A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urbanização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urbanização."— Transcrição da apresentação:

1 Urbanização

2

3 URBANIZAÇÃO MUNDIAL Urbanização virou sinônimo de modernização econômica e os fatos históricos corroboram para tal analogia. Por exemplo, no começo do século XVIII somente 3% da população residia no meio urbano.  Atualmente, metade da população reside no meio urbano, o que corresponde a aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas. ATÉ O FINAL DO SÉCULO XXI, O MUNDO SERÁ PRATICAMENTE URBANO

4 Urbanismo e planejamento urbano.
Tanto o planejamento urbano quanto o urbanismo são entendidos como o estudo do fenônemo urbano, mas diferem no tocante às formas de atuação no espaço urbano. Urbanismo – trabalha com o desenho urbano e o projeto das cidades, em termos genéricos. Planejamento Urbano – antes de agir diretamente no ordenamento físico das cidades, trabalha com os processos que a constroem.

5 Os limites entre o planejamento e o urbanismo na prática, não são claros:
Intervenções urbanísticas são vistas como "obras de planejamento“. Atividades típicas do planejamento – como a criação de um plano diretor, são tratadas como "obras de urbanismo".

6 Urbanismo no século XX; A urbanização atual.
O principal destaque é que o processo de urbanização sempre esteve em contínuo crescimento, desde a Revolução Industrial (Séc. XVIII), com o surgimento das primeiras metrópoles industriais. No entanto, é após a 2ª Guerra Mundial que a urbanização se tornará presente em todos os continentes. São muitos os fatores que geraram essa ampliação da urbanização por todo o mundo, dentre eles, destacamos: - a reconstrução da Europa e Japão, financiada por interesses dos EUA. - a entrada de capitais estrangeiros no mundo subdesenvolvido (América, Latina, Sul da Ásia) - a industrialização tardia do mundo subdesenvolvido, através de presença de empresas transnacionais nesses países. - a Nova Divisão Internacional do Trabalho (países “em desenvolvimento” passam a empregar no setor secundário e não apenas no primário) - a descolonização da África.

7 A urbanização atual

8

9 As cidades e a urbanização no mundo subdesenvolvido
A Urbanização no mundo subdesenvolvido caracteriza-se, sobretudo, pelo caráter acelerado em que é realizada, fator relacionado à industrialização tardia dos países de economias em desenvolvimento. A urbanização do mundo subdesenvolvido é marcada pelas desigualdades e a ausência de planejamento urbano.

10 A partir da década de 1950, os países subdesenvolvidos assistiram ao processo de industrialização de suas economias, seja pelo crescimento das indústrias nacionais, seja pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras. Tal processo, associado à rápida mecanização do campo e concentração de terras, proporcionou a ocorrência do êxodo rural (migração em massa da população do campo para a cidade).

11 A rede hierárquica de cidades.
A hierarquia das cidades é a forma de organização das cidades, em que essas se estruturam segundo um sistema econômico que determina que as menores costumam depender ou sofrer elevada influência das cidades maiores. 

12 A rede hierárquica de cidades.
As cidades globais; As metrópoles; As megalópoles; Processo de Conurbação; Processo de Reurbanização; Processo de Macrocefaleia;

13 AS CIDADES GLOBAIS

14 AS CIDADES GLOBAIS, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe ALFA as cidades de maior influência no planeta, a BETA, intermediária, e a GAMA corresponde às cidades globais de menor expressão mundial. GRUPO ALFA – Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão. GRUPO BETA – São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri. GRUPO GAMA – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.

15 AS METRÓPOLES Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões. Ela costuma agregar um entorno formado por duas ou mais cidades, que configuram a sua área ou região metropolitana, processo quase sempre efetuado por um intenso processo de conurbação, ou seja, a junção física do espaço urbano de dois ou mais municípios adjacentes.

16 Metrópoles globais: tais como Nova York, Londres, Tóquio e Paris, e outros centros que polarizam ações em um nível um pouco menos abrangente, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Joanesburgo, Cidade do México, entre outras.

17 AS METRÓPOLES REGIONAIS

18 Metrópoles nacionais: são cidades que polarizam apenas áreas urbanas localizadas no território nacional, com pouco ou nenhum peso sobre a atividade econômica de outros países, com exceção de nações cujo território é muito pequeno. Essas metrópoles, no entanto, interligam-se indiretamente à cadeia econômica internacional por meio das grandes metrópoles de seus países. No Brasil, os principais exemplos são Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife, entre outros. Metrópoles regionais: como o próprio nome indica, são cidades que atingem diretamente uma área territorial limitada, com uma região de entorno não muito abrangente. Mesmo assim, essas metrópoles costumam apresentar um elevado grau de crescimento populacional e econômico, podendo, futuramente, alcançar um nível mais alto nessa hierarquia. São exemplos de metrópoles regionais Goiânia, Belém, Manaus e Campinas.

19 AS MEGALÓPOLES Megalópole é um termo elaborado para designar uma região ou área superurbanizada( Uma grande cidade), que congrega em torno de si uma articulação entre metrópoles, regiões metropolitanas e pequenas cidades, concentrando boa parte da população e dos serviços de um país. Só nos Estados Unidos existem três megalópoles, mas é no Japão que se encontra a maior delas. Ela estende-se de Tóquio até a cidade de Kitakyushu, envolvendo também a metrópole de Osaka.

20 No Brasil, existe uma megalópole envolvendo uma grande área que vai da Grande São Paulo a Grande Rio de Janeiro, perpassando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.

21 PROCESSO DE CONURBAÇÃO

22

23 PROCESSO DE REURBANIZAÇÃO
Reurbanização é um processo pelo qual uma região urbana passa por uma organização, ou seja, reurbanizar é dotar uma região carente de infraestrutura, garantindo o desenvolvimento humano das cidades.

24 PROCESSO DE MACROCEFALEIA

25

26


Carregar ppt "Urbanização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google