher. 6.Empréstimos e financiamentos a pagar. 7.Juros e encargos a pagar. 8.Lucros a pagar aos sócios. 9.Juros e encargos a pagar. 10.Outros passivos acumulados.

5 Introdução Os itens com prazo de pagamento maior que um ano devem ser registrados no Exigível a Longo Prazo. Os encargos (juros, multas e outras despesas) incidentes sobre empréstimos e financiamentos, bem como sobre outras contas a pagar devem ser registrados no balanço. Todos os valores de responsabilidade da empresa auditada devem está registrados. Somente devem estar registrados os valores efetivamente de responsabilidade da empresa.

6 Aauditoria de passivos tem por objetivos determinar: A auditoria de passivos tem por objetivos determinar: 1.Se os débitos são pertencentes à companhia. 2.Se foram utilizados os princípios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes. 3.Se há ativos dados em garantia ou vinculações aos passivos. 4.Se os débitos estão corretamente classificados nas demonstrações financeiras, e se as divulgações cabíveis foram expostas nas notas explicativas do balanço. Objetivos

7 Os procedimentos de auditoria na execução dos trabalhos nas contas do passivo podem ser apresentadas como: Procedimentos de Auditoria Exame físico: PROCEDIMENTO Das contas a pagar. De outros títulos a pagar. AÇÃO Confirmação: Dos fornecedores. Dos empréstimos a pagar. as contas a pagar. Documentos Originais: Exame das faturas e notas fiscais. Exame dos contratos de empréstimos. Exame de atas e assembléia. Exame das guias de recolhimento de tributos.

8 Procedimentos de Auditoria Cálculos: PROCEDIMENTO Dos impostos a pagar. Dos juros e das variação monetária e cambial dos empréstimos. Das provisões de férias e 13º salário. Soma da composição dos fornecedores. Da divisão entre curto e longo prazo. AÇÃO Escrituração: Exame das contas do Razão. Exame das conta de fornecedores. Exame do período de competência Investigação (Exame minucioso): Da documentação de compra. Das aprovações de compras. Das aprovações de pagamentos.

9 Procedimentos de Auditoria Inquérito: PROCEDIMENTO Variação do saldo dos passivos. Inquérito sobre a existência de passivos não registrados. Inquérito quanto a ativos dados em garantia. AÇÃO Registros : Auxiliares : Exame da apuração de impostos a pagar. Exame do razão analítico do imobilizado. Exame das amortização de empréstimos. Correlação: Correlação entre as contas “Estoques” e “Fornecedores”. Relacionamento de “Salários” e “impos- tos a Pagar” com o Resultado. Relacionamento das contas de despesas com o Passivo.

10 Fluxo dos Pagamentos - 1 Os auditores devem elaborar um fluxograma do sistema de pagamento adotado pela empresa. Este é um fluxo simplificado. SETOR DE CONTAS A PAGAR Seleciona Nota Fiscal do Fornecedor Complementa Dados no Sistema e Prepara Planilha de Contas a Pagar Envia ao Setor Administrativo (A)

11 Fluxo dos Pagamentos - 2 SETOR ADMINISTRATIVO (A) Recebe do Setor de Contas a Pagar Planilha de Contas a Pagar Complementa Dados no Sistema e Prepara (B) Devolve ao Setor de Contas a Pagar

12 Fluxo dos Pagamentos - 3 (B) Recebe do Setor Administrativo Planilha de Contas a Pagar Emite Cheques (C) Envia ao Setor Financeiro Cheques SETOR ADMINISTRATIVO

13 Fluxo dos Pagamentos - 4 SETOR FINANCEIRO (C) Recebe do Setor Administrativo Efetua Pagamentos e Lanço no Sistema Cheques Documentos pagos Arquivo Definitivo

14 Procedimentos de Auditoria O auditor deve observar atentamente os seguintes aspectos da escrituração da empresa auditada: Classificação adequada das contas. Observação dos princípios de contabilidade. Observação da existência de ativos dados em garantia. em garantia.

15 Auditoria do Patrimônio Líquido

16 O Patrimônio Líquido representam valores que pertencem à empresa. São os seus recursos próprios. Introdução É representado pelas seguintes contas: 1.Capital social. 2.Reservas de capital. 3.Reservas de reavaliação. 4.Reservas de lucros. 5.Dividendos. 6.Ações em tesouraria.

17 O Capital Social registra quanto a empresa recebeu de seus sócios, na sua formação ou nos aumentos seguintes do seu capital próprio, inclusive por incorporação de lucros não distribuídos.

18 1.As reservas representam recursos da empresa. 2.As provisões representam reduções do Ativo ou perdas em potencial, que reduzem o Patrimônio Líquido. DIFERENÇA ENTRE RESERVAS E PROVISÕES

19 As Reservas são compostas por: As Reservas são compostas por: Reserva de Capital - Valores que não transitam pelo DRE como receita.Reserva de Capital - Valores que não transitam pelo DRE como receita. Reserva de reavaliação – Acréscimo do valor de Ativo.Reserva de reavaliação – Acréscimo do valor de Ativo. Reserva de lucros e Lucros acumulados – Dividendos e lucros não distribuídos.Reserva de lucros e Lucros acumulados – Dividendos e lucros não distribuídos. Outras reservas – São parcelas do Lucro da empresa.Outras reservas – São parcelas do Lucro da empresa. RESERVAS

20 As Provisões são compostas por: As Provisões são compostas por: Provisão para devedores duvidosos – Uma parcela do resultado destinada a cobrir eventuais prejuízos por não pagamento de clientes.Provisão para devedores duvidosos – Uma parcela do resultado destinada a cobrir eventuais prejuízos por não pagamento de clientes. Depreciação, exaustão e amortização – Representam perda do valor de bens do Ativo imobilizado.Depreciação, exaustão e amortização – Representam perda do valor de bens do Ativo imobilizado. PROVISÕES

21 Objetivos Verificar se as convocações de Assembléias Gerais, suas atas e registro na Junta Comercial estão em conformidade com a legislação vigente e os Estatutos Social – no Caso das Sociedades Anônimas. Examinar os Contratos Sociais e as atas das sociedades de outros tipos, para evidenciar a composição societária e administrativa. Analisar as atas dos Conselhos de Administração e Fiscal, identificando fatos relevantes. Verificar o livro de registro de ações, bem como os registros das Reservas, para evidenciar sua conformidade com a legislação e os Estatutos da empresa.

22 REVISÃO DOS CONTROLES INTERNOS Os Controles Internos compreendem os controles contábeis e legais. Cada empresa estabelece os seus Controles Internos de acordo com as exigências legais e suas ocorrências. O fluxo de dados contábeis deve ser paralelo ao fluxo das alterações do Capital e das Reservas.

23 1.Abrir Pasta Permanente, para arquivar elementos que provem a evolução do Capital Social. 2.Verificar as publicações legais – Convocação de AG’s, atas etc. 3.Examinar o registro e arquivamento na Junta Comercial das atas e alterações dos Estatutos ou do Contrato Social. 4.Organizar quadro demonstrativo da evolução de todas as contas do Patrimônio Líquido, desde o início da empresa até a data do balanço auditado. 5.Verificar as deliberações das AG’s e resoluções da Diretoria, quanto a pagamento de dividendos e seu efetivo pagamento. Procedimentos de Auditoria

24 1.A autorização da AG e sua publicação. 2.O registro da ata na Junta Comercial. 3.Os atos de subscrição do Capital. 4.A integralização do capital e sua contrapartida contábil (Caixa, Bancos ou Ativo Imobilizado). 5.Se a integralização foi total ou parcial e suas respectivas datas. Com relação ao Capital Social, verificar:

25 1.Se os laudos de reavaliação dos Ativos Imobilizados estão de acordo com a legislação e as normas da ABNT. 2.Se os valores das outras reservas estão perfeitamente identificados no DRE. 3.Se o Resultado do Exercício mais os Resultados dos exercícios anteriores estão perfeitamente identificados.. 4.Se as Reservas estão previstas na legislação, nos Estatutos ou no Contrato Social e autorizadas em atas de AG ou sócios. COM RELAÇÃO AS RESERVAS, VERIFICAR:

26 Integralização do Capital Social com Moeda Corrente Reservas (Exceto de Reavaliação) Lucros acumulados PARTE DA AUDITORIA Movimentação Bancária ou da conta Caixa CICLO NO QUAL É TESTADA Autorização, nomeação dos peritos e do laudo Legislação e autorização estatutária ou contratual Contas de resultado Auditoria das Reservas Integralização do Capital Social com bens

27 Exames Integrados 1.O auditor tem de aguçar seus sentidos e lançar mão de toda a sua argúcia para analisar as contas de Reservas e de Lucros. 2.Os exames dessas contas (exceto Reserva de Avaliação) devem ser integrados com os das contas do DRE. 3.Se necessário deve analisar as conta de resultado de exercícios anteriores.

28 F I M

29 EXERCÍCIO DISCORRA, MÍNIMO DE 15 LINHAS, SOBRE: QUALIDADE DAS AUDITORIAS TEM CAÍDO POR CORTE DE CUSTOS; A AUDITORIA COMO INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DAS EMPRESAS.


Carregar ppt "AUDITORIA. PLT : PROGRAMA LIVRO TEXTO Auditoria: Conceitos e Aplicações/Attie,William – 4ª edição- São Paulo: Atlas,2009. PÁG. 441."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google