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 Anábolly Azevedo  Andréa França  Jacson Dione  Layla Minelle  Patrícia Lopes  Romário de Souza  Romerson Castro  Orientador:  Pablone Mendes.

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1  Anábolly Azevedo  Andréa França  Jacson Dione  Layla Minelle  Patrícia Lopes  Romário de Souza  Romerson Castro  Orientador:  Pablone Mendes

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3  A ação individual de um comprador ou de um vendedor é tem impacto negligenciável sobre os preços  Compradores e Vendedores entendem os preços como um dado do mercado  Compradores e Vendedores têm que aceitar os preços praticados no mercado  Devido ao número muito elevado de compradores e vendedores, nenhum comprador ou vendedor individual pode influenciar o preço.  Concorrência aguda entre as empresas pode criar um mercado competitivo.

4 Excedente do Consumidor é o benefício total ou valor que os consumidores recebem além daquilo que pagam pela mercadoria. Excedente do Produtor é o benefício total ou receita que os produtores obtêm além do custo de produção de uma mercadoria

5 Excedente do Produtor Entre 0 e Q 0 os produtores auferem um ganho líquido na venda do bem-- Excedente do protutor. Excedente do Consumidor Quantidade 0 Preço S D 5 Q0Q0 Consumidor C 10 7 Consumidor BConsumidor A Entre 0 e Q 0 os consumidores A e B auferem um ganho líquido no consumo do bem -- Excedente do consumidor

6  Para determinar o efeito de bem-estar de uma política governamental, podemos medir o ganho ou a perda nos excedentes do produtor e do consumidor.  Efeitos de bem-estar › Ganhos e perdas causadas pela intervenção do governo no mercado.

7  Sob que condições um mercado competitivo gera uma alocação de recursos ineficiente, ou uma falha de mercado? 1) Externalidades  Podem ser classificados em duas formas positivas e negativas.  Positivas: Plantio de arvores.  Negativas:Produção de blocos

8 2)Falta de informação  A existência de informação imperfeita impede que os consumidores tomem decisões que maximizem sua utilidade ou até mesmo faça com que o Governo não tenha uma noção de como anda o mercado. 3) Competição inadequada  Existe quando a economia de mercado é o monopólio que o mercado é controlado por uma pessoa ou um grupo pequeno de pessoas.

9 Quando existe falha de mercado há uma razão para a intervenção governamental possível melhorar o resultado, mas não está claro que a ação do governo vai melhorar o resultado, desde a política de implementação da solução muitas vezes leva a mais problemas. Governo pode intervir para o mercado através de subsídios, salvamentos, controles de preços e salários, impostos e regulamentações. Tentativas de corrigir falhas de mercado também podem levar a uma alocação ineficiente de recursos.

10  Algumas vezes, a política governamental visa manter os preços acima do nível de equilíbrio de mercado.  Investigaremos essa questão através de dois exemplos: um preço mínimo para determinado produto e o salário mínimo.

11 B A A variação no excedente do produtor é A - C - D. É possível que o bem-estar dos produtores caia em relação à situação original. C D Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 P min Q3Q3 Q2Q2 Os produtores estão dispostos a produzir Q 2, mas a quantidade Q 2 - Q 3 não será vendida.

12  A maior parte da política agrícola dos EUA é baseada em um sistema de preços mínimos. › Isso significa que o preço mínimo é definido acima do preço de equilíbrio e o governo compra o excedente.  A política de preços mínimos é, freqüentemente, complementada por incentivos para reduzir ou restringir a produção

13 B D A Para manter um preço P s o governo compra a quantidade Q g. A variação no excedente do consumidor é –(A+ B), e a variação no excedente do produtor é A + B + D D + Q g QgQg Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 PsPs Q2Q2 Q1Q1

14 D + Q g QgQg B A Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 PsPs Q2Q2 Q1Q1 O custo do governo é representado pelo retângulo pontilhado P s (Q 2 -Q 1 ) D Perda total de bem-estar Variação total de bem-estar = D-(Q 2 -Q 1 )p s

15  Quotas de produção › Outra forma de o governo causar um aumento no preço de uma mercadoria é reduzindo a oferta.

16  Qual é o impacto das seguintes medidas: 1)Controle da entrada de novos ofertantes no mercado de táxis? 2)Controle do número de licenças para a venda de bebidas alcoólicas?

17  Muitos países utilizam quotas de importação e impostos para manter o preço doméstico de um produto acima dos níveis mundiais.

18  No caso de uma tarifa, o governo aufere uma receita igual a D, de modo que a perda líquida para o país é B + C.  No caso de uma quota, a área D torna-se parte dos lucros dos produtores estrangeiros, e a perda líquida para o país passa a ser B + C + D. D C B QSQS QDQD Q’ S Q’ D A P* PwPw Quantidade D S Preço

19  A carga fiscal de um imposto (ou o benefício de um subsídio) recai parcialmente sobre o consumidor e parcialmente sobre o produtor.  Consideraremos um imposto específico, ou seja, uma determinada quantia em dinheiro cobrada por unidade vendida.

20  Transferência › E S /(E S - E d ) › Por exemplo, quando a demanda é totalmente inelástica (E d = 0), a transferência é igual a 1 e todo o imposto recai sobre o consumidor.

21  Um subsídio pode ser analisado da mesma forma que um imposto.  Pode ser interpretado como um imposto negativo.  O preço recebido pelo vendedor excede o preço pago pelo comprador.

22 D S Quantidade Preço P0P0 Q0Q0 Q1Q1 PSPS PbPb s Como no caso do imposto, o benefício de um subsídio é dividido entre compradores e vendedores, dependendo das elasticidades de oferta e demanda.

23  Com o subsídio (s), o preço de venda P b fica abaixo do preço subsidiado P S, de modo que: › s = P S - P b

24  O benefício do subsídio depende da relação E d /E S. › Se a magnitude de E d /E S for pequena, o benefício recai principalmente sobre o consumidor. › Se a magnitude de E d /E S for grande, é o produtor o maior beneficiado.

25  Modelos simples de oferta e demanda podem ser utilizados na análise de uma grande variedade de políticas governamentais.  Em cada caso, o excedente do produtor e do consumidor são utilizados para avaliar os ganhos e as perdas de produtores e consumidores.

26  A intervenção governamental em um mercado competitivo nem sempre é algo ruim.


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