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Contextualização Custa $50.000,00.

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1 Contextualização Custa $50.000,00

2 O que são custos? Para quem compra, conceito claro ...
Custo é igual a preço! E para quem produz?

3 No início ... Eu preciso contabilizar quantos dentes de dinossauro eu tenho!!!

4 Os usuários das informações
Internos Externos Usuários

5 Os usuários das informações
Necessidade de estabelecimento de regras e normas padronizadas Conferir a qualidade da informação Auditoria

6 As diferentes contabilidades
Contabilidade financeira custos Contabilidade gerencial

7 Contabilidade Financeira
Obrigatória Sujeita às normas e imposições legais Altamente normatizada e padronizada Posterior auditoria Atende à vontade do Leão Regras próprias (LALUR)

8 Contabilidade Gerencial
Foco na decisão Não está sujeita às restrições e imposições legais Mais dinâmica e ágil Específica para cada negócio Informação Instrumentos da Contabilidade Gerencial Gestor

9 Análise de Custos Atende a ambas Cuidado com a mistura dos focos
Financeira Gerencial Cuidado com a mistura dos focos Uso da contabilidade financeira para registro e impostos Uso da contabilidade gerencial no processo de tomada de decisões

10 Terminologias... GASTO OU INVESTIMENTOS CUSTOS DESEMBOLSO DESPESA
PERDA

11 Gasto “Sacrifício Financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos”

12 Investimento “Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos.”

13 Custos “Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços”

14 Despesas “Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas”

15 Gasto Custo Investimento Despesa

16 “Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária”
Perda “Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária”

17 Gastos, custos e despesas ...
Consumo para estoque Consumo no tempo E o CPV? 2 Produto ou Serviço 3 Custo Despesa Incorridos 4 Investimentos 5 Gastos

18 Entendendo os custos CPV … Custo ou despesa? Estoques Finais
Consumo no tempo Consumo para estoque Demonstração de Resultado Balanço Patrimonial Receitas Materiais Fornecedores (-) Deduções Estoques Finais (-) CPV Funcionários (-) Despesas (=) Lucro Tributável Depreciação Capital Equipamentos (-) IR CPV … Custo ou despesa? (=) Lucro Líquido

19 FIXANDO A APRENDIZAGEM...
INDUSTRIAL FABRIL PRODUTIVO = CUSTOS

20 FIXANDO PRA VALER... COMERCIAL ADMINISTRATIVO FINANCEIRO = DESPESAS

21 Qual o custo? Salário fabril: $500,00 Compra de máquina: $400,00
A CONTA POR FAVOR... Qual o custo? Salário fabril: $500,00 Compra de máquina: $400,00 Matéria-prima consumida: $200,00 Salário administrativo: $300,00 Depreciação industrial: $700,00 Fonte: Bruni ( 2006) $1.400,00

22 O DESPERDICIO... Perdas!!! Fonte: Bruni ( 2006)

23 Uma dúvida cruel .... Custo ou despesa? Fonte: Bruni ( 2006)

24 O conceito de perdas ... Bens ou recursos consumidos mas não incorporados ao produto final Desperdício Fonte: Bruni ( 2006) É ruim, hein ... Rotineiro: custos Ocasional: despesas

25 Qual o volume de plástico associado ao custo da escova?
Um exemplo em perdas Uma fábrica de escovas verificou que o peso de cada escova finalizada é igual a 40g. Porém o processo produtivo gera aparas iguais a 10g. Qual o volume de plástico associado ao custo da escova? Fonte: Bruni ( 2006)

26 O CUSTO DA ESCOVA... Finalizada: 40g Perdas: 10g Custo: 50g
Perdas rotineiras devem ser incorporadas nos custos Fonte: Bruni ( 2006)

27 Qual o volume de plástico associado ao custo da escova?
OUTRO EXEMPLO DE PERDAS... Em função de uma falha no fornecimento de energia elétrica, a produção da fábrica de escovas foi obrigada a descartar 60 Kg de plástico, que estavam prontos para o processo de injeção. Qual o volume de plástico associado ao custo da escova? Fonte: Bruni ( 2006)

28 ZERO Despesa = 60Kg PERDAS NÃO ROTINEIRAS
Perdas ocasionais não devem ser incorporadas nos custos Despesa = 60Kg Perdas ocasionais devem ser classificadas como despesas Fonte: Bruni ( 2006)

29 Ainda na Cozinha do Saboearte...
2. A Cozinha do Restaurante Saborearte verificou que na preparação de um prato de filé com fritas são consumidos, em média, 400 gramas de carne de primeira e 200 gramas de batatas especiais. Cada quilo de carne de primeira custa para a empresa R$ 12,00 e rende cerca de 900 gramas de bifes para o prato. Cada quilo de batata custa R$ 2,00 e apresenta uma perda no processamento igual a 20%. Além dos dois ingredientes mencionados, a empresa verificou que gasta cerca de R$ 6,00 com outros itens.

30 Pede-se... Considerando os números apresentados, obtenha o custo médio do prato; Sabendo que a empresa usa um multiplicador ( ou taxa de marcação) igual a R$ 2,50, qual o preço do prato? Fonte: Bruni ( 2006)

31 Ainda na Cozinha do Saborearte...
Composição do custo 900g está para $12,00 assim como 400 g está para X X = 400/900 x $12,00 X = $5,33 RESPOSTAS Fonte: Bruni ( 2006)

32 MONTANDO O CUSTO DO PRATO...
Composição do custo 800g está para $2,00 assim como 200 g está para Y Y = 200/800 x $2,00 Y = $0,50 RESPOSTAS Fonte: Bruni ( 2006)

33 SÍNTESE CUSTOS E PREÇOS
Composição do custo Carne: $5,33 Batata: $0,50 Outros: $6,00 Soma: $11,83 Taxa de marcação = 2,50 Preço do prato = $29,58 Fonte: Bruni ( 2006)

34 Custos na Contabilidade
Legislação estabelece a necessidade de aplicar CUSTEIO POR ABSORÇÃO Estoques absorvem TODOS os gastos PRODUTIVOS, inclusive os indiretos Fonte: Bruni ( 2006)

35 Classificação dos custos
Em função da forma de associação dos custos aos produtos elaborados (unidade do produto); De acordo com a variação dos custos em relação ao volume de produtos fabricados; Em relação aos controles exercidos sobre os custos; Em relação a alguma situação específica (Decisões Especiais); Em função da análise do comportamento passado ( base monetária). Fonte: Bruni ( 2006)

36 Em função da forma de associação dos custos aos produtos elaborados
O que nos importa é... Em função da forma de associação dos custos aos produtos elaborados Fonte: Bruni ( 2006)

37 O que nos importa é... Material Direto (MD) Mão- de- obra ( MOD)
Custos Indiretos de Fabricação ( CIF) Produto Fonte: Bruni ( 2006)

38 Ainda sobre o que nos importa...
De acordo com a variação dos custos em relação ao volume de produtos fabricados; Fonte: Bruni ( 2006)

39 Divisão segundo Custos variáveis Custos fixos Fonte: Bruni ( 2006)

40 Arrumando a Casa... Gastos incorridos ou custo integral 1 2 3 4 5
MD Materiais Diretos Matéria-Prima Embalagem CIF Custos Indiretos Custos que não são MD nem MOD Despesas Gastos não associados à produção MOD Mão-de-Obra Dir Mensurada e identificada de forma direta 5 Custo primário ou direto 6 Custo de transformação Custo total, contábil ou fabril 7 8 Gastos incorridos ou custo integral Fonte: Bruni ( 2006)

41 EXERCÍCIO A sonho Doce Suave Ltda., registrou os dados apresentados na tabela seguinte. Com base nos números apresentados, calcule para o volume total produzido no período: (a) o custo primário; b) o custo de transformação; c) o custo fabril; d) o custo pleno ou integral; e) o resultado (lucro ou prejuízo) unitário, sabendo que a empresa produz e vende 200 unidades por período. Fonte: Bruni ( 2006)

42 Descrição Valor ($) Classificação
Classifique em: MD; MOD; CIF; DESP; INV; RECEITA Descrição Valor ($) Classificação Materiais requisitados indiretos 15.000,00 Depreciação do parque industrial 3.000,00 Seguro da área industrial 5.000,00 Receita de vendas ,00 Aluguel de escritórios administrativos 10.000,00 Aquisição de nova empacotadeira 50.000,00 Mão de obra direta 14.000,00 Outros custos indiretos 8.000,00 Materiais requisitados diretos 12.000,00 Depreciação de computadores da diretoria 1.000,00 Fonte: Bruni ( 2006)

43 Descrição Valor ($) Classificação
Materiais requisitados indiretos 15.000,00 CIF  Depreciação do parque industrial 3.000,00 Seguro da área industrial 5.000,00 CIF Receita de vendas ,00 RECEITA Aluguel de escritórios administrativos 10.000,00 DESPESA Aquisição de nova empacotadeira 50.000,00 INVESTIMENTO Mão de obra direta 14.000,00 MOD  Outros custos indiretos 8.000,00 Materiais requisitados diretos 12.000,00 MD  Depreciação de computadores da diretoria 1.000,00 DESPESA  Fonte: Bruni ( 2006)

44 Custo direto ou primário Custo de transformação Custo contábil
VAMOS EXERCITAR... Custo direto ou primário Custo de transformação Custo contábil Custo pleno ou gasto incorrido Fonte: Bruni ( 2006)

45 Custo direto ou primário
MD = 12 MOD = 14 CIF = 31 Desp = 11 Rec = 110 (em $1.000,00) Custo direto ou primário MD + MOD 12.000, ,00 = $26.000,00 Custo de transformação MOD+CIF 14.000, ,00 = $45.000,00 Custo contábil MD + MOD + CIF 12.000, , ,00 = $57.000,00 Custo pleno ou gasto incorrido MD + MOD + CIF + DESP 57.000, ,00 = $68.000,00 Fonte: Bruni ( 2006)

46 ÷ e) Resultado Descrição Total Receita 110.000,00
(-) Custo pleno (68.000,00) = Resultado ,00 ÷ Número de unidades: 200 = Resultado unitário $210,00 Fonte: Bruni ( 2006)

47 Mensuração dos Estoques

48 Critério PEPS Nº ENTRADA SAÍDA SALDO QUANT. V.U. TOTAL Ei 80 400,00
80 400,00 32.000,00 01 600,00 48.000,00 160 80.000,00 02 40 16.000,00 120 64.000,00 03 24.000,00 40.000,00 04 700,00 84.000,00 ,00 05 20 12.000,00 140 96.000,00

49 CONTABILIZAÇÃO FORNECEDORES CLIENTES MERCADORIAS 48.000,00 60.000,00
48.000,00 60.000,00 32.000,00 16.000,00 84.000,00 ,00 40.000,00 ,00 30.000,00 12.000,00 ,00 ,00 68.000,00 96.000,00 VENDAS CMV RCM ,00

50 Critério UEPS Nº ENTRADA SAÍDA SALDO QUANT. V.U. TOTAL Ei 80 400,00
80 400,00 32.000,00 01 600,00 48.000,00 160 80.000,00 02 40 24.000,00 120 56.000,00 03 16.000,00 40.000,00 04 700,00 84.000,00 ,00 05 20 14.000,00 100 70.000,00 140 86.000,00

51 CONTABILIZAÇÃO UEPS FORNECEDORES CLIENTES MERCADORIAS 48.000,00
48.000,00 60.000,00 32.000,00 24.000,00 84.000,00 ,00 40.000,00 ,00 30.000,00 14.000,00 ,00 ,00 78.000,00 86.000,00 VENDAS CMV RCM ,00

52 Critério CMP

53 CONTABILIZAÇÃO CMP FORNECEDORES CLIENTES MERCADORIAS 48.000,00
48.000,00 60.000,00 32.000,00 20.000,00 84.000,00 ,00 40.000,00 ,00 30.000,00 13.000,00 ,00 ,00 73.000,00 91.000,00 VENDAS CMV RCM ,00

54 Exercício Nº Operação Realizada Quantidade Preço Unitário $ Total $ 01
Saldo Inicial 100 150,00 15.000,00 02 Venda a Prazo 50 800,00 40.000,00 03 Compra a Prazo 150 180,00 27.000,00 04 200 850,00 ,00 05 600 190,00 ,00 06 700 210,00 ,00 07 180 870,00 ,00 08 880,00 ,00 09 120 790,00 94.800,00 10 300 200,00 60.000,00

55 Sistema de produção Sistema de produção por encomenda
caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados; Ex. Ferrari Sistema de produção contínua caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados. Ex. Ventiladores

56 Sistemas de acumulação de Custos
Quanto a mecânica de acumulação Quanto ao momento de apuração

57 Introdução – Sistemas de custeio Quanto a mecânica de acumulação
Ordem de produção Os custos são alocados diretamente para as ordens específicas de fabricação. Recomendado para produção sob encomenda. Processo Os custos são alocados aos lotes de produção. Utilizado para produção continua, produção em massa e demanda constante.

58 Introdução – Sistemas de custeio Quanto ao momento de apuração
Pós-calculados Equivalem ao custo real apurados no final do período Pré-calculados Representam o custo alocado ao produto mediante taxas predeterminadas Padrão Custo cientificamente predeterminado, constituindo base avaliação do desempenho efetivo

59 Sistemas de custeio Conjunto de técnicas e métodos destinados a mensuração de custos. Ex.: Custeio por absorção Custeio direto ou variável

60 Custeio por absorção O governante de custos para alocação dos custos indiretos é o volume de produção. Aceito para fins fiscais. Dissociação de custos e despesas. O produto mais fabricado é quem absorve maior parcela de custos. Bastante criticado, pois pode provocar análise distorcidas dos produtos por não observar a relação entre custos e produtos

61 Custeio por absorção A empresa Logis Transporte Ltda, presta serviços de entrega de produtos “a” (dimensão 20x20x20) e “b” (dimensão 40x40x40) para dois grandes distribuidores respectivamente: Casas Baêa e Lojas Barradas, com os seguintes dados: Custos Diretos (MOD + materiais diretos) Produto “a” R$ 30,00/unidade Produto “b” R$ 50,00/unidade Custos Indiretos (CIF) R$ 800,00/frete Sabendo-se que o caminhão tem capacidade de transportar 50 cx do produto “a” e 50 cx do produto “b”. O preço de frete é estabelecido aplicando 20% acima dos custos diretos. Pede-se: Avalie a rentabilidade de cada cliente

62 Produtos / Demonstrativos
Custeio por absorção Produtos / Demonstrativos Produto “a” Produto “b” Custos diretos 1.500,00 2.500,00 Custos Indiretos* 400,00 Sub-total 1.900,00 2.900,00 Receita 1.800,00 3.000,00 Resultado (100,00) 100,00 Margem de contribuição (5,56)% 3,33% * Total de produtos transportados 50 unidades do produto “a” e 50 unidades do produto “b”, assim rateio de 50% para cada produto

63 Exemplos de rateio Descrição Colchões (CL) Colchonetes (CN)
Travesseiros soma Material direto 38.000,00 42.000,00 48.000,00 ,00 MOD 3.200,00 3.600,00 5.200,00 12.000,00 Custos Diretos 41.200,00 45.600,00 53.200,00 ,00 Horas máquinas 500 1.500 3.000 5.000 Unidades Produzidas 1.000 16.000 20.000

64 CIF Descrição Valor ($) MOI 8.000,00 Material Indireto 56.000,00
Seguro Industrial 4.0000,00 Depreciação Fabril 32.000,00 Soma ,00

65 Rateio com base nos custos diretos
Descrição Colchões (CL) Colchonetes (CN) Travesseiros Soma Material direto 30% 33% 38% 100% MOD 27% 43% Custos Diretos 29% Horas máquinas 10% 60% Unidades Produzidas 5% 15% 80%

66 Rateio com Base nos custos diretos
Descrição Colchões (CL) Colchonetes (CN) Travesseiros Soma Material direto 38.000,00 42.000,00 48.000,00 ,00 MOD 3.200,00 3.600,00 5.200,00 12.000,00 Custos Diretos (CD) 41.200,00 45.600,00 53.200,00 ,00 Custos Indiretos 29.000,00 33.000,00 ,00 % rateio (CD) 29% 33% 38% 100% Custo Total 70.200,00 78.600,00 91.200,00 ,00 Unidades Produzidas 1.000 3.000 16.000 20.000 Custo Unitário 70,20 26,20 5,70 12,00

67 Comparando com o custeio por absorção
Descrição Colchões (CL) Colchonetes (CN) Travesseiros Soma Material direto 38.000,00 42.000,00 48.000,00 ,00 MOD 3.200,00 3.600,00 5.200,00 12.000,00 Custos Diretos (CD) 41.200,00 45.600,00 53.200,00 ,00 Custos Indiretos 5.000,00 15.000,00 80.000,00 ,00 % rateio (Absorção) 5% 15% 80% 100% Custo Total 46.200,00 60.600,00 ,00 ,00 Unidades Produzidas 1.000 3.000 16.000 20.000 Custo Unitário 46,20 20,20 8,33 12,00

68 Custeio direto ou variável
Considera apenas os custos variáveis Elimina a subjetividade dos rateios Utiliza o conceito de margem de contribuição, ou seja, o quanto cada produto contribui para o negócio Os custos fixos irão existir independentemente da produção e devem ser absorvidos pela margem de contribuição Maior utilidade para a tomada de decisão.

69 Custos Despesas RELEMBRANDO... Para a contabilidade financeira
Produto Estoques absorvem TODOS os custos

70 É preciso saber … Para onde ir!

71 Gastos Fixos Variáveis Classificação volumétrica
Não oscilam conforme produção e vendas Decisões Rotineiras Variáveis Oscilam conforme produção e vendas

72 Classifique os gastos Consumo de matéria-prima em uma indústria
Variável Seguro da planta industrial Fixo Comissões sobre vendas Salários administrativos Fretes de insumos produtivos Fretes de entregas

73 Para pensar … Qual a classificação da conta de telefone da indústria? Já que apresenta um valor diferente todos os meses é um gasto …. FIXO!!! Não oscilam conforme produção e vendas Classificação Volumétrica

74 Estudando os … Gráficos

75 Os gastos fixos Volume (Q) Gastos ($) Constantes

76 Os gastos variáveis Volume (Q) Gastos ($) Crescentes

77 Uma curiosidade … Totais Unitários

78 Os gastos fixos unitários
Volume (Q) Gastos ($) Qualquer cor de carro preto! Economias de Escala

79 Os gastos fixos unitários
Volume (Q) Gastos ($) Constantes

80 Uma síntese … Quantidade Gastos fixos Totais ($) Gastos variáveis
unitários ($)

81 Custo Volume Lucro Análise CVL
Variações nos volumes produzidos provocam diferentes consequências sobre custos e lucros

82 Restaurante Bom de Garfo
Novo exemplo … Restaurante Bom de Garfo

83 Analisando os números …
O restaurante Bom de Garfo apresenta os dados seguintes. Pratos servidos: por mês Custos fixos: $12.000,00 Custos variáveis: $15.000,00 Preço de venda: $10,00 por prato Capacidade: pratos por mês Calcule o custo por prato.

84 Custo do prato F $12.000,00 V $15.000,00 $27.000,00 ÷ 3000 $9,00

85 E agora? Custo do prato = $9,00 F = 12 mil, V = 15 mil
Sabendo que o estabelecimento recebeu uma proposta para o fornecimento de refeições mensais a $6,00 por prato, discuta a viabilidade da proposta. Custo do prato = $9,00 Mas … distribuídos como? F = 12 mil, V = 15 mil

86 Graficamente … $ $ $ Venda: $6,00 (-) GVu: -$5,00 (=) Ganho: $1,00
Quantidade $ Gastos fixos totais Quantidade $ Gastos variáveis totais 3 4 3 4 Quantidade $ Gastos variáveis unitários Venda: $6,00 $5,00 (-) GVu: -$5,00 (=) Ganho: $1,00 Margem de contribuição 3 4

87 Um número mágico … Na contabilidade gerencial, é de fundamental importância saber usar e analisar a … margem de contribuição !!!

88 Qual a sua margem de contribuição?
Calcule o que se pede ... Um comerciante de calçados compra cada par em média por $80,00 Incorre em fretes e seguros no valor de $18,00 por par Vende cada par por $180,00 Paga comissões iguais a 5% do preço Recolhe impostos iguais a 20% do preço Qual a sua margem de contribuição?

89 Calculando a contribuição
Preço: $180,00 (-) Custo: ($80,00) (-) Frete e seguro: ($18,00) (-) Comissões (5%): ($9,00) (-) Impostos (20%): ($36,00) (=) Margem contrib: $37,00

90 A análise conjunta e o ... Ponto de equilíbrio

91 Construindo um único gráfico
Receita total Break-even point Ponto de ruptura Gasto total Ponto de equilíbrio contábil (PEC$) Gasto variável Gasto fixo Ponto de equilíbrio contábil (PECq)

92 Os gastos unificados … Receitas Lucro Totais Gastos Totais Prejuízo
Volume (Q) Gastos ($) Receitas Totais Lucro Gastos Totais Prejuízo PECq

93 Uma formulazinha básica …
Ponto de equilíbrio contábil (PECq) Quantidade produzida e vendida para lucro contábil nulo A partir dele as operações começam a ser lucrativas Gastos Fixos PECq = Preço - GVun Margem de Contribuição Unitária PEC$ = PECq x Preço

94 Para a Fábrica de Sorvetes
Aluguel e salários: $1.000,00/mês Matéria-prima/embalagem: $8,00/Kg Preço de venda: $10,00 Volume de vendas: 600 Kg/mês Gastos Fixos PECq = Preço - GVun Margem de Contribuição Unitária Gastos Fixos 1000 = = 500 Kg/mês PECq = Preço - GVun 10 - 8 PEC$ = PECq x Preço = 500 x 10 = $5.000,00/mês

95 No gráfico … $6.000,00 $5.000,00 Lucro = $200,00 500 600 Un Monet ($)
Volume (Q) Un Monet ($) $6.000,00 $5.000,00 Lucro = $200,00 500 600

96 Mais de um produto precisar ser considerado?
E se … Mais de um produto precisar ser considerado?

97 Muito simples!!! Use uma “média”!

98 Hot Dogs Vira-Lata Gastos mensais Salário do funcionário: $400,00
Encargos: $300,00 Outros: $500,00 Gastos unitários Pão: $0,20 Salsicha: $0,10 Molho e outros: $0,20

99 Calculando o PEC Gastos Fixos PECq = Preço - GVun PEC$ = PECq x Preço
Margem de Contribuição Unitária Gastos Fixos 1200 = = 2400 PECq = Hot Dogs/mês Preço - GVun 1 – 0,50 PEC$ = PECq x Preço = 2400 x $1 = $2.400,00/mês

100 Resolveu vender refrigerante
Preço: $1,00 Custo: $0,70 100% das vendas de hot dog são acompanhadas de refrigerantes

101 Um lanche “médio” Ítem Preço Custo Var Hot dog $1,00 $0,50
Refrigerante $1, $0,70 Lanche médio $2,00 $1,20

102 Calculando o PEC Gastos Fixos PECq = Preço - GVun Economias de escopo
Margem de Contribuição Unitária Gastos Fixos 1200 = = 1500 PECq = Preço - GVun 2 – 1,20 PEC$ = PECq x Preço = 1500 x $2 = $3.000,00/mês Economias de escopo

103 Formação de Preços – Genérico
Baseado nos Custos Baseado no consumidor Baseado na Concorrência

104 Formação de Preços Quantitativa Preço Nunca se esqueça !!!

105 X PREÇO Formação de Preços Quantitativa BASE TAXA DE MARCAÇÃO
O que não estiver incluído na base, deve estar na taxa de marcação!

106 Definição do Preço Lucro Taxa de Marcação Impostos Despesas Custos

107 Definição do Preço X BASE TAXA DE MARCAÇÃO Preço

108 Componentes do Preço Lucro Impostos Preço Despesas Gastos Custos

109 Tributos incidentes sobre o preço
ICMS * IPI Pis e Cofins* *Não devem ser incorporados ao custo, os impostos recuperáveis!

110 Definição da Taxa de Marcação
Lucro Impostos Despesas Custos Diretos Custos Indiretos Base Taxa de Marcação Preço Fonte: Bruni, Adriano

111 Encontrando a taxa de marcação
Base + Soma de percentuais x Preço = Preço ( Genérica) A base pode ser apresentada como a diferença entre o preço e a soma dos percentuais incidentes sobre o preço. Base = Preço – Soma dos Percentuais x Preço Colocando o PREÇO em evidência, temos que: Base = Preço ( 1 – Soma dos Percentuais) PARA CHEGARMOS NA EQUAÇÃO FINAL: Preço = [ 1/1 – Soma dos Percentuais)] x base Fonte: Bruni, Adriano

112 Preço = Base ÷ (1- Soma %) Exemplo ilustrativo!
Base + Soma %. Preço = Preço Base = Preço - Soma %. Preço Base = Preço.(1- Soma %) Preço = Base ÷ (1- Soma %) Preço = Base x 1 ÷ (1- Soma %) Taxa de marcação Fonte: Bruni, Adriano

113 CALCULANDO A MARCAÇÃO!! TAXA DE MARCAÇÃO 1 1 - Soma %

114 CALCULANDO A MARCAÇÃO!! Descrição Valor ou Percentual
Aluguel, Condomínio, água, energia, telefone e outros $ ,00 por ano Comissão sobre vendas 2% das vendas Lucro sobre as vendas 3% das vendas ICMS, PIS e Cofins líquidos sobre as Vendas 12% das vendas Depreciação Diversas $6.000,00 por ano Sabendo que a empresa fatura $ ,00 por ano...

115 CALCULANDO A MARCAÇÃO!! Descrição Valor ou Percentual
Aluguel, Condomínio, água, energia, telefone e outros $ ,00/ ,00 = 20% Comissão sobre vendas 2% das vendas Lucro sobre as vendas 3% das vendas ICMS, PIS e Cofins líquidos sobre as Vendas 12% das vendas Depreciação Diversas $6.000,00/ = 3% Soma dos Percentuais 40% do preço

116 [ 1/(1 – Soma dos percentuais)] =
Aplicando a fórmula... Taxa de marcação corresponde ao fator: [ 1/(1 – Soma dos percentuais)] = 1/(1- 0,40) = 1,6667

117 Finalizando... Para um produto comprado junto ao fornecedor por $ 40,00, considerando créditos de ICMS, PIS e Cofins no valor de $2,80, a empresa registrará um custo igual a $37,20. O preço que será cobrado pelo produto é igual ao custo multiplicado pela taxa de marcação, ou 37,20 x 1,6667 = $62,00, aproximadamente.

118 Custeio ABC “É uma metodologia que surgiu como instrumento da análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo de recursos de uma empresa”. Neves & Vicecont “É uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos

119 Levantamento das atividades relevantes dos departamentos
Custeio ABC Atividade É uma combinação de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros para se produzirem bens e serviços. Levantamento das atividades relevantes dos departamentos Departamentos Atividades Compras Controlar pedidos Desenvolver fornecedores Almoxarifado Receber materiais Movimentar materiais Adm. Produção Programar produção Controlar produção Transporte Controlar distribuição Programar roteiro

120 Custeio ABC Atribuição de custos as atividades
O custo da atividade compreende todos os sacrifícios de recursos necessários para desempenhá-la. Custo da remuneração - salário + encargos + benefícios Custo de uso das instalações – aluguel + imposto predial + água + luz Custo de comunicações – telefone + fax + correio

121 Custeio ABC Direcionadores de custos
Direcionador de custos é o fator que determina a ocorrência de uma atividade. Tipos Direcionador de recurso – identifica a relação de consumo entre os recursos gastos e as atividades. Direcionador de Atividade – identifica a relação de consumo entre as atividades e os portador final de custos.

122 Levantamento das atividades relevantes dos departamentos
Custeio ABC Levantamento das atividades relevantes dos departamentos Departamentos Atividades Direcionador Compras Controlar pedidos Desenvolver fornecedores Nº de pedidos Nº de fornecedores Almoxarifado Receber materiais Movimentar materiais Nº de recebimentos Nº de requisições Adm. Produção Programar produção Controlar produção Nº de produtos Nº de lotes Transporte Controlar distribuição Programar roteiro Nº de entregas Nº de roteiros

123 Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição
Quilometragem percorrida mensalmente entre o CD e os bolsões, e vice-versa Zona de distribuição Nº de roteiros diários Nº de roteiros realizados no mês Distância média percorrida Km entre depósito e bolsões A 7 175 3,6 630 B 10 250 16,9 4.225 C 17 425 31,6 13.430 D 14 350 44,9 15.715 E 8 200 58,9 11.780 F 74,1 14.820 G 4 100 88,3 8.830 Total 68 1.700 69.430

124 Estrutura do Custeio ABC

125 Custeio ABC Etapas Identificação das atividades e seus respectivos custos Alocação do custo departamental ao custo da atividade Identificação dos direcionadores de custo (cost drivers) Divisão do custo da atividade pelo direcionador de custos

126 Cuidados na utilização do ABC
Oscilações marginais nas variáveis É preciso dispor de um adequado sistema de coleta e tratamento de dados Aplicações fora dos limites impostos pelas restrições

127 Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição
Sistema de distribuição a partir de seu CD Não são considerados para esta análise os custos de: transferência, descarga, movimentação interna, e carregamento nos veículos de distribuição Veículos utilizados: Furgões de kg de capacidade útil para os roteiros de entrega e Kombis nas entregas especiais.

128 Informações operacionais para um mês típico
Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição Informações operacionais para um mês típico Quantidade de mercadorias transportada (kg) Número de visitas realizadas Número de entregas especiais (nº de visitas) 100 Número de veículos em operação 68 Número de veículos de reserva 6 Número de roteiros realizados 1.700 Dias úteis de operação no mês 25 Quilometragem da frota Utilização da frota (horas) 13.936 Tempo total de parada nas entregas (horas) 10.000 Número de motoristas, operações Número de motoristas, plantão 3 Horas-extras de motoristas (h) 2.223

129 Custos dos recursos utilizados, num mês típico
Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição Custos dos recursos utilizados, num mês típico Recurso Item de custo Valor mensal (R$) Mão-de-obra de motorista, entrega regulares Salários e obrigações 68.152,00 Mão-de-obra de motorista, horas extra Horas-extras 15.694,00 Mão-de-obra, manutenção de veículos Salário, pessoal da oficina 21.145,00 Veículos, entregas regulares Custos fixo 69.281,00 Custo variável 25.689,00 Motoristas e veículos (Kombi), entregas especiais Custos de entregas especiais 1.646,00 Total ,00

130 Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição
Recursos necessários R1 – Motorista, entregas regulares; R2 – Motorístas, horas-extras; R3 – Mão-de-obra, oficina; R4 – Custo fixo de veículos, entregas regulares R5 – Custo variável de veículos, entregas regulares R6 – Motoristas e veículos, entregas especiais

131 Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição
Atividades A1 – Deslocamento CD – bolsão e vice-versa A2 – Deslocamento dentro do bolsão A3 – Entregas regulares A4 – Entregas especiais

132 Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição
Distância estimada entre o depósito e os bolsões Zona (1) Nº de observações (2) Quilometragem observada (3) = (2) / (1) Distância percorrida média A 7 25,2 3,6 B 3 50,7 16,9 C 8 252,8 31,6 D 5 224,5 44,9 E 9 530,1 58,9 F 4 296,4 74,1 G 353,2 88,3 Total 40 1.732,9 43,3

133 Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição
Tempo estimado de percurso entre o CD e os bolsões, e vice-versa Zona de distribuição Km entre depósito e bolsões Participação relativa (%) Tempo alocado de deslocamento do CD até os bolsões (horas) A 630 0,9 18,7 B 4.225 6,1 126,8 C 13.430 19,4 403,3 D 15.715 22,6 469,8 E 11.780 17,0 353,5 F 14.820 21,3 442,8 G 8.830 12,7 264,1 Total 69.430 100% 2.079,0

134 Direcionador para alocação da atividade A2 às zonas de distribuição
Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição Direcionador para alocação da atividade A2 às zonas de distribuição Zona de distribuição N rot, Nº de roteiros diários N Nº médio de visitas por roteiro A Área média de um bolsão (direcionador Direcionador (%) Valores desagregados da quilometragem (Km) Valores desagregados do tempo (h) 7 69,9 10,2 186,9 12,2% 6.005 208 B 10 66,2 9,7 253,0 16,6% 8.171 284 C 17 64,3 9,4 418,2 27,4% 13.487 468 D 14 58,4 8,5 312,2 20,4% 10.042 349 E 8 50,9 7,4 155,2 10,1% 4.972 173 F 45,8 6,7 140,0 9,2% 4.528 157 G 4 41,0 6,0 62,8 4,1% 2.018 70 Total 68 1.528,3 100,0% 49.223 1.709

135 Alocação dos custos por recurso e por atividade
Custeio ABC Aplicado a uma Frota de Distribuição Alocação dos custos por recurso e por atividade Atividade / Recursos A1 - Deslocamento até o bolsão e vice-versa A2 - Deslocamento no bolsão A3 – Paradas nos pontos de entrega A4 – entregas especiais Total (R$) R1 – Motorista, entregas regulares; 10.291,00 8.451,00 49.410,00 0,0 68.152,00 R2 – Motorístas, horas-extras; 2.370,00 1.946,00 11.378,00 15.694,00 R3 – Mão-de-obra, oficina; 12.158,00 8.628,00 359,00 21.145,00 R4 – Custo fixo de veículos, entregas regulares 10.461,00 8.591,00 50.229,00 69.281,00 R5 – Custo variável de veículos, entregas regulares 15.028,00 10.661,00 25.689,00 R6 – Motoristas e veículos, entregas especiais 1.646,00 Total 50.308,00 38.277,00 ,00 2.005,00 ,00

136 Referências Assef, R. Guia Prático de Formação de Preço. 7. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. Bruni, Adriano Leal, A Administração de Custos, Preços e Lucros, Ed. Atlas, 2008. Martins, E. Contabilidade de Custos: Atlas, 1998. Ribeiro, O. M. Contabilidade de Custos Fácil. São Paulo: Saraiva, 1992.


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