A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos da comunicação Língua e Linguagem Gêneros textuais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos da comunicação Língua e Linguagem Gêneros textuais"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos da comunicação Língua e Linguagem Gêneros textuais
Profª Ms. Marcia Munhak Speggiorin

2 “Antes de mais nada é preciso acreditar que o homem se comunica através de textos. Assim, comunicar-se significa de alguma forma produzir um efeito de sentido entre produtor(es) de um texto e o(s) receptor(es) desse mesmo texto.” (TRAVAGLIA, 1997, p. 172)

3 Comunicação é o processo pelo qual os seres humanos trocam informação entre si. Os elementos da comunicação funcionam como em uma cadeia alimentar, pois cada elemento depende do outro para sua existência e o conjunto dele para a existência do ato comunicativo.

4 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Emissor e receptor: seres humanos. Mensagem: informações da comunicação. Código: signos usados na transmissão e recepção da mensagem. (Língua, gestos, imagens, etc.) Contexto: assunto pelo qual a mensagem está envolvida. Canal: meio pelo qual circula a mensagem.

5

6

7

8

9

10 Falta pouco, persevere.

11 LÍNGUA E LINGUAGEM Língua é um sistema de representação socialmente construído, constituído por unidades que se compõem de um significante e um significado (o signo linguístico). Todas as línguas do mundo estão sujeitas a mudanças, que ocorrem ao longo do tempo.

12 Significado – conceito arquivado na mente.
Significante – é a cadeia de sons que produz a palavra. O que pensa quando te digo gato? O significado segundo Saussure é o conjunto de características que recordas ao ler gato. É o teu conceito de gato.

13 Imagem acústica – é a representação que teus sentidos fazem de um som.

14

15 Linguagem é uma atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. Seu uso ocorre tanto na interação social, quando pressupõe a existência de interlocutores, quanto na atividade do pensamento.

16 Exemplos de linguagens utilizadas pelos seres humanos
As línguas naturais : inglês, português, espanhol, etc. A pintura, a música, a dança, os quadrinhos, a linguagem dos computadores, etc.

17 Variedades linguísticas
Norma culta – variedade de maior prestígio em uma comunidade. Variedades regionais – estabelecidas a partir das diferenças linguísticas observadas no espaço geográfico. Variedades sociais – diferenças observados entre indivíduos de esferas sociais diversas. Variedades estilísticas – resultante dos diferentes graus de formalidade determinados pelos contextos de uso da língua.

18 Profissionais – advogado palestrando para administradores; administradores palestrando para assistentes sociais... Situacionais- adequação do discurso.

19 “Uma boa comunicação requer:
Aprender a melhorar sua transmissão; que palavras, ideias, sentimentos realmente envia a outras pessoas; Aprender a aperfeiçoar sua própria recepção; o que ela percebe das reações por outra pessoa.” (MINICUCCI, p. 55)

20 “Vá ao palácio dos galináceos e me traga o fruto da mulher do galo.”

21 Falta pouco, aguenta aí!

22 RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO a) O emissor não organiza suas ideias de forma clara, levando ao não-entendimento da mensagem por parte do receptor. Nesta situação, a fala do emissor sofre interferência de pensamentos inconclusos, vagos e indefinidos, ou não se estrutura seguindo as regras convencionadas para a língua.

23 b) O receptor não dedica suficiente atenção e concentração para receber a mensagem, gerando mal-entendidos. Normalmente neste caso a comunicação sofre interferência de fatores subjetivos, como, por exemplo, o receptor estar elaborando um pensamento que desvia sua atenção da mensagem do emissor. c) O emissor ou o receptor não têm domínio completo do código utilizado. Esta situação ocorre quando o emissor utiliza uma palavra desconhecida para o receptor, ficando a mensagem com sua decodificação e entendimento comprometidos. Ou quando o emissor faz uso de um vocábulo inade­ quado, supondo-lhe um sentido que não corresponde ao usual, convencionado, nem constitui caso de linguagem figurada.

24 d) O canal sofre interferências, impossibilitando a perfeita transmissão da mensagem. É o caso da “linha cruzada”, ou quando, por exemplo, ao ler as legendas de um filme no cinema, alguém se levanta e se coloca entre o espectador e a tela, obstruindo sua visão.

25 e) O emissor e o receptor têm percepções diferentes do contexto da comunicação, ou o receptor o desconhece. É a situação clássica do que popularmente se chama “pegar o bonde andando”, em que é feito um entendimento da uma parte da mensagem de maneira descontextualizada do processo inteiro da comunicação. Também ocorre quando o emissor elabora uma mensagem com base em um referen­cial e o receptor ou não dispõe de meios de conhecê-lo ou, pela inconsistência do contexto, atribui à mensagem um referencial equivocado.

26 LINGUAGEM VERBAL

27 LINGUAGEM NÃO VERBAL

28

29 Continue lutando, sempre!

30 Gêneros textuais Refletem as atividades comunicativas de uma sociedade. Os textos (orais ou escritos) constituem gêneros cuja especificidade depende da interação verbal, do momento em que ela ocorre e das relações que a envolvem. São normalmente agrupados por domínio discursivo (ex.: jornalístico, didático, científico, religioso, jurídico, etc.) Devemos compreendê-los como um uso social da língua. Ler gêneros textuais diversos, reconhecendo o propósito comunicativo de cada um.

31 “Todas as manifestações verbais por meio da língua se dão como textos e não como elementos linguísticos isolados. Tais manifestações se dão socialmente como gêneros textuais.” (MARCUSCHI, 2006)

32

33 BIBLIOGRAFIA INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. Curso prático de leitura e redação. São Paulo, JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: 2ª Ed. Editora Cultrix, MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário et al. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas. Psicologia das Relações Humanas. São Paulo: Atlas, TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de língua materna – Gramática e texto: alguma diferença?. Uberlândia: Letras & Letras, 1997.


Carregar ppt "Elementos da comunicação Língua e Linguagem Gêneros textuais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google