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PublicouManoela Palma Batista Alterado mais de 7 anos atrás
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Anábolly Azevedo Andréa França Jacson Dione Layla Minelle Patrícia Lopes Romário de Souza Romerson Castro Orientador: Pablone Mendes
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A ação individual de um comprador ou de um vendedor é tem impacto negligenciável sobre os preços Compradores e Vendedores entendem os preços como um dado do mercado Compradores e Vendedores têm que aceitar os preços praticados no mercado Devido ao número muito elevado de compradores e vendedores, nenhum comprador ou vendedor individual pode influenciar o preço. Concorrência aguda entre as empresas pode criar um mercado competitivo.
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Excedente do Consumidor é o benefício total ou valor que os consumidores recebem além daquilo que pagam pela mercadoria. Excedente do Produtor é o benefício total ou receita que os produtores obtêm além do custo de produção de uma mercadoria
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Excedente do Produtor Entre 0 e Q 0 os produtores auferem um ganho líquido na venda do bem-- Excedente do protutor. Excedente do Consumidor Quantidade 0 Preço S D 5 Q0Q0 Consumidor C 10 7 Consumidor BConsumidor A Entre 0 e Q 0 os consumidores A e B auferem um ganho líquido no consumo do bem -- Excedente do consumidor
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Para determinar o efeito de bem-estar de uma política governamental, podemos medir o ganho ou a perda nos excedentes do produtor e do consumidor. Efeitos de bem-estar › Ganhos e perdas causadas pela intervenção do governo no mercado.
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Sob que condições um mercado competitivo gera uma alocação de recursos ineficiente, ou uma falha de mercado? 1) Externalidades Podem ser classificados em duas formas positivas e negativas. Positivas: Plantio de arvores. Negativas:Produção de blocos
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2)Falta de informação A existência de informação imperfeita impede que os consumidores tomem decisões que maximizem sua utilidade ou até mesmo faça com que o Governo não tenha uma noção de como anda o mercado. 3) Competição inadequada Existe quando a economia de mercado é o monopólio que o mercado é controlado por uma pessoa ou um grupo pequeno de pessoas.
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Quando existe falha de mercado há uma razão para a intervenção governamental possível melhorar o resultado, mas não está claro que a ação do governo vai melhorar o resultado, desde a política de implementação da solução muitas vezes leva a mais problemas. Governo pode intervir para o mercado através de subsídios, salvamentos, controles de preços e salários, impostos e regulamentações. Tentativas de corrigir falhas de mercado também podem levar a uma alocação ineficiente de recursos.
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Algumas vezes, a política governamental visa manter os preços acima do nível de equilíbrio de mercado. Investigaremos essa questão através de dois exemplos: um preço mínimo para determinado produto e o salário mínimo.
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B A A variação no excedente do produtor é A - C - D. É possível que o bem-estar dos produtores caia em relação à situação original. C D Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 P min Q3Q3 Q2Q2 Os produtores estão dispostos a produzir Q 2, mas a quantidade Q 2 - Q 3 não será vendida.
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A maior parte da política agrícola dos EUA é baseada em um sistema de preços mínimos. › Isso significa que o preço mínimo é definido acima do preço de equilíbrio e o governo compra o excedente. A política de preços mínimos é, freqüentemente, complementada por incentivos para reduzir ou restringir a produção
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B D A Para manter um preço P s o governo compra a quantidade Q g. A variação no excedente do consumidor é –(A+ B), e a variação no excedente do produtor é A + B + D D + Q g QgQg Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 PsPs Q2Q2 Q1Q1
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D + Q g QgQg B A Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 PsPs Q2Q2 Q1Q1 O custo do governo é representado pelo retângulo pontilhado P s (Q 2 -Q 1 ) D Perda total de bem-estar Variação total de bem-estar = D-(Q 2 -Q 1 )p s
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Quotas de produção › Outra forma de o governo causar um aumento no preço de uma mercadoria é reduzindo a oferta.
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Qual é o impacto das seguintes medidas: 1)Controle da entrada de novos ofertantes no mercado de táxis? 2)Controle do número de licenças para a venda de bebidas alcoólicas?
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Muitos países utilizam quotas de importação e impostos para manter o preço doméstico de um produto acima dos níveis mundiais.
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No caso de uma tarifa, o governo aufere uma receita igual a D, de modo que a perda líquida para o país é B + C. No caso de uma quota, a área D torna-se parte dos lucros dos produtores estrangeiros, e a perda líquida para o país passa a ser B + C + D. D C B QSQS QDQD Q’ S Q’ D A P* PwPw Quantidade D S Preço
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A carga fiscal de um imposto (ou o benefício de um subsídio) recai parcialmente sobre o consumidor e parcialmente sobre o produtor. Consideraremos um imposto específico, ou seja, uma determinada quantia em dinheiro cobrada por unidade vendida.
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Transferência › E S /(E S - E d ) › Por exemplo, quando a demanda é totalmente inelástica (E d = 0), a transferência é igual a 1 e todo o imposto recai sobre o consumidor.
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Um subsídio pode ser analisado da mesma forma que um imposto. Pode ser interpretado como um imposto negativo. O preço recebido pelo vendedor excede o preço pago pelo comprador.
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D S Quantidade Preço P0P0 Q0Q0 Q1Q1 PSPS PbPb s Como no caso do imposto, o benefício de um subsídio é dividido entre compradores e vendedores, dependendo das elasticidades de oferta e demanda.
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Com o subsídio (s), o preço de venda P b fica abaixo do preço subsidiado P S, de modo que: › s = P S - P b
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O benefício do subsídio depende da relação E d /E S. › Se a magnitude de E d /E S for pequena, o benefício recai principalmente sobre o consumidor. › Se a magnitude de E d /E S for grande, é o produtor o maior beneficiado.
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Modelos simples de oferta e demanda podem ser utilizados na análise de uma grande variedade de políticas governamentais. Em cada caso, o excedente do produtor e do consumidor são utilizados para avaliar os ganhos e as perdas de produtores e consumidores.
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A intervenção governamental em um mercado competitivo nem sempre é algo ruim.
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