A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUÍMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUÍMICA."— Transcrição da apresentação:

1 QUÍMICA

2 Química João Usberco; Philipe Spitaleri Kaufmann 1º ano ensino médio

3 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
CAPÍTULO 18 – DISSOCIAÇÃO IÔNICA E IONIZAÇÃO Dissociação iônica: ao dissolver determinada substância em água ocorre a separação de íons existentes nela, esse fenômeno é chamado de dissociação iônica.

4 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 19 – Ácidos Uma característica comum dos ácidos é seu gosto azedo, presente em muitas substâncias usadas em nosso cotidiano: vinagre, sucos de limão e de laranja, uva, maçã e etc. Ácidos: substâncias que originam H+ como único tipo de cátion, quando dissolvido em água. Os ânions variam de acordo com o ácido.

5 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 19 – Ácidos Nomenclatura

6 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 19 – Ácidos Classificação: existem vários critérios para classificar ácidos. Presença de oxigênio na estrutura: hidrácidos - ácidos sem oxigênio na fórmula; e oxiácidos - ácidos com oxigênio na fórmula; Número de hidrogênios ionizáveis: são ionizáveis todos os hidrogênios que estiverem ligados a outro átomo, ou grupo de átomos, cuja eletronegatividade seja significativemente maior que a sua. Força-grau de ionização: grau de ionização de um ácido (α) é a relação entre um número de moléculas ionizadas e o número total de moléculas dissolvidas. Volatilidade: indica a maior ou menor facilidade com que os ácidos passam do estado líquido para o gasoso.

7 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 19 – Ácidos Algumas propriedades dos ácidos; Ação sobre indicadores: indicadores são substâncias que mudam de cor de acordo com o fato de o meio ser ácido ou básico. É por meio de uma escala numérica, conhecida de escala de pH, que identificamos se o meio é ácido ou básico, bem como a intensidade da força do ácido e da base.

8 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 19 – Ácidos Reação com metais: os ácidos reagem com muitos metais e, nessa reação, produzem gás hidrogênio (H2) e o sal do metal. Reação com carbonatos e bicarbonatos: carbonatos e bicarbonatos são ânions cujas fórmulas são, respectivamente                  . Quando reagem com ácidos, esses ânions liberam gás carbônico.

9 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 20 – Bases ou Hidróxidos Conceito de base segundo Arrhenius: a primeira definição de base (também chamada de álcali) foi dada por Arrhenius = base é toda substância que, em solução aquosa, origina o OH- como único tipo de ânion. Nomenclatura: para nomenclatura das bases utilize a tabela de cátions e acrescente o termo hidróxido. Classificação: as bases podem ser classificadas segundo vários critérios. Número de hidroxilas

10 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 20 – Bases ou Hidróxidos Solubilidade em água:

11 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 20 – Bases ou Hidróxidos Força-grau dissociação A força das bases pode ser relacionada com a solubilidade: quanto maior a solubilidade de uma base, maior será o seu grau de dissociação, e ela será considerada uma base forte. No entanto, se a base for pouco solúvel, o seu grau de dissociação será menor e ela será considerada fraca.

12 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 20 – Bases ou Hidróxidos Algumas propriedades das bases Ação sobre indicadores: tanto os ácidos como as bases alteram a cor de um indicador. A maioria dos indicadores usados em laboratórios é artificial, porém, alguns são encontrados na natureza, como o tornassol, que é extraído de certos liquens.     Reações com ácidos: Se misturarmos um ácido eu ma base, os íons H+ e OH- interagem, produzindo água (H2O); essa reação é denominada neutralização. O cátion da base e o ânion do ácido darão origem a um sal, em um processo chamado salificação.

13 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 21 – Sais Assim como os ácidos e as bases, os sais fazem parte do nosso dia a dia. O sal de cozinha (a); o bicarbonato de sódio (b), que é utilizado como antiácido estomacal; o sulfato de magnésio (c), poderoso laxante conhecido por sal amargo; o sulfato de cobre (d), que é utilizado como algicida no tratamento da água de piscina; e muitos outros.

14 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 21 – Sais Nomenclatura e formulação Os sais, compostos iônicos formados por cátions e ânions, e seus nomes seguem basicamente o seguinte esquema:  Nome do ânion + de + Nome do cátion

15 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 21 – Sais Natureza dos íons Sal normal: sal que não possui hidrogênio ionizável (H+) nem o ânion hidroxila (OH-). Hidrogenossais: apresentam dois cátions, dos quais um deles é obrigatoriamente o H+ (hidrogênio ionizável) e somente um ânion. Hidroxissal ou sal básico: sal que apresenta dois ânions, dos quais um deles é o OH- (hidroxila) e somente um cátion. Sal duplo ou misto: sal que apresenta dois cátions diferentes (exceto o hidrogênio ionizável H+) ou dois ânions diferentes (exceto a hidroxila OH-). Sal hidratado: apresenta, no retículo cristalino, moléculas de água em proporção definida. A água combinada dessa maneira chama-se água de cristalização e a quantidade de moléculas de água é indicada, na nomenclatura do sal, por prefixos.

16 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 21 – Sais Solubilidade em água Em termos práticos esse é o critério mais importante para a classificação dos sais.

17 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 21 – Sais Obtenção de sais: quando um ácido e uma base são misturados ocorre uma reação entre essas duas espécies denominada reação de neutralização, e consequentemente forma-se um sal. Qualquer ácido neutraliza qualquer base e vice-versa. Neutralização total; Neutralização parcial.

18 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 22 – Óxidos e o Ambiente Óxido é um composto binário, ou seja, formado por dois elementos, sendo o oxigênio o mais eletronegativo entre eles.  Nomenclatura e classificação: Óxidos moleculares: formados pela ligação do oxigênio a um não metal. Óxidos iônicos: formados por metais, neles o oxigênio apresenta carga –2.

19 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 22 – Óxidos e o Ambiente Óxidos básicos: apresentam caráter iônico, em que o metal terá geralmente "carga" +1 ou +2. Óxidos ácidos: apresentam caráter covalente, geralmente são formados por ametais. Óxidos neutros: são óxidos covalentes formados por ametais e não reagem com água, ácido ou base. Óxidos anfóteros: comportam-se como óxidos básicos na presença de um ácido e como óxidos ácidos na presença de uma base. Óxidos duplos ou mistos: resultam da combinação de dois óxidos de um mesmo elemento. Peróxidos: apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-.

20 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 22 – Óxidos e o Ambiente Compostos importantes Óxido de cálcio (CaO); Óxido de magnésio (MgO); Dióxido de carbono (CO2); Peróxido de hidrogênio (H2O2);

21 UNIDADE 6 – FUNÇÕES INORGÂNICAS
Capítulo 22 – Óxidos e o Ambiente Efeito dos óxidos no ambiente: Efeito estufa;  Chuva ácida; Poluentes atmosféricos;  Inversão térmica; Ilhas de calor.


Carregar ppt "QUÍMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google