A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Projetos e o Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Projetos e o Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Os Projetos e o Meio Ambiente
Edgard M Merlo Cap 12 - Clemente

2 Noções de Ecoeconomia Alguns fundamentos da lógica da escolha coletiva: Bens públicos, que apresentam algumas características: oferta conjunta princípio da impossibilidade de exclusão Externalidades, resultam em benefícios ou custos para terceiros o Estado pode intervir para garantir níveis ótimos de produção de bens que geram externalidades, compensando os custos ou benefícios externos da produção com impostos ou subsídios.

3 Noções de Ecoeconomia A diferença principal entre os bens públicos e externalidades é o impacto do princípio de exclusão. Para bens públicos puros, a exclusão é impossível e todos os membros de uma comunidade podem compartilhar seus benefícios.

4 Teorema de Coase Coase mostrou que o livre mercado nem sempre vai resolver o problema das externalidades associadas à poluição, pois existem os custos de transação. Estes custos incluem os custos de busca de informação, negociação e decisão e os custos de controle e cumprimento dos contratos. Suponha uma firma que polui, seus vizinhos podem oferecer a ela um prêmio para que ela não opere – existe um incentivo para sua não operação. Se os benefícios de sua operação superarem os benefícios que ela recebe por sua não operação (custo de oportunidade) ela irá operar.

5 Teorema de Coase A alocação de recursos será eficiente, desconsiderando a dotação inicial de direitos de propriedade, na medida em que os custos de transação são suficientemente baixos e os direitos de propriedade estão claramente atribuídos e podem ser negociados.

6 Teorema de Coase É a intervenção governamental sempre necessárias para resolver externalidades ou a escolha coletiva pode resultar na internalização das externalidades ? Dificuldades para a resolução voluntárias de externalidades: necessidade de negociações; existência de custos de transações; presença de cartéis; falta de informações. “Se os custos de transação forem baixos, haverá uma boa chance de que a solução voluntária ocorra e, dessa forma, a necessidade para a ação pública seja pequena.No entanto, em algumas circunstâncias reais esses custos podem ser grandes, sugerindo que a intervenção estatal ainda pode ser a melhor forma para resolver as externalidades.”

7 Conceitos da New Resource Economics
Um grupo de ambientalistas começou a questionar a qualidade do setor público no que se refere à gestão ambiental. As soluções coletivas realmente resolvem os problemas envolvendo bens públicos e externalidades e produzem melhores resultados do que o setor privado? São os processo de mercado necessariamente danosos ao meio ambiente, como acreditam alguns ambientalistas?

8 Conceitos da New Resource Economics
Irá defender a atuação do setor privado, pois este é mais eficiente que o setor público devido aos fatores: Recompensa e penalidade são importantes para todo o comportamento humano Os custos de transação são positivos e freqüentemente altos, tanto no setor público quanto no setor privado.

9 Três vantagens do setor privado sobre o setor público:
preços de mercado para o setor privado denotam informações condensadas sobre o valor para o consumidor, a escassez relativa, etc. no setor privado, compradores e vendedores arcam com os custos de suas ações, tendo, portanto incentivos poderosos para investir na informação correta; disciplina competitiva é imposta nos mercados devido ao fato de existirem vários ofertantes e compradores

10 Três fatores-chave para estabelecimento de soluções de mercado efetivas:
direitos de propriedade bem especificados – quanto menos mensurável a propriedade, mais difícil é administrar os recursos e reclamar os danos causados (posse da terra x espaço aéreo). direitos de propriedade defensáveis – conflitos sobre a propriedade e dificuldade de estabelecimento de soluções (ex. cerca e lençol subterrâneo de água) direitos de propriedade transferíveis - a propriedade deve ser passível de ser comprada por outro (se isso não ocorre o incentivo de melhoria desaparece)

11 Contabilidade ambiental
Nível macroeconômico =>Recursos naturais de um país => estoque natural de capital (as contas nacionais devem ser ajustadas de forma a refletir as mudanças no capital natural do país)

12 Contabilidade ambiental
Nível micro => duas abordagens: Valorização monetária => medir os efeitos da degradação ambiental em termos monetários Unidades físicas => o capital natural pode ser estudado em termos de estoques e fluxos físicos: Duas formas: uma contabilidade de emissões (perdas do sistema) e uma contabilidade de status, descreve o estado do meio ambiente em um determinado período de tempo

13 Contabilidade ambiental
Um problema da abordagem (unidades Físicas) é que as unidades podem diferir segundo os componentes, não permitindo comparações.

14 Preceitos a serem utilizados na contabilidade ambiental:
usar uma planilha de balanço para mostrar o perfil dos estoques de recursos disponíveis, registrando a situação inicial e a final; preparar um levantamento das fontes e usos de estoques de recursos; garantir consistência de forma que todo o demonstrativo de estoque e fluxo estejam conciliados entre si.

15 Valor Econômico Pode ser separado em dois componentes principais:
valores de uso (pessoal) => obtidos considerando o uso dos recursos para prover bens e serviços aos indivíduos; valores não relacionados a uso => não relacionados ao uso efetivo, como a disponibilização dos recursos para gerações futuras.

16 Valor econômico Total Valor Pessoal de uso: valor de uso direto
valor de uso indireto (benefícios funcionais) valor de opção (valores de uso futuro direto e indireto) Valor não relacionado a uso valor de herança (valor do conhecimento de uso p/ remanescentes/descendentes) valor da existência (valor do conhecimento da existência de rec. Naturais)

17 Mensurando o valor econômico
Valoração de mercado - podem ser usadas quando os serviços ambientais são comercializados no mercado; Valoração quasi-mercado, pode ser feita usando-se a metodologia de custo de viagem, ou contabilizando as despesas de equipamentos de lazer, barcos, etc. Mercados Hipotéticos, um instrumento de pesquisa é usado para estimar a disposição para pagar.


Carregar ppt "Os Projetos e o Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google