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O Papel da Família de Origem na Prevenção do Acolhimento

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Apresentação em tema: "O Papel da Família de Origem na Prevenção do Acolhimento"— Transcrição da apresentação:

1 O Papel da Família de Origem na Prevenção do Acolhimento
Prevenção ao Acolhimento

2 Equipes técnicas trabalhando com a família de origem para prevenção do acolhimento com crianças e adolescentes. Prevenção é melhor do que a cura

3 Mensagem chave A criança / adolescente:
É sempre a prioridade na prestação de serviços e na adoção de medidas. O bem-estar da criança / adolescente é primordial. Outras considerações importantes, tais como os direitos dos pais não devem sobrepor-se aos direitos de uma criança em ser protegida contra danos. A criança / adolescente tem direito à proteção e uma vida familiar. O trabalho que fazemos nunca é sobre nós, o nosso estatuto, nossos Organização, é sempre sobre a criança. Embora devemos considerar outros direitos do povo eles nunca devem substituir o direito da criança a ser protegida de danos Direito a ser livre de danos e direito a uma família Nações Unidas

4 Crianças / adolescentes podem ser separados dos seus pais se:
No artigo 9 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (UNCRC) diz: Você tem o direito de viver com o seus pais, a menos que seja ruim para você. Perigoso/Impossível permanecer com os pais Crianças / adolescentes podem ser separados dos seus pais se: Os pais não conseguem cuidar deles Os pais agem de uma maneira que não está no melhor interesse das crianças / adolescentes Os pais são incapazes de manter as crianças / adolescentes seguros e alegres.

5 Procedimentos norteadores
Avaliação - É o processo de tomada de decisões. As decisões sobre as crianças não são baseadas em suposições. As avaliações fornecem informações que levam à evidências. Elementos de prova - Sobre a criança e sua família: Quais são os fatos. De pessoas e/ou instituições? Do (s) evento (s)?? O que aconteceu, está acontecendo, ou é provável que aconteça, e por quê? O que a família está fazendo ou não fazendo que coloca a criança em risco de dano significativo? Anos passados Pelo Reino Unido não bom em algumas destas expectativas

6 Procedimentos norteadores
Pesquisas - É a base de conhecimento mais amplo sobre crianças , famílias, produzidos em diferentes países, meio acadêmicos, universidades, profissionais que podemos usar para analisar a evidência Exemplo - O que as pesquisas nos dizem sobre os efeitos da violência doméstica sobre uma criança? Ou um estilo de vida de drogas sobre as crianças? Análise - é o pesar das provas e informações específicas de uma determinada situação que leva a considerar que uma criança está em risco; se assim, como e por quê  A tomada de decisão - deve ser baseada na boa avaliação, identificando as evidências, apoiada pela pesquisa, com boa análise. Anos passados Pelo Reino Unido não bom em algumas destas expectativas

7 Suprindo as Necessidades de Crianças e Adolescentes
Providenciando acesso as serviços de qualidade em comunidades menos favorecidas permite que as famílias possam proporcionar uma qualidade de vida familiar melhor e aprimorar as habilidades de paternalidade

8 Responsabilidades do governo local
Fornecer e buscar oportunidades de providenciar instalações e formação (treinamentos) Para as comunidades locais Para profissionais da primeira infância / voluntários focados nas melhores práticas para as famílias e situações no ensino básico Reconhecer e identificar quando algumas famílias estão sendo violentas e crianças estão se prejudicando ou sendo negligenciadas. Para saber o que fazer com essas preocupações - Procurar apoio local ou consultar os assistentes sociais. Desenvolver encaminhamentos de processos para garantir que as crianças não sejam esquecidas. Se não investir em ajudar as famílias nas comunidades locais para melhor preservar e proteger A vida familiar sadia crianças invariavelmente sofrem privações

9 Finalidade dos serviços universais
Prevenção A intervenção precoce apoia as famílias nas comunidades e fornece paternalidade saudável. Identifica certas famílias que precisam de mais ajuda do que outras e também possíveis riscos de baixo nível, preocupando-se com o bem-estar das crianças. O serviço pode efetuar mudança positiva dentro de famílias locais que aprendem a se beneficiar através de apoio, aconselhamento e orientação. Quando bem sucedida, o apoio a essas famílias na comunidade evita que seus casos sejam encaminhados aos setores Jurídicos.

10 Serviços universais localmente identificados para assistir no desenvolvimento e participação de criança e adolescentes Apoio aos pais Programas de saúde e nutrição Programas de educação Apoio psicossocial Fortalecimento econômico e sócioassistencial Realizado através de: Clínicas locais Enfermeira / médico Creche Atividades locais Professores Igrejas / locais de culto Grupos locais de orientação e apoio

11 Serviços direcionados - Inserção voluntária
Prevenção e suporte direcionado  Quando crianças e famílias são identificadas com necessidades mais específicas, não previstas nos serviços universais: Isso poderia ser: Crianças tem necessidades complexas em relação a sua saúde, o emocional, físico, educacional e comportamental. As famílias estão lutando para atender as necessidades da criança devido a circunstâncias pessoais: pobreza, desemprego, falta de apoio, falta de conhecimento. Famílias parecem incapazes de priorizar as necessidades das crianças antes de suas próprias: Deixam a criança em casa ou com qualquer pessoa, criança está envolvido em mendicância, sem frequência escolar, violência doméstica, atividade criminal, drogadição Levam á indícios crescente de que uma criança pode estar em risco de violência doméstica, abuso sexual e físico, exploração.

12 Perguntas Comoi O quê i Quemi Quandoi Por quêi Aondeii

13 Common Assessment Framework – CAF
‘Modelo de avaliação’ Educação Saúde Família/relações sociais Apresentação Social Habilidades de cuidado próprio Identidade Cuidados Básicos Desenvolvimento Emocional e Comportamental Afetividade Orientação e inserção de regras/limites Estímulos Estabilidade na relação Histórico Familiar Família Extensiva Emprego Renda Recursos comunitários Habitação Integração social da família Desenvolvimento e necessidades da criança ou adolescente Habilidades dos pais Família / Fatores Ambientais Garantia de segurança/proteção A Criança

14 CAF - um modelo de avaliação
Esse modelo fornece uma estrutura para completar uma avaliação, ele não dá respostas. Mas, produz informação. Que traz evidências/ fatos. Com boa análise dos fatos há maior capacidade de identificar os fatores de risco e proteção a criança e a família. Isso nos ajudará a decidir se a prestação de serviços será mais direcionada a apoiar a família ou escalar o caso para setores jurídicos legais, se uma criança é considerada em:  Situação de risco, Ou Está suscetível a sofrer danos significativos - dadas as circunstâncias e as provas recolhidas

15 Análise de risco para criança
                    Alto Análise de risco para criança                          Fatores de risco Fatores de proteção  Vulnerabilidade Lei Informação Conhecimento e pesquisa Código de Ética e Valores                     Baixo Risco geral Baixo Alto Sem Intervenção Apoio Intervenção Dan Hope, 2016

16 Opções do Cuidado Familiar
para uma criança em situação de risco e vulnerabilidade social Fortalecimento Familiar Criança mora com os pais Apoiado por voluntários / funcionários na comunidade local Acolhimento por Família Extensa Criança mora com parente Ex. Avós , Tia / Tio Pode ter ajuda de custo ou não Acolhimento familiar 1 a 3 crianças com família que não tem vínculo sanguino Ajuda de custo Guardiões Pessoa legalmente designado para representar a criança e seu melhor interesse Adoção Transferência de responsibilidade paternal de uma criança para outra família Casas Lares 6 – 10 crianças com educador permanente e remunerado Abrigo 10 – 20 crianças Educadores salariado Orfanatos 20 – 100 crianças Institucional / rotinas rígidas Rotatividade de educadores Comunidade / Família Institucional Questão: Até que ponto o cuidado familiar torna-se cuidado institucional? Por quê? Explique por que cuidados baseados em um estilo familiar começa a ser mudado e como isso pode afetar crianças acolhidas SFAC

17 Conferência com a Familia Extensa
Minimizar o risco para criança Identificar os membros da família que desejam ser considerados como cuidadores potenciais para a criança Quem, aonde, o quê e por que Visita domiciliar para estudo inicial para verificar a possibilidade Mente aberta e não ideias preconcebidas Feito num espírito de compreender a situação Eles conseguem Colocar a necessidade da criança primeiro Ser confiável para se comunicar com profissionais Ser confiável com as informações que eles recebem sobre a criança Se o estudo inicial for positivo, faça uma avaliação completa Motivação e capacidade de cuidar Informações sobre essa família Que informação seria essa? Relacionamento com os pais da criança / outros membros da família Compreendem a necessidade de evitar conflitos? Fazer recomendações ao tribunal


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