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Teoria Básica de Oferta e Demanda

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Apresentação em tema: "Teoria Básica de Oferta e Demanda"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Básica de Oferta e Demanda
Economia de Recursos Naturais Prof. Rogério César Pereira de Araújo Semestre

2 Sumário Teoria Básica de Oferta e Demanda: A Teoria de Demanda
A Teoria da Oferta Elasticidade da Demanda e Oferta Análise de Bem-estar

3 A Teoria da Demanda (1) Demanda: Lei da Demanda:
Expressa o desejo das pessoas (consumidores) e a capacidade de adquirir bens e serviços num mercado aos diferentes preços, ceteris paribus. As quantidades demandas de bens e serviços adquiridas pelo consumidor mudam como resultado das mudanças nos preços do próprio bem e dos fatores deslocadores da demanda (renda, preço de bens substitutos e complementares, gostos e preferências, Lei da Demanda: A demanda é regida pela Lei da Demanda que diz que um aumento de preço faz as quantidades demandadas diminuírem e vice-versa. Preço e quantidade demandada variam em direções opostas.

4 A Teoria da Demanda (2) Exemplo: mercado da gasolina
Suposição simplificadora: a quantidade demandada por gasolina muda em função da mudança do preço da gasolina, todos os outros fatores mantidos contantes. Formas de representação da demanda: Tabela: mostra a quantidade demandada de um bem ou serviço específico a preços diferentes (Q x P) Gráfico: mostra a curva de demanda, que é a representação gráfica da relação entre quantidade demandada e preços Função matemática: equação que mostra as relações entre quantidades demandadas, preço e outros fatores.

5 A Teoria da Demanda (3) TABELA 1. Demanda por gasolina Price ($/litro)
$1,40 $1,50 $1,60 $1,70 $1,80 $1,90 $2,00 $2,10 $2,20 $2,30 Quantidade demandada (milhares de litro/semana 80 78 76 74 72 70 68 66 64 62

6 A Teoria da Demanda (4) Mudanças na Demanda:
Mudança na quantidade demandada (deslocamento sobre a curva de demanda): Preço do próprio bem ou serviço Mudança na demanda (deslocamento da curva de demanda): Renda do consumidor Preço dos bens relacionados (bens substitutos e complementares) Preferência dos consumidores Número de pessoas no mercado Outros

7 FIGURA 1. Curva de demanda por gasolina
A Teoria da Demanda (5) FIGURA 1. Curva de demanda por gasolina Mudança na quantidade demandada

8 FIGURA 2. Uma mudança na demanda
A Teoria da Demanda (6) FIGURA 2. Uma mudança na demanda

9 A Teoria da Demanda (7) Aumento da demanda: P
Muitos consumidores decidiriam comprar mais gasolina ao mesmo preço A B P* D1 Aumento da demanda  deslocamento da curva de demanda para direita D0 Q Q1 Q0

10 MERCADO DO TRANSPORTE PÚBLICO
Demanda (7) P MERCADO DO TRANSPORTE PÚBLICO B P1 Mudanças na demanda: A P0 Dtc Aumento significativo do preço do transporte público Q1 Q0 Q a MERCADO DA GASOLINA P b a. Diminuição do uso do transporte público b. Aumento do uso do carro e aumento do uso da gasolina  deslocamento da curva de demanda de gasolina para direita A B P* D1 D0 Q0 Q1 Q

11 A Teoria da Demanda (7) Mudanças na demanda: P
DIMINUIÇÃO DA DEMANDA Diminuição no número de condutores de veículo A B P* Diminuição da demanda  deslocamento da curva de demanda para esquerda D0 D1 Q Q0 Q1

12 A Teoria da Oferta (1) Oferta Lei da Oferta
Expressa o comportamento dos produtores quanto às quantidades ofertadas em resposta à variação no preço do bem ou serviço que estão dispostos a ofertar, ceteris paribus (mantendo todos os outros fatores constantes) Lei da Oferta Estabelece que à medida que o preço de um bem ou serviço aumenta, os produtores decidirão ofertar mais deste bem, ceteris paribus, ou vice-versa. Preço e quantidade ofertada variam na mesma direção. Formas de representação da oferta: tabela, gráfico ou função matemática

13 A Teoria da Oferta (2) TABELA 2. Oferta de gasolina Price ($/litro)
$1,40 $1,50 $1,60 $1,70 $1,80 $1,90 $2,00 $2,10 $2,20 $2,30 Quantidade demandada (milhares de litro/semana 60 63 66 69 72 75 78 81 84 87

14 FIGURA 3. Curva de oferta por gasolina
A Teoria da Oferta (3) FIGURA 3. Curva de oferta por gasolina

15 A Teoria da Oferta (4) Mudanças na Oferta:
Mudança na quantidade ofertada (deslocamento sobre a curva de oferta): Preço do próprio bem ou serviço Mudança na oferta (deslocamento da curva de oferta): Mudança nos preços dos insumos de bens e serviços Mudança na tecnologia de produção Mudanças nas expectativas futuras de mercado (preço e quantidade)

16 A Teoria da Oferta (4) Mudança na oferta ≠ Mudança na quantidade ofertada Mudança na quantidade ofertada $ OFERTA Mudança na oferta: refere-se ao deslocamento da curva toda; Mudança na quantidade ofertada: refere-se a um deslocamento sobre a curva de oferta. B 2,00 A 1,60 Q/t 66 78

17 A Teoria da Oferta (4) Aumento da Oferta:
Diminuição do salário da mão-de-obra Melhoria no nível tecnológico de produção P S0 S1 A B P* Aumento da oferta  deslocamento da curva de oferta para direita AUMENTO DA OFERTA Q Q1 Q0

18 A Teoria da Oferta (4) Diminuição da Oferta: S1 P S0
Aumento do salário da mão-de-obra: A B P* Diminuição da oferta  deslocamento da curva de oferta para esquerda Q Q1 Q0

19 Equilíbrio de Mercado (1)
O preço de equilíbrio de mercado é determinado pela interação entre os consumidores e produtores. Graficamente, o ponto de equilíbrio é definido pela interseção das curvas de oferta e demanda. No ponto de equilíbrio o consumidor compra a quantidade que o produtor está disposto a vender ao preço que satisfaz tanto ao produtor quanto ao consumidor. Qd = Qs

20 Equilíbrio de Mercado (2)
FIGURA 5. Equilíbrio no mercado por gasolina

21 Desequilíbrio de Mercado
Conceito: Desequilíbrio de mercado ocorre quando o preço praticado no mercado é diferente do preço de equilíbrio. Situações de desequilíbrio: Escassez de oferta Excesso de oferta.

22 Escassez de Oferta P S E Pe A B P’ D Qs Qe Qd Q/t
Ocorre quando a quantidade que os consumidores desejam demandar excede a quantidade que os produtores desejam ofertar. P S E Relações de preços e quantidades: P’ < Pe Qd > Qs Q = Qs – Qd < 0 Pe A B P’ D Q Qs Qe Qd Q/t

23 Excesso de Oferta P S A B P’ Pe E D Qd Qe Qs Q/t
Ocorre quando a quantidade que os produtores querem ofertar excede a quantidade que os consumidores querem demandar. P S A B P’ Relações de preços e quantidades: P’ > Pe Qs > Qd Q = Qs – Qd > 0 Pe E D Q Qd Qe Qs Q/t

24 Mudanças no Preço de Equilíbrio
Introdução: No mercado competitivo, ou seja, onde existem muitos compradores e vendedores, o preço de desequilíbrio é uma situação instável. Quando há uma mudança na demanda ou na oferta, o mecanismo de preços vai operar no sentido de mover o preço e quantidade para um novo ponto de equilíbrio.

25 Mudanças no Preço de Equilíbrio
FIGURA 6. Um novo equilíbrio com uma mudança na demanda por gasolina

26 Mudança na Demanda P S E1 P1 E0 P0 D1 D0 Q0 Q1 Q/t
Aumento da demanda resulta em: Deslocamento da demanda para direita Aumento no Pe Aumento na Qe S E1 P1 E0 P0 D1 D0 Q0 Q1 Q/t

27 Mudança na Oferta P S0 S1 E0 P0 E1 P1 D Q0 Q1 Q/t
Aumento da oferta resulta em: Deslocamento da oferta para direita Diminuição no Pe Aumento na Qe S0 S1 E0 P0 E1 P1 D Q0 Q1 Q/t

28 Mudança nas Curvas de Oferta e Demanda
P Quando ambas as curvas se deslocam simultaneamente S0 Aumento da demanda + Aumento da oferta Diminuição no Pe Diminuição na Qe S1 E0 P0 E1 P1 D1 D0 Q0 Q1 Q/t

29 Teoria do Bem-estar Objetivo desta análise:
Medir os ganhos (benefícios) e perdas (prejuízo) obtidos por consumidores e produtores como resultado de alterações nas condições de mercado. Os benefícios de mercado são classificados em dois tipos: Excedente do Consumidor (EC) Excedente do Produtor (EP)

30 Excedente do Consumidor (EC)
Mede o benefício líquido obtido pelo consumidor ao adquirir um produto num mercado competitivo. Graficamente, o excedente do consumidor é a área acima do preço de mercado e abaixo da curva de demanda do consumidor (área A).

31 Excedente do Consumidor (EC)
$ Disposição a pagar marginal* Q DAP Pe Excedente 1 8 5 3 2 7 6 4 Excedente do consumidor (total) 8 Preço de equilíbrio de mercado 7 6 5 DEMANDA *Preço marginal de reserva 1 2 3 4 Q

32 Excedente do Consumidor (EC)

33 Excedente do Produtor (EP)
Mede o lucro (benefício líquido) obtido pelo produtor resultante da venda do produto num mercado competitivo. O excedente do produtor é a diferença entre a receita total resultante das vendas do produto subtraído dos custos variáveis de produção. Graficamente, o excedente do produtor é a área compreendida entre a linha de preço de mercado e a curva de oferta (área B).

34 Excedente do Produtor (EP)
Q Pe CMa Excedente 1 12 6 2 8 4 3 10 Excedente do produtor (total) S = CMa 12 10 8 6 RT = Pe.Qe = = $48 CV = = $36 L = RT – CV = 48 – 36 = $12 (exceto CF) Q 1 2 3 4

35 Excedente do Produtor (EP)

36 Benefício Líquido Social (BLS)
Benefício Líquido Social (Bem-estar) é a soma do excedente do consumidor com o excedente do produtor. BLS = EC + EP

37 Benefício Líquido Social (BLS)

38 Exercício: Excedente do Consumidor (EC): EC =5 . 40 / 2 = $ 100
Excedente do Produtor (EP): EP = / 2 = $ 200 Benefício Líquido Social: BL = EC + EP = = $ 300 Quem saiu ganhando, consumidor ou produtor?

39 Prof. Rogério César, Ph.D. rcpa@ufc.br
Bons Estudos! Prof. Rogério César, Ph.D.


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