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Informática na Educação Infantil Nome: Renata Lia Garcia Borges Matrícula:

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1 Informática na Educação Infantil Nome: Renata Lia Garcia Borges Matrícula: 201001171047

2 Uso da informática na educação infantil Não há uninimidade quanto ao uso de informática na educação infantil. Mas um fato é que estes alunos estão vivenciando seu n e este mundo tm a informática como fundamental. Esem contar, com a própria curiosidade dessa faixa etária. Não há uninimidade quanto ao uso de informática na educação infantil. Mas um fato é que estes alunos estão vivenciando seu n e este mundo tm a informática como fundamental. Esem contar, com a própria curiosidade dessa faixa etária.

3 Como professores e escola devem proceder com tais máquinas e os pequenos? Ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil devem buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão a natureza e as pessoas, devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens. O trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia ( parecer CEB 022/98 MEC.) Ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil devem buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão a natureza e as pessoas, devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens. O trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia ( parecer CEB 022/98 MEC.) Podemos entender que a educação infantil, ao trabalhar com sujeitos em formação pode utilizar- se de recursos informatizados desde que articulados com uma proposta pedagógica sustentada pelo coletivo escolar. Podemos entender que a educação infantil, ao trabalhar com sujeitos em formação pode utilizar- se de recursos informatizados desde que articulados com uma proposta pedagógica sustentada pelo coletivo escolar.

4 Critérios Fundamentais para escolha do software: O professor, seja de qual etapa do ensino, seja de qual etapa do ensino, deve e precisa conhecer e ter critérios para a escolha do software de acordo com o grau dos seus alunos e com as propostas pedagógicas que ele destinou a sua atividade de ensino. O professor, seja de qual etapa do ensino, seja de qual etapa do ensino, deve e precisa conhecer e ter critérios para a escolha do software de acordo com o grau dos seus alunos e com as propostas pedagógicas que ele destinou a sua atividade de ensino.

5 Exemplos de como são softwares que são destinados a educação infantil: a) O material fornece condições para as crianças expressam suas ideias em: imagem, som, palavras e músicas; a) O material fornece condições para as crianças expressam suas ideias em: imagem, som, palavras e músicas; b) O programa oferece ajuda sob forma escrita para criança; b) O programa oferece ajuda sob forma escrita para criança; c) O programa oferece ajuda sob forma oral para criança; c) O programa oferece ajuda sob forma oral para criança; d) O programa permite que a criança dê outras soluções para as questões que propõe, diferentes daquelas que apresentadas por ele; d) O programa permite que a criança dê outras soluções para as questões que propõe, diferentes daquelas que apresentadas por ele; e) O programa permite que a criança possa expressar- se através da escrita; e) O programa permite que a criança possa expressar- se através da escrita; f) O programa permite que a criança possa comparar o que escreveu com a escrita que escreveu com a escrita convencional; f) O programa permite que a criança possa comparar o que escreveu com a escrita que escreveu com a escrita convencional; g) Os recursos multimídia do programa proporcionam contato com diferentes formas de escrita; g) Os recursos multimídia do programa proporcionam contato com diferentes formas de escrita; h) O programa permite que as atividades sejam impressas; h) O programa permite que as atividades sejam impressas; i) As atividades impressas possibilitam situações de leitura e escrita; i) As atividades impressas possibilitam situações de leitura e escrita;

6 Conclusões de software infantis para educação infantil: Em sua esmagadora maioria, não atingiram o percentual mínimo para que pudessem ser enquadrados como possibilidades concretas de estímulo a formação de crianças leitoras e escritoras. Em sua esmagadora maioria, não atingiram o percentual mínimo para que pudessem ser enquadrados como possibilidades concretas de estímulo a formação de crianças leitoras e escritoras.

7 Formato dos exercícios de informática na educação infantil: Os exercícios, limitados à repetição de estratégias há muito utilizadas pelas cartilhas escolares, têm no suporte multimídia a ilusão da novidade e apostam nisso para que as crianças aprendam Os exercícios, limitados à repetição de estratégias há muito utilizadas pelas cartilhas escolares, têm no suporte multimídia a ilusão da novidade e apostam nisso para que as crianças aprendam

8 Projeto político pedagógico entre educação infantil e informática? Deve seguir um projeto, ancorado na contextualização nos modos de vida dem uma determinada região. Deve seguir um projeto, ancorado na contextualização nos modos de vida dem uma determinada região. Deve vir mediada em relação com professor e alunos. Deve vir mediada em relação com professor e alunos. Os elementos de atração de um software (cor, movimento, som) não devem ser tratados como fundamentais, mas sim como componentes que irão se acoplar à proposta pedagógica da escola e do professor. Os elementos de atração de um software (cor, movimento, som) não devem ser tratados como fundamentais, mas sim como componentes que irão se acoplar à proposta pedagógica da escola e do professor.

9 A pelos utilizados para o marketing do software: Muitos prometem o que não podem cumprir e são vendidos como se fossem embasados em fundamentos construtivistas e, na verdade, não atingem os pressupostos básicos para serem chamados como tal. Muitos prometem o que não podem cumprir e são vendidos como se fossem embasados em fundamentos construtivistas e, na verdade, não atingem os pressupostos básicos para serem chamados como tal.

10 O que o professor deve ter de conhecimento para incluir seu aluno a informática? Deve obter coerência pedagógica somada a conhecimentos, pelo menos, superficiais de modelos de software e sua arquitetura, bem como seguir uma espécie de checklist que contenha critérios que são fundamentais e importantes para comporem o software que o professor deseja de acordo com suas necessidades e estratégias pedagógicas. Deve obter coerência pedagógica somada a conhecimentos, pelo menos, superficiais de modelos de software e sua arquitetura, bem como seguir uma espécie de checklist que contenha critérios que são fundamentais e importantes para comporem o software que o professor deseja de acordo com suas necessidades e estratégias pedagógicas.

11 Perspectivas ao se pensar no uso de computadores na educação infantil: 1- A introdução das novas tecnologias no âmbito da educação infantil não descartará a figura do professor; 1- A introdução das novas tecnologias no âmbito da educação infantil não descartará a figura do professor; 2- A introdução das novas tecnologias no âmbito da educação infantil implicará, sim na necessidade de uma nova postura por parte do educador e na apropriação de novas habilidades por parte deste; 2- A introdução das novas tecnologias no âmbito da educação infantil implicará, sim na necessidade de uma nova postura por parte do educador e na apropriação de novas habilidades por parte deste; 3- Entre estas habilidades novas exigidas pela inserção destas tecnologias emergentes na educação reflexiva, quer dizer, a nível do saber fazer e do saber- saber, o que utilizar, como utilizar, quando utilizar, por que utilizar, etc..) 3- Entre estas habilidades novas exigidas pela inserção destas tecnologias emergentes na educação reflexiva, quer dizer, a nível do saber fazer e do saber- saber, o que utilizar, como utilizar, quando utilizar, por que utilizar, etc..) 4- A existência de diferentes propostas educacionais para o trabalho como “... Ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”, exige uma tomada de posição por parte dos educadores na hora de decidir de que maneira incorporar estas tecnologias emergentes em seu trabalho com as crianças pequenas. 4- A existência de diferentes propostas educacionais para o trabalho como “... Ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”, exige uma tomada de posição por parte dos educadores na hora de decidir de que maneira incorporar estas tecnologias emergentes em seu trabalho com as crianças pequenas. 5- Há uma prática social contraditória que envolve as promessas de um projeto cultural de emancipação e cidadania, e esta contradição reflete- se nas possibilidades de se fazer uma educação coerente com a finalidade de produzir- se uma sociedade mais humana, mais democrática e mais solidária; 5- Há uma prática social contraditória que envolve as promessas de um projeto cultural de emancipação e cidadania, e esta contradição reflete- se nas possibilidades de se fazer uma educação coerente com a finalidade de produzir- se uma sociedade mais humana, mais democrática e mais solidária; 6- A introdução destas tecnologias na educação infantil, tanto como objeto de estudo quanto como ferramenta pedagógica, deve cumprir uma função primordial de socialização da cultura e de contribuição que ajude a superar as desigualdades sociais e os entraves a uma cidadania plena; 6- A introdução destas tecnologias na educação infantil, tanto como objeto de estudo quanto como ferramenta pedagógica, deve cumprir uma função primordial de socialização da cultura e de contribuição que ajude a superar as desigualdades sociais e os entraves a uma cidadania plena; 7- As propostas pedagógicas e as concepções ensino- aprendizagem que subjazem sob parte considerável dos softwares educativos para crianças pequenas ainda não incorporam propostas mais modernas que levam em conta a importância da atividade é a iniciativa da criança no processo de integrar- se a uma cultura e de constituir- se como sujeito. 7- As propostas pedagógicas e as concepções ensino- aprendizagem que subjazem sob parte considerável dos softwares educativos para crianças pequenas ainda não incorporam propostas mais modernas que levam em conta a importância da atividade é a iniciativa da criança no processo de integrar- se a uma cultura e de constituir- se como sujeito. 8- Muitos dos materiais disponíveis, principalmente programas (softwares), apresentam problemas de instalação, manipulação e uso, atrapalhando a incorporação dos mesmos no cotidiano da educação infantil; 8- Muitos dos materiais disponíveis, principalmente programas (softwares), apresentam problemas de instalação, manipulação e uso, atrapalhando a incorporação dos mesmos no cotidiano da educação infantil; 9- Em muitos programas para crianças pequenas é possível identificar conteúdos que veinculam esteriótipos violentos e discriminatórios em relaçaõ a gênero, raça, religião, costumes, etc... 9- Em muitos programas para crianças pequenas é possível identificar conteúdos que veinculam esteriótipos violentos e discriminatórios em relaçaõ a gênero, raça, religião, costumes, etc...


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