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Aulas Multimídias – Santa Cecília
Profº Alexandre Santiago
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Arte Moderna IMPRESSIONISMO E PÓS-IMPRESSIONISMO
Prof. Alexandre Santiago
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Impressionismo Esta arte concorria com a produção artística acadêmica. Por isso, o público apreciava as obras fora dos circuitos tradicionais, como nos "Salons", locais de realização de mostras coletivas dos pintores impressionistas.
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Impressionismo Os pintores deste movimento pintavam ao ar livre. A intenção era capturar as tonalidades que os objetos refletiam segundo a iluminação solar em determinados momentos do dia.
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Impressionismo Pintura Impressionista
Os pintores impressionistas buscaram reproduzir as sombras de modo luminoso e colorido. O ponto de partida era a composição de efeitos visuais para a fixação do instante, tal qual a impressão visual que nos causam. Portanto, o preto jamais é usado em obras impressionista plena
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Impressionismo Os impressionistas aboliram as temáticas históricas e mitológicas, bem como as religiosas, buscando momentos cotidianos fugazes
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Impressionismo procuravam uma expressão artística que estivesse focada nas impressões da realidade em detrimento da razão e da emoção
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Impressionismo A MISTURA DAS CORES É NA PRÓPRIA TELA E NÃO NA PALETA. É O OLHAR DO OBSERVADOR QUE AO APRECIAR A PINTURA COMBINA AS CORES. A MISTURA AS CORES É O RESULTADO DO OLHAR HUMANO.
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A ESCULTURA IMPRESSIONISTA
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O PROCESSO DE RODIN
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VÍDEO RODIN
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PRINCIPAIS PINTORES IMPRESSIONISTAS
RENOIR
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DEGAS
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PRINCIPAIS PINTORES IMPRESSIONISTAS
CLAUDE MONET
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A EVOLUÇÃO DO IMPRESSIONISMO; O PONTILHISMO
A CONSTRUÇÃO COM PONTOS TARDE DE DOMINGO NA ILHA DE GRANDE JATTE SEURAT
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A EVOLUÇÃO DO IMPRESSIONISMO; O PONTILHISMO
A CONSTRUÇÃO COM PONTOS
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VÍDEOS MONET RODIN
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OS PÓS-IMPRESSIONISTAS
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Avaliar com base... - . Propósitos e objetivos da educação
Objetivos de ensino e aprendizagens Os tipos de instrumentos utilizados A aquisição e as competências trabalhadas Comparação dos resultados com os objetivos pretendidos O QUE AVALIAR ? As habilidades e competências relacionadas ao processo de aprendizagem estão relacionadas ao desenvolvimento: Motor Cognitivo Afetivo Social
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Procedimentos para uma boa avaliação
Avaliação deve ser constante e contínua Verificações informais ( trabalhos, exercícios, seminários, debates, dinâmicas,...) O aluno deveconhecersuas dificuldades para poder afirmar seus acertos
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Procedimentos para uma boa avaliação
Avaliação deve ser constante e contínua Verificações informais ( trabalhos, exercícios, seminários, debates, dinâmicas,...) O aluno deveconhecersuas dificuldades para poder afirmar seus acertos
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TIPOS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. FORMATIVA. SOMATIVA E PROCESSUAL.
Contexto em que deve-se atuar pós- avaliação/replanejamento/ tomada de decisão Ex: pré-testes, projetos, painéis integrados, perguntas orais, ficha de observação, exercícios,portifólios,entre outros. FORMATIVA. Capta avanços e deficiências ao longo do processo / informa sobre o processo de trabalho. Ex: dinâmicas, pesquisas, técnicas de ensino,etc. SOMATIVA E PROCESSUAL. Acontece para avaliar um produto final / preocupação com os resultados Ex: testes, práticas profissionais, relatórios, exames escritos e orais e seminários.
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Os passos da mediação DIAGNOSTICAR PLANEJAR RETOMAR
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OS PASSOS DA MEDIAÇÃO DIAGNÓSTICAR
O QUE O ALUNO SABE/ NÃO SABE E EM QUE NÍVEL E REGISTRAR OSRESULTADOS PLANEJAR PLANEJAR A PARTIR DOS RESULTADOS, PARTINDO DO QUE PRECISA SERENSINADO E DO QUE NÃOFOIAPRENDIDO RETOMAR RETOMAR ASSUNTOS NÃO APRENDIDOS
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Como produzir um instrumento avaliativo de conteúdo (Prova)?
AVALIAÇÕES DISSERTATIVAS ; AVALIAR VÁRIOS PROCESSOS COMO ARGUMENTAÇÃO, LÓGICA, VOCABULÁRIO, PODER DE SINTESE, DESCRIÇÃO, ETC. DESVANTAGEM; CORREÇÃO, COMO NÃO É OBJETIVA, REQUER BASTANTE TEMPO E CUIDADO PARA CORREÇÃO. AVALIAÇÕES OBJETIVAS SÃO ÚTEIS PARA AVALIAR UMA GRANDE EXTENSÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES. EXIGE-SE RESPOSTAS MAIS PRECISAS E SEM POSSIBILIDADE DE EXTENDER A CORREÇÃO, SENDO IMPARCIAL. DESVANTAGEM: TEMPO E ESFORÇO NA ELABORAÇÃO E A DIFICULDADE DE DIAGNOSTICAR SE A APRENDIZAGEM FOI EFETIVA OU SE O ALUNO « CHUTOU » A RESPOSTA.
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Instrumentos de Avaliação
RecurSos a serviço da investigação O objeto determina a investigação; objeto simples-instrumentosimples, objeto complexo-instrumento-complexo Diversidade de estratégias de ensino e avaliação para contemplar a todos Adequar instrumentos às condutas que queremos observar... Informar, analisar, citar, sintetizar, calcular... Evitar « pegadinhas » Não transcreva enunciados ou questões de livros didáticos, estimula a memorização Organize as questões emordem de dificuldade crescente , ele não se desistimulará com o ínicio da avaliação nem perderá tempo com as mais difíceis. Linguagem clara no enunciado Provocar a capacidade RACIOCÍCIO E REFLEXÃO, evitar decoreba Adequar à aprendizagem :não se faz aplicação de instrumentos para DIFICULTAR a aprendizagem mas para observá-la.
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